A minha família tem que ter conhecimento sobre o meu diagnóstico?

Feita por >Leticia · 1 jun 2016 Bulimia

Tenho 20 anos, mas ainda moro com a minha mãe. Penso em ir ao psicólogo, queria saber, caso eu recebesse um diagnóstico (suspeita de transtorno alimentar), se minha mãe seria informada sobre isso. Não quero que ela saiba, embora pense em me tratar.

A melhor resposta 1 JUN 2016

Ola Leticia!
Existe um código de ética para o sigilo das sessões, podendo ser quebrado em raras exceções, porém, se você desconfia que sofre de algum transtorno alimentar não deixe de buscar ajuda o quanto antes.
Não precisa ter vergonha de sofrer de transtorno alimentar, é uma doença e exige tratamento. Muitas vezes o apoio da família é fundamental no tratamento e você pode se surpreender positivamente ao falar deste problema com algum familiar de sua confiança.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

1 JUN 2016

Olá Letícia!
Procure ajuda terapêutica e o que será dito entre você e o profissional de psicologia, ficará entre vocês dois. Se houver risco a sua vida é necessário que um familiar seja avisado... mas como você está consciente do seu problema e quer se tratar, este é o primeiro passo. Depois, creio que pedir ajuda em tempos que nos sentimos fragilizadas é importante. Não precisa ser necessariamente da sua mãe, mas de alguém de sua confiança. Você poderá trabalhar isso com seu terapeuta.
Abraços

Anna de Lima Estanislau Psicólogo em Florianópolis

46 respostas

1 JUN 2016

Olá Letícia,

Você pode procurar uma psicóloga ou psicólogo por conta própria, o sigilo profissional não permite que ela ou ele relate nenhum conteúdo das sessões para ninguém, incluindo sua mãe.
Junto com a profissional, você pode discutir sobre seu receio em relação a sua mãe, e encontrar o melhor caminho.
Boa sorte e um abraço!

Micaela Libório Psicólogo em Salvador

5 respostas

1 JUN 2016

Olá Letícia!
Bem, se você buscar uma ajuda com um psicólogo e conversar com ele sobre o sua difilculdade, que pelo que relatou é o transtorno alimentar, penso que o profissional não contaria para a sua mãe, até por uma questão de ética. Ele vai te ajudar a buscar uma saída para a sua dificuldade, acredito que faria muito bem para você.
Peça uma indicação, procure um profissional, converse com ele sobre o seu receio da sua mãe ficar sabendo que ele vai saber te orientar. Ele estará lá para te ajudar não para te criticar ou te dedurar para a sua família.
Se for um quadro muito grave, onde sua mãe tenha que te ajudar, ficar sabendo, o psicólogo saberá fazer isso de uma maneira muito calma e tranquila, sem gerar problemas para você. Pode confiar.
Acredito que o mais importante já aconteceu, você tomar consciência de que está precisando de ajuda! Então busque esta ajuda, você verá o quanto te fará bem.

Alessandra D. Ricci Manganaro Psicólogo em Ribeirão Preto