Volto com meu ex ou sigo em frente?

Feita por >Flor · 14 jun 2023 Abordagem psicológica

É meu primeiro relacionamento de verdade, 2 anos de muitas experiências, muitos momentos bons e ruins, planos e companheirismo.
Para ele é o único que deu certo após várias tentativas, a pessoa que ele amou de verdade e que seria a pessoa perfeita para ele.
Porém, sempre existiu uma nuvem sobre mim, a qual eu me via com um cara completamente oposto a mim, de personalidade e objetivos na vida diferentes. Isso me incomodava ao mesmo tempo que ele se esforçava muito para me fazer feliz. O que machucou ele também ao tentar ser suficiente para mim.
Meses antes de terminarmos, senti que estávamos nos afastando, com a correria do dia a dia, já não tínhamos muito tempo para nós ver, só brigávamos pelos mesmos motivos, nossas diferenças se tornaram grandes conflitos.
Eu tinha a vontade de ser solteira, pois tenho apenas 18 anos, e queria conhecer outras pessoas, me relacionar com pessoas diferentes.

Assim, terminamos e no começo estava tudo bem para ele, enquanto eu sofria demais. Aí conheci outro cara que é do jeitinho que eu queria, o que me deixou melhor.
Porém agora estou sofrendo novamente porque sinto muita saudade do meu ex e ele também, ambos não conseguimos ficar longe um do outro. Ele quer voltar, mas estou na dúvida se me entrego a esse sentimento, a dor e a falta dele. Ou se o esqueço de vez e aposto nesse novo relacionamento.

A melhor resposta 16 JUN 2023

Olá Flor. A primeira coisa que você tem que perceber é que ainda é muito imatura, está no começo da vida adulta, tem bastante coisa para viver ainda. Porque estou falando isso? Você relatou que terminou uma relação porque começou a se distanciar do seu ex namorado, que havia brigas por conta da diferença de pensamentos e interesses. Esses conflitos tendem a acontecer quando as pessoas tem expectativas muito diferente num relacionamento. No fim do seu relato você pensa em voltar para o ex, aí que vem a pergunta: o que você acha que seria diferente? Será que o mesmo padrão não voltaria? Para ser diferente tanto você quanto ele precisam estar diferentes, do contrário é possível cair nos mesmos conflitos de antes. E se você encontrou um rapaz parecido com você e que você sente que atende suas necessidades afetivas, o que falta? Você precisa ter mais consciência dos seus sentimentos e necessidades num relacionamento, pois isso vai ser importante para você fazer escolhas mais adaptativas. É preciso ter cuidado ao tomar decisões só baseadas em sentimentos, porque as emoções podem dificultar que vejamos outros elementos importantes. Pense nisso.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

16 JUN 2023

Oi Flor.
Sim, voce tem apenas 18 anos, está iniciando a tua vida pessoal, ainda teve estar lutando para combater a dependência financeira, além da dependência emocional, as carências... os conflitos, os traumas...
Por serem duas pessoas diferentes não é o problema; é até melhor porque mais pode crescer. Diferentes voces já naturalmente são, por voce ser feminina e ele masculino.
Há a realidade Ele: ele precisa se realizar, tem seu objetivo de vida.
Há a realidade Você: Voce precisa se realizar, tem o teu objetivo de vida para alcançar.
Há a realidade Vocês Dois Juntos: como voces vão fazer para realizar a si mesma e ao mesmo tempo conviver juntos.
Tudo é possível, a vida deu a liberdade e o poder de escolha; a cada momento pode mudar, se os resultados não estiverem agradáveis. Voce se torna o que escolhe e cada escolha gera seus resultados, suas consequências.
Voce pode escolher a vida que voce quer e escolhendo, está se tornando...
Vá, pelo menos, ao encontro de ser Dona da sua vida.
Abraços

5912 respostas

15 JUN 2023

Olá Flor! Obrigado por escrever. Pelo jeito de escrever e pelo conteúdo apresentado, vocês precisam é amadurecer, precisam, cada qual, antes de querer namorar com outra pessoa, namorar consigo mesmos. Para namorar consigo mesma, aos dezoito anos, é preciso construir turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, que vivencie esporte coletivo de contato, que experimente estudos sérios e consistentes, que viva trabalho ou preparação para o trabalho de forma robusta, que tenha grupo de teatro, estudos, artes, cultura, serviços, dentre outros grupos. Os namoros, antes dos vinte e cinco anos, em sociedade complexa como a nossa, devem ser mais para se conhecer mais de perto, para amadurecer, não para implicar avanços. Nesse idade as prioridades devem estar focadas nas buscas acima citadas.
Amadureçam!
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8757 respostas

15 JUN 2023

Olá, bom dia!
Vejo que você está enfrentando uma situação difícil, lidando com sentimentos conflitantes em relação ao seu ex-namorado e ao novo relacionamento que surgiu em sua vida. É normal sentir saudades de um relacionamento anterior, especialmente quando houve uma conexão profunda e momentos significativos juntos.

No entanto, é importante refletir sobre seus desejos e necessidades pessoais. Você mencionou que antes do término, sentiu-se incomodada com as diferenças entre vocês e que tinha o desejo de ser solteira para conhecer outras pessoas. Esses sentimentos não devem ser ignorados, pois representam suas aspirações e vontades individuais.

Agora que conheceu alguém que parece se adequar mais às suas expectativas e desejos, é natural que você se sinta atraída por essa nova possibilidade. No entanto, é crucial avaliar se essa atração é baseada em uma busca genuína por uma conexão mais compatível ou se é apenas uma forma de preencher o vazio deixado pelo término anterior.

A melhor abordagem seria dar tempo a si mesma para refletir sobre o que realmente quer e precisa em um relacionamento. Considere as diferenças entre seu ex-namorado e o novo parceiro, bem como os aspectos positivos e negativos de ambos. Pergunte-se se você está disposta a abrir mão da oportunidade de experimentar outras relações para reconstruir algo com seu ex.

Lembre-se de que a decisão final é sua e deve ser baseada no que é melhor para você e para sua felicidade a longo prazo. Leve em consideração seus desejos, ambições e valores pessoais ao tomar sua decisão. Se necessário, busque o apoio de amigos próximos ou até mesmo de um profissional, como um psicólogo, para ajudá-la nesse processo de reflexão e tomada de decisão.

Um braço!

Suelen Libardi Psicólogo em São Paulo

1 resposta