Ultimamente me sinto esgotada e estressadas com conversas

Feita por >gabifantin · 20 mar 2023 Abordagem psicológica

Olá, eu tenho essa dúvida por um tempo, vou dar um exemplo a seguir mas isso ocorre de diversas maneiras. Então vamos para o exemplo: eu tenho um objetivo e preciso de uma coisa específica para concluir esse objetivo, então eu pergunto para uma pessoa próxima onde está essa coisa. Após isso, ela me pergunta o porquê de eu precisar disso, eu falo e então ela me faz mais perguntas sobre isso que ao meu ver são desnecessárias e me interrompem. Eu fico estressada automaticamente e sinto um esgotamento por causa disso, eu não vejo necessidade de uma simples pergunta minha virar uma conversa desgastante. Além de me impedir de fazer o que eu queria, me deixa esgotada por umas boas horas até eu voltar ao normal.
Eu gostaria de saber se é normal isso acontecer, pois as vezes eu ouço as pessoas falando que eu sou rude ou estúpida depois de algumas perguntas, mas no meu ponto de vista eu só gosto de conversas mais direto ao ponto e não gosto de dar mais detalhes do que estou fazendo pois é desnecessário.

A melhor resposta 22 MAR 2023

Olá Gabi,
As pessoas são diferentes e entendem o mundo de maneira diversa.
Você se sente incomodada com esses comentários das pessoas? Pense os motivos que te fazem ficar estressada, para além das intromissões das outras pessoas..... somente as intromissões são motivos para o estresse?
Se for algo que realmente te incomoda, sugiro que busque terapia para melhor compreensão de se sentir assim.
Fico à disposição.

Maíra Priscinotti Sahão - psicóloga
CRP 08/35528

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

23 MAR 2023

Oi, entra em contato comigo, vamos entender sobre seus traços de caráter, te olhando e ouvindo, te digo teu funcionamento(dores inconscientes ) e também teus recursos, formas para desenvolver uma comunicação mais saudável, porque você pode ser mesmo mais objetiva, racional, mas outras pessoas não serão iguais, cada pessoa tem seus traços de personalidade, ou seja, sua forma de funcionar na vida: tem os racionais, os emotivos demais (que não tem mesmo objetividade, gostam de mil explicações), tem as pessoas controladoras, as quietinhas que têm receio de falar, as que não gostam de receber ordens, se acham perfeitas em tudo que fazem, enfim. Se quiser entender mais, estou à disposição. Conheça-se para não se tornar refém de quem nem sequer entende sobre traços de caráter. Você vai se surpreender e entender porque é assim.
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

21 MAR 2023

Oi Gabi Fantin
Voce está e não está correta!
Está correta quando só precisa de uma resposta e as pessoas ficam bisbilhotando e se colocando onde não são chamadas. Isto seria como invasão de privacidade, futricas... Isso irrita... mas voce se torna imperativa.
Não está correta quando não permite dialogar o seu ponto de vista; se torna inflexível, sem jogo de cintura.
Na vida, vence quem tiver a melhor diplomacia e flexibilidade, mantendo e defendendo a sua posição.
Para ser mais flexível, poder dialogar mais sobre, e estar com os pésfirmas do chão, faça psicoterapia.

Abraços

5817 respostas

21 MAR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então agende uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

21 MAR 2023

Olá Gabifantin! Obrigado por escrever. E normal acontecer o que você descreveu, quando as pessoas perguntam quando se sentem na obrigação de direcionar você para que não caia em perigos, é normal quando as pessoas apresentam curiosidade para entender a integração entre seus pensamentos, contextos e ações. A personalidade, a vinculação e a história sua contribuem para isso, a personalidade e o tipo de vínculo da outra pessoa com você também participam.
Quando se é sentido como emancipado e se tem amadurecida e confiável relação com as pessoas, ou relações de pouco envolvimento, esse tipo de situação ameniza.
Estarei a disposição para aprofundamentos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: seja cuidadoso. A maior parte dos políticos não são confiáveis, a imensa maioria dos líderes endinheirados das religiões, são desonestos, tendo o deus dinheiro e não a ajuda aos mais pobres como intenção. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8607 respostas

21 MAR 2023

Olá! Você já parou pra pensar no momento em que sente o que denomina como "estresse"? Às vezes, não estamos bem emocionalmente e a válvula de escape surge quando há possibilidade. Pense em suas emoções como uma "panela de pressão", nos momentos em que se sente estressada, você está deixando a "pressão diminuir" para que não "exploda".
O ideal é que você busque por Psicoterapia, presencial ou online, para que consiga se entender e se conhecer melhor e possa "esvaziar-se" do estresse e dos sentimentos que estão acumulados dentro de sua mente.
Caso se interesse, faça contato em minha página, mas não deixe de buscar por ajuda profissional. Com certeza, vai tornar sua vida mais leve!
E lembre-se: cuidar de você sempre vale a pena!

Anônimo-409747 Psicólogo em Montenegro