A depressão pode evoluir?

Feita por >Anoonimato · 6 mai 2020 Depressão

Queria saber se a depressao pode evoluir para menor pra maior por exemplo?

A melhor resposta 7 MAI 2020

Olá! grato por participar. Sim, a depressão pode evoluir, no entanto, é preciso que cada caso específico passe pelo estudo profundo dessa única da personalidade, da rotina, da configuração familiar, dos hábitos da pessoa. Pode ser que a cabeça esteja fixada no conceito de "depressão" e a pessoa inteira ficar desconsiderada, pelo destaque dado à hipotética "depressão". Procure um psicólogo, para passar por uma avaliação técnico-científica. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!). Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8664 respostas

16 MAI 2020

Bom dia!
Sim! A depressão pode apresentar melhoras ou agravamento podendo transitar entre quadros considerados leve, moderado e grave.

Fico a disposição.

Abraços,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

8 MAI 2020

Sim... depressão pode levar à morte.

5830 respostas

8 MAI 2020

Oi Aniinimato, tudo bem?
Sim, a depressão pode agravar e regredir.
É preciso conhecer o quadro, para saber se a mesma está se agravando, estabilizada ou regredindo.
É importante que o ser em questão (o depressivo) conheça sua sintomatização e busque ajuda profissional. Pois assim, ele saberá em que grau está e se realmente faz parte do publico dessa patologia.

Hildayane Carla Psicólogo em Natal

3 respostas

7 MAI 2020

Olá Anoonimato, tudo bem?

Tanto ela pode evoluir quanto regredir também
Porém, há pessoas que podem sofrer com um mínimo grau de depressão. Então é sempre bom ficar atento com os sintomas como: falta de prazer, desânimo sem motivo, sono em excesso, insônia, falta de fome, excesso de fome. É importante reparar em tais sintomas para que a perceber se a depressão está evoluindo.
É se por acaso a pessoa não estiver sabendo lidar com o problema o ideal será ela procurar ajuda profissional de um psicológo

Abraços
Murilo Vital

Murilo Vital Psicólogo Psicólogo em Limeira

139 respostas

7 MAI 2020

Olá , sim. Ela pode ser leve, moderada e grave. Através doa sintomas podemos avaliar o grau, pode iniciar leve e caso não tenha tratado vir a piorar, o contrário também acontece da melhora quando se procura ajuda psicológica, mudança de comportamentos...procure um profissional.
Faço atendimento on-line

Maria Antônia Ferreira Costa Pinto Psicólogo em Palmas

6 respostas

7 MAI 2020

Olá, sim. Existem graus do transtorno depressivo que variam entre leve, moderado e grave. A gravidade está baseada no número de sintomas, em sua gravidade e no grau de incapacitação funcional.

Leve: São poucos os sintomas presentes além daqueles necessários para fazer o diagnóstico, a intensidade dos sintomas causa sofrimento, mas estes resultam em pouco prejuízo no funcionamento social ou profissional.

Moderada: O número de sintomas, sua intensidade e/ou o prejuízo funcional estão entre aqueles especificados para “leve” e “grave”.

Grave: O número de sintomas está acima do que é necessário para fazer o diagnóstico, sua intensidade causa grave sofrimento, e os sintomas interferem bastante no funcionamento social e profissional.

Com medicação prescrita por um médico psiquiatra e psicoterapia realizada com um psicólogo é possível diminuir o grau de sofrimento.

Abraços

Maria Carolina B. Rodrigues Psicólogo em Marília