A psicoterapia pode ser individual para tratar um problema de casal?

Feita por >Dirce Farias · 26 jan 2015 Terapia de casal

Meu marido é muito resistente e não acho que ele concordaria em fazer a terapia de casal.

A melhor resposta 28 JAN 2015

A Terapia de Casal é um excelente tratamento para o aprendizado de novos modelos mais assertivos de comportamento entre os casais, porém só funciona quando ambos estão realmente de acordo com o início do tratamento. Quando existe controvérsias sugiro que inicialmente cada um faça a terapia individualmente. É importante para o terapeuta conhecer a singularidade de cada um e sentir o momento ideal de intervir no casal.
Vejo como positiva a aceitação do marido e o desejo de submeter ao tratamento fortalecerá a relação.
A terapia de casal é favorável quando os dois se implicam no mesmo objetivo. Essa é a premissa. Descubram qual o objetivo e tracem uma trajetória com o auxílio de um facilitador mediador: o psicólogo! Sou Juliana Bordin especialista em Psicologia Clínica e Analista do Comportamento, professora e palestrante.

Psicóloga Juliana Bordin Psicólogo em Londrina

8 respostas

16 DEZ 2015

Quando o problema é entre o casal, seria essencial a terapia de casal, portanto quando o parceiro mantém a resistência, seria ideal pelo menos a parceira iniciar individualmente, podendo auxiliar na convivência do casal, principalmente quando a parceira que fizer a terapia esteja dialogando sobre a terapia com o parceiro.

Bárbara Alves de Paiva Psicólogo em Araguari

45 respostas

28 ABR 2015

De imediato uma terapia individual seria ideal. Se for de acordo do parceiro partimos para a terapia de casal. Algo forçado não tem resultado. Após a análise individual seria verificado a possibilidade de uma terapia de casal.

Psicóloga Adriana Santos

Psicóloga Adriana Santos Psicólogo em Osasco

2 respostas

28 JAN 2015

Olá Dirce.

Sempre solicito que o "casal" se apresente na primeira sessão da terapia, depois dependendo da situação podem fazer sessões individuais. No seu caso, quando um dos parceiros é mais resistente, nada impede que você inicie a terapia individual e a partir de mudanças no seu comportamento possa fazer com que seu cônjuge tenha interesse de participar.

27 JAN 2015

"Um problema de casal", como você coloca, envolve duas pessoas. Neste caso, primeiramente será feito psicoterapia individual com a pessoa interessada, se necessário, será feito com o parceiro(a), somente depois da avaliação dos dados observados, será constatado se há necessidade de terapia do casal.

Waldir de Oliveira Psicólogo em Santo André

73 respostas

27 JAN 2015

Olá, Dirce.

É importante que compreendamos que toda terapia trabalha uma pessoa em relação com o mundo (pessoas), ainda que seja feita de forma individual. Nesse sentido, não existe uma terapia do "eu plenamente sozinho".

O que ocorre é que uma terapia de casal irá possibilitar uma reflexão conjunta das partes envolvidas frente a determinadas questões, o que não ocorreria se tal acompanhamento fosse feito de maneira individual.

No entanto, caso você esteja com problemas relacionais em seu casamento, e seu marido, no momento, resiste a uma vivência terapêutica, é uma possibilidade, também, a adesão sua a um processo terapêutico clínico e individual, o que poderá ser muito bom a sua saúde. Nesse caso, ainda não sendo um trabalho de terapia de casal, você poderá ter, nas sessões, um espaço de reflexão sobre sua relação com as pessoas, incluindo seu marido.

Att,
Diego Mendonça.

Diego do Nascimento Mendonça Psicólogo em Curitiba

14 respostas

27 JAN 2015

Olá Dirce.

No primeiro atendimento solicito que o "casal "venha para a primeira sessão de terapia.
Depois dependendo da necessidade posso fazer sessões individuais. No seu caso, quando um dos cônjuges é resistente, nada impede que você inicie a terapia individual e no decorrer do tratamento com mudanças em seu comportamento seu marido possa também ter o interesse de participar.

Edna Sandra Rocha Psicóloga Psicólogo em Bombinhas

29 respostas

27 JAN 2015

Ola terapia pode ser sim TB individual p/ casal,Existe casal que deve ser atendido muitas vezes individual quando o conflito entre eles é grande,depois atende los juntos.Em casos onde um dos parceiro não deseja fazer terapia,outro pode fazer terapia individual pois poderá influenciar o relacionamento no momento que um dos parceiros apresentar mudanças com a terapia.

Psicóloga Jorgete Onohara Psicólogo em Joinville

32 respostas

27 JAN 2015

Olá, Dirce!
A psicoterapia de casal e a individual diferem. Na psicoterapia de casal ambos os envolvidos tem a oportunidade de colocar o que pensam e sentem sobre a relação, dentro de um ambiente protegido (o setting terapêutico) e terão como mediador um profissional da psicologia.
Na psicoterapia individual você levará as suas angústias refentes ao casamento; a psicoterapia será sua. Será um momento no qual você irá se conhecer melhor, e se conhecendo melhor, poderá ser capaz de avaliar os problemas do casal.
Pode auxiliar no casamento, sim.
Entretanto não se pode cobrar do parceiro que não está em terapia que perceba as mesmas coisas.
De qualquer modo, se você sente a necessidade de uma ajuda, procure uma psicóloga. A sua demanda já existe!

Abraços

Lilian Fernanda Gomes Psicólogo em Ribeirão Pires

4 respostas

26 JAN 2015

Dirce, muitas vezes é necessário um trabalho de psicoterapia individual para que uma terapia de casal funcione. Na terapia individual você trabalhará as suas questões, dentre elas, suas questões em relação ao seu casamento, o que pode te ajudar e muito e ter um reflexo positivo na relação do casal, mas isso não pode ser considerado uma terapia de casal.

Andrea Dias Psicoterapia e Coaching Psicólogo em São Paulo