Vício em sexo e pornografia.

Feita por >Carlos A · 30 mai 2024 Terapia sexual

Amo minha família com todas minhas forças: filho, filha e esposa. Entretanto, sou viciado em sexo e pornografia, tenho fortes crises de ansiedade, já tentei deixar essas prática diversas vezes e não consigo. Sempre que me entrego a isso me sinto horrível, tenho nojo de mim e mal consigo chegar perto dos meus filhos e esposa. Já pensei em me separar e sumir por um tempo.

A melhor resposta 1 JUN 2024

Carlos
Não é se separando dos filhos e da esposa que vai resolver o teu conflito.
É você se liberatar das energias que te ligam à pornografia.
Sexo é vida, vida é sexo... a sexualidade é a nossa maior fonte de prazer, de alegria que nos tona a nossa vida leve e harmoniosa.
Mas precisa se livrar dos comandos que não te mertmitem ser dono de ti mesmo, voce está sendo escravo de comandos internos que te levam a usar a pornografia para ter um prazer imediato, fabricado pelo sistema que te leva à frustração.
Faça Psicoterapia
Abraços

6179 respostas

31 MAI 2024

Bom dia Carlos! Obrigado por escrever. Tenha precaução, calma. Certamente que você consegue, conseguirá. Basta ser persistente, determinado, vivenciar disciplina de ocupação do tempo e dos contextos, com atividades que te harmonizem contigo mesmo e com teus próximos.
Posso te assegurar que não é tão difícil assim, como você está desenhando! Havendo mente aberta, persistência, disciplina e regularidade, com algum tempo, você se distanciará disso e ocupará teu cotidiano, com coisas que terás orgulho por contar para as pessoas mais queridas, como teus filhos, esposa, mãe, pai.
Vamos persistir, persistir muito: você já sabe o que tem que deixar de fazer. Agora será tarefa construir o que deverá ( de bom, ético e saudável), entrar no lugar.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9110 respostas

31 MAI 2024

Primeiramente, é importante reconhecer que você está buscando ajuda e isso já é um passo significativo no processo de superação. O vício em sexo e pornografia pode ser uma condição complexa, mas é possível encontrar maneiras de lidar com isso e recuperar o controle da sua vida.
Entendo que as crises de ansiedade e os sentimentos de culpa e nojo que você descreve são extremamente angustiantes. É fundamental lembrar que você não está sozinho nessa situação e que existem profissionais capacitados para te auxiliar.
Uma abordagem terapêutica que pode ser benéfica para você é a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). A TCC pode ajudar a identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento que estão contribuindo para o vício em sexo e pornografia, além de oferecer estratégias para lidar com a ansiedade e os sentimentos de culpa.
Além disso, é importante explorar as possíveis causas subjacentes do seu comportamento, que podem incluir questões emocionais não resolvidas, traumas passados ​​ou dificuldades de relacionamento. Um ambiente terapêutico seguro e confidencial pode proporcionar o espaço necessário para explorar esses aspectos.
Lembre-se também de que a recuperação não acontece da noite para o dia e que é normal enfrentar recaídas ao longo do caminho. O importante é continuar buscando apoio e se comprometer com o processo de mudança.
Não há vergonha em buscar ajuda profissional para lidar com questões de saúde mental.
Estou a disposição para te ajudar nesse processo,

Atenciosamente,
Psicóloga Talita Bressiani Jugni.
Neuropsicóloga | Especialista em Saúde Mental | ABA para autismo e deficiência Intelectual | Terapia Cognitivo-Comportamental.

Talita Bressiani Jugni Psicólogo em Itapira

10 respostas

31 MAI 2024

Carlos, entendo o quanto essa situação está sendo difícil para você, e quero que saiba que buscar ajuda é um passo muito importante. O que você está enfrentando é um problema complexo, mas é possível trabalhar nele e encontrar caminhos para lidar com suas dificuldades. Vamos falar sobre como a terapia pode te ajudar sob a lente das abordagens em que trabalho.

Na Gestalt-terapia, o foco será no seu aqui e agora, nas experiências e sentimentos que você está vivendo no momento. Trabalhar com suas emoções em tempo real pode ajudar a compreender melhor os gatilhos que levam ao comportamento compulsivo. Juntos, vamos explorar esses sentimentos de ansiedade e vergonha, entendendo como eles se manifestam no seu corpo e mente. Essa abordagem visa aumentar sua consciência e responsabilidade por seus atos, promovendo um autoconhecimento que pode ser transformador.

Através de técnicas desta abordagem, poderemos explorar as polaridades dentro de você, como o desejo pelo comportamento compulsivo versus o amor e responsabilidade que sente pela sua família. Isso ajudará a integrar essas partes de você, permitindo um entendimento mais profundo das suas motivações e ações.

A psicoterapia breve e focal é uma abordagem estruturada e voltada para resultados rápidos, o que pode ser muito útil para aliviar suas crises de ansiedade e trabalhar diretamente na redução do comportamento compulsivo. Juntos, vamos identificar os principais fatores que desencadeiam sua compulsão por sexo e pornografia, e desenvolver estratégias práticas para lidar com esses gatilhos de maneira mais saudável.

Nesta abordagem, trabalharemos em metas claras e específicas, como aprender técnicas de relaxamento para lidar com a ansiedade, desenvolver hábitos mais saudáveis e criar um plano de ação para situações de alto risco. A ideia é que você tenha ferramentas concretas para usar no seu dia a dia, reduzindo gradualmente a necessidade de recorrer aos comportamentos compulsivos.
É importante também considerar o papel da sua família nesse processo. Em algum momento, pode ser benéfico incluir sua esposa no tratamento, para que ela entenda melhor o que você está enfrentando e como pode apoiar seu processo de recuperação. A comunicação aberta e honesta é fundamental para reconstruir a confiança e fortalecer os laços familiares.

Carlos, você já deu um passo importante ao buscar ajuda. O caminho para a recuperação pode ser desafiador, mas com o suporte adequado e seu compromisso com o tratamento, é possível superar essa compulsão e encontrar uma forma de viver mais harmoniosa e equilibrada. Estou aqui para caminhar ao seu lado nessa jornada, oferecendo o suporte e as ferramentas necessárias para que você possa reconquistar sua vida e seu bem-estar.

Vamos marcar um horário para começarmos a trabalhar nisso juntos?

Com afeto,
Tayhana Queiroz

Tayhana Queiroz Psicólogo em Fortaleza