Vejo falta de vontade dele para as coisas acontecerem

Feita por >Fran · 27 abr 2023 Terapia de casal

Estamos juntos há 10 anos, tá com 3 anos que ele comprou uma casa para nos mudarmos e viver juntos. Nesses 2 anos terminamos e voltamos várias vezes. Mas a última vez que foi em 09/2021 foi ele quem terminou e passamos 9 meses separados (1 vez que passamos tanto tempo). Ano passado em 04/2022 ele me procurou dizendo que queria voltar que tinha enxergado várias coisas e resolvi voltar. Sendo que uma das coisas que ele falou que mudariamos para a casa no mês seguinte, enquanto existir mês a gente se muda. Agora dia 30/04/2023 faz 1 ano que voltamos e a situação continua a mesma. Toda semana eu encho o saco dele com história de mudança a ele fala “Próximo semana, próximo mês”. Ele já comprou os móveis e só falta montar, mas o principal que somos nós dois não nos mudamos. Agora veio botar culpa no salário dele pq ele trabalha por comissão e veio dizer que próximo mês o salário vai ser baixo. Gente, tem pessoas que vivem com 1 salário mínimo. Quem quer da um jeito. Eu falei pra ele que por questão de respeito e dignidade comigo mesmo o correto é terminar mas eu estou indecisa se termino ou não. Moro com meu irmão e cunhada em um apt e eles estão esperando o 1 filho que já nasce agora no mês de Maio, e eu esperando o cara tomar uma atitude. Tô triste, decepcionada, sem saber qual rumo ir.

A melhor resposta 28 ABR 2023

Olá Fran! Obrigado por escrever. É sempre prudente estudar cada história, cada personalidade, motivação, potencialidades, de forma detalhada e particular. Casar-se ou morar juntos, com dúvida, não é um bom começo. Também terminar e voltar várias vezes, não é algo estável. Terminar e ficar nove meses separados, envolve um processo de não separação, ao mesmo tempo que um processo de distanciamento indefinido muito alongado. O que quero dizer é que separação para valer, precisa durar pelo menos três anos, sem que nesses três anos, predomine a expectativa de volta; relacionamento com vários términos e voltas, não é relacionamento pleno.
Embora envolvam dez anos, o relacionamento de vocês, pelo descrito, nunca se consolidou, assim, como você não construiu convicção.
Será preciso ponderar em outros patamares de reflexão. Morar juntos para ficar se separando e voltando não é uma boa perspectiva. Cuidado.
Estarei a disposição para aprofundamentos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8654 respostas

2 MAI 2023

Olá, Fran!
A situação que você está enfrentando parece estar gerando um grande sofrimento em sua vida e você está se sentindo indecisa sobre o que fazer. Pelo que você descreveu, parece que há um padrão de comportamento em seu relacionamento que está se repetindo ao longo dos anos, com muitas idas e vindas, promessas não cumpridas e sentimentos de incerteza em relação ao futuro. Isso pode estar gerando uma grande ansiedade em você, bem como sentimentos de tristeza e decepção.
Como psicólogo psicanalista, eu gostaria de sugerir que você considere buscar ajuda profissional. Um psicólogo poderá te ajudar a explorar seus sentimentos e emoções em relação ao seu relacionamento e isso te ajudará a tomar uma decisão mais clara sobre o que fazer a seguir. Além disso, a psicoterapia poderá te ajudar a desenvolver habilidades de comunicação mais eficazes, estabelecer limites saudáveis em seus relacionamentos e a entender melhor as suas próprias necessidades e desejos.
Também é importante lembrar que, quando estamos enfrentando uma situação difícil como essa, é comum se sentir perdido ou sem rumo. Não se culpe por se sentir assim, mas saiba que é possível encontrar um caminho para a frente. Busque ajuda, converse com amigos e familiares em quem confia, e tente se concentrar em suas próprias necessidades e desejos. Com o tempo, você poderá encontrar a clareza e a confiança para tomar as decisões que são melhores para você.
Estou à disposição.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

2 MAI 2023

Olá Fran, espero que esteja tudo bem com você.

Você deve tomar o rumo de sua vida, de seu desenvolvimento, de seu crescimento pessoal, de seu cuidado com a sua saúde, física, mental e emocional, ou seja, ao invés de ficar apenas esperando essa mudança acontecer, você pode, e deve, dar continuidade a sua vida, com suas escolhas pessoais, para que você possa avançar e se desenvolver em relação aquilo que você deseja para si própria. Entenda que, com isso, não estou afirmando que você deve se separar de seu companheiro, nem nada do tipo. Mas que você pode começar a olhar para sua vida, independente dessa espera, e se emancipar em direção aos seus sonhos e objetivos também. Quando chegar o momento, a mudança vai acontecer, e quando acontecer, se você tiver adotado essa postura, você já vai ter avançado em sua vida, adiantado seu crescimento pessoal, e isso é algo apenas seu, que deve te trazer também um sentimento de realização pessoal, muito importante em nossas vidas. Sobre a mudança, busque dialogar assertivamente com seu seu companheiro sobre essa questão, entendendo realmente os pontos dele sobre isso. Busque também colocar seus pontos, e adotar uma postura proativa para auxiliar no que for possível para que isso se concretize. Agindo assim, você vai estar oferecendo sua parte para ajudar a realizar a mudança que você deseja. Após isso, é hora de cuidar de seu caminho, de sua vida e de seu desenvolvimento pessoal. Existe ainda toda uma vida sua pela frente, e vários setores que precisam também de sua atenção e de seu comprometimento para avançar. Você não deve se esquecer deles. Se sentir necessidade de explorar mais essa questão, um Psicólogo pode oferecer um espaço de escuta profissional para te ajudar a ampliar suas reflexões sobre esse tema, e sobre outros mais que possam surgir, contribuindo assim para seu desenvolvimento pessoal.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

28 ABR 2023

Tomar uma decisão é sobretudo acalmar esse estado de inquietude. A dúvida é importante porque nos possibilita agir para que ela seja eliminada, é a força que nos permite sair daquele estado e buscar algo melhor. Contudo, quando exacerbado, esse sentimento nos paralisa e impede que tomemos as melhores decisões.
Tenho algumas sugestões:
Separe um período do seu dia ou da sua semana para pensar sobre isso
Pode parecer um pouco estranho, mas boas decisões implicam avaliar conscientemente as implicações e possibilidades que elas envolvem. Nesse momento, é necessário que você perceba o problema por vários ângulos e identifique suas possibilidades.
Após fazer isso escreva os pós e contras de sua decisão.
Saber quem você é, seus valores, suas prioridades, seus desejos e vontades podem ajudar a tomar uma decisão difícil. Isso porque quando se está na frente de uma escolha você consegue reconhecer se a oportunidade vai de encontro com o que você acredita ou naquilo que você mais deseja.
Se depois de fazer isso você ainda se sentir insegura de tomar a decisão, busque um psicólogo ele te ajudará nesse momento.
Coloco-me a sua disposição

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

28 ABR 2023

Olá, Fran.
É exatamente em esperar que ele tome atitude que precisa mudar, pois é você quem precisa tomar atitude.
O que você quer fazer: ir morar com ele ou terminar? Decida isso e coloque em prática, não espere que ele decida, decide você.
Você não comentou se trabalha, mas seria importante que tivesse renda para que possa tomar suas decisões nesta relação e na sua vida.
Ou seja não espere a decisão de terceiros para viver sua vida, busque sua independência, suas decisões e assim terá um companheiro te acompanhando ou deixando você de vez. O que não dá é para você continuar nesta indecisão esperando que outros decidam por você.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo