Tudo isso é certo ou errado? Isso é verdade?

Feita por >Luh · 19 jul 2024 Abordagem psicológica

Eu sou Luh, tenho 23 anos, moro na casa dos meus pais e com minha irmã mais nova, eu sou um estilo Rapunzel, não posso sair de dentro de casa pra nada sozinha, meu pai já fez várias coisas ruins comigo, como me ameaçou, usou a bíblia como forma de falar que minha vida estava nas mãos de Deus e que se Deus quisesse eu iria morrer, ele já me beijou como se eu fosse uma mulher qualquer e não a filha dele, ele tenta pegar nas minhas partes íntimas e eu não sei o que fazer... Minha mãe não sabe de nada disso e eu me sinto super culpada porque meu pai trai ela com outra mulher virtualmente, na verdade ele da cantadas em várias por aí....
Eu me sinto tão cansada, porque eu não posso ter nem rede social e nem whatsapp e não tenho chip no meu celular, porque ele tirou tudo isso de mim até meus amigos, eu não recebo ninguém mais na minha casa e ele não deixa eu namorar com ninguém....
Eu já não sei mais o que fazer....

A melhor resposta 22 JUL 2024

Luh
Voce já tem 23 anos de idade e a partir de agora, voce assume a responsabilidade por ti mesma, pelas tuas escolhas, decisões e resultados; pode trabalhar, ter o teu dinheiro; voce precisa ser pai e mãe de ti mesma.

Você está sofrendo abusos, vários, inclusive sexual, pode denunciar teu pai, precisa se defender, ele usa a bíblia para se aproveitar de ti, para fazer uso de ti, para te dominar, te ameaçar, te intimidar e te faz sentir culpada.

Precisa de ajuda... alguém da tua família que você confia?... para se afastar do pai.
Eu sei que se falar pra tua mãe, ela é capaz de te culpar ainda mais, possivelmente ela sabe do marido que tem, mas prefere ignorar.

Depois que conseguir se livrar dele e estiver trabalhando, faça Terapia para se restabelecer e curar teu emocional.
Tu vai conseguir, não se coloque fraca diante desta situação.
Abraços

6349 respostas

14 AGO 2024

Olá, Luh! Sinto muito por você estar vivenciando essa experiência tão dolorosa e difícil. Quero parabenizar você pela coragem de falar sobre isso, mesmo que seja por meio de um canal online. Reconhecer o que você está passando é um passo importante, e você não está sozinha.

O comportamento do seu pai é completamente inapropriado, abusivo e ilegal. O que você descreveu configura abuso físico, emocional e psicológico, e você não tem culpa nenhuma pelo que está acontecendo. É fundamental entender que você merece viver com segurança e dignidade, livre desse tipo de violência.

Como uma mulher de 23 anos, você é adulta e tem o direito de exercer sua liberdade e autonomia. O fato de você morar com seus pais não justifica ou permite que eles controlem ou limitem sua vida dessa forma, ainda mais quando há abuso envolvido.

É crucial que você busque apoio imediato. Uma das primeiras coisas que você pode fazer é conversar com alguém de confiança, como um amigo, familiar ou um profissional de saúde mental. Além disso, existem instituições que podem te oferecer proteção e orientação, como uma delegacia especializada em violência contra a mulher. Nessas delegacias, você pode denunciar o que está acontecendo e receber orientações sobre medidas protetivas, como uma ordem de restrição. Sou colaboradora de um projeto social chamado Missão Psic, que tem como objetivo ajudar mulheres em estado de sofrimento psíquico devido a traumas e em situação de vulnerabilidade social. Quero muito te ajudar, entre em contato comigo, e podemos explorar juntos como te oferecer suporte nesse momento tão delicado.

Lembre-se, você tem o direito de ser livre, segura e feliz. Há pessoas dispostas a te ajudar a conseguir isso, e você merece todo o apoio para superar essa situação. Não hesite em buscar ajuda e proteção. Sua vida e bem-estar são valiosos.

l Manoela Miranda l Psicólogo em Recife

4 respostas

1 AGO 2024

Olá, sinto muito que esteja passando por isso. Quero que saiba que você não é culpada pelas atitudes do seu “pai” (coloco pai entre aspas pra dizer que ele faz a função de pai). Você vive em uma situação de abuso sexual e você pode buscar ajuda do CREAS da sua cidade, porém gostaria de convida- la a fazer acompanhamento terapêutico para que você entenda a situação que está vivendo e obtenha orientação de como se defender e buscar ajuda. Até hoje, você não teve armas para se defender do seu “pai”, pelo menos você ainda não tem consciência, porque essas armas já existe para você se defender. Sem conhecer a sua história de vida, o seu ambiente familiar e as pessoas que você pode se apoiar, fica complicado dar uma orientação eficaz. O CREAS tem psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais a disposição. Você é jovem e pode assumir o controle da sua vida sem o seu “pai” e você não precisa fazer isso sozinha. Fico a disposição, abraços!

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

347 respostas

26 JUL 2024

Oi Luh, em primeiro lugar sinto muito por tudo que você está passando, não é uma situação fácil. Em segundo lugar não é você quem está errada, é o seu pai, ele está usando a bíblia e o nome de Deus para te manipular e está cometendo abuso e assédio contra você.
O melhor nesse momento é você procurar um ponto de apoio, alguém da sua confiança. Você não deve enfrentar tudo isso sozinha e se for necessário seria importante você falar com a sua mãe, talvez ela possa te ajudar ou te apoiar nesse momento tão difícil.

Cassia Oliveira Psicólogo em Campina Grande

10 respostas

25 JUL 2024

Bom dia Luh.
Pelo seu relato você está sofrendo abuso.
Você está tendo coragem de procurar ajuda.
Isto já é um passo importante para você se sentir segura e relatar também o que está acontecendo com pessoas da sua convivência, com isto ter apoio de uma rede. Ter uma rede de apoio.
Você é uma pessoa adulta e pode ter controle da sua vida. Estar num processo terapêutico vai te ajudar muito a se sentir forte e confiante para enfrentar toda esta situação.
Obrigada pela coragem de relatar e procurar ajuda.
Espero poder ajudar.

Elisabete Ferreira Gomes Pereira Psicóloga Psicólogo em Guarulhos

130 respostas

23 JUL 2024

Lu, primeiro lugar parabéns por ter tido a coragem de procurar esclarecimentos para algo que lhe incomoda e faz sofrer. Parabéns
Depois obrigada por partilhar sua experiência e ter a possibilidade de lhe apontar caminhos de saída desta situação.
O que vens sofrendo por parte de seu pai é Errado, erro dele e você Não Tem Culpa de nada. Estás sendo vitima uma pessoa, que sei o quanto é importante para você por ser seu pai, mas ele está praticando com você, inclusive sexual.
Você é uma jovem adulta e pode começar a tomar sua vida na mão para que possa livrar-se dessa situação. Compreendo que sozinha não será fácil, em especial devido a forma que ele cerceia a sua liberdade até de comunicação com outras pessoas e com o mundo.
Um ponto importante é que o Deus cristão não castiga, ele liberta e é amoroso e misericordioso com seus filhos. Então não acredite nisso que seu pai lhe diz. A morte faz parte da vida de todos nós, e não é um castigo divino, em especial quando não se fez nada de errado e é vitima.
Busque ajuda, tente alertar sua mãe sobre como está se sentindo, se tiver irmãos converse com eles, tente acessar pessoas pelo e-mail se não puder por outras vias.
A ajuda profissional é vital para saíres dessa situação. Torço para sai dessa situação que caracteriza-se como carcere privado e abusos psicológicos e sexuais.
Estou a sua disposição, se desejares.
Janete Valois - CRP 22/221

Janete Valois Psicólogo em São Luís

10 respostas

23 JUL 2024

Oi Luh! Sinto muito pelo seu relato e pela violências que você vem sofrendo! No momento o principal é tentar levantar sua rede de apoio, com quem você pode contar? Talvez irmã, algum parente ou amigo? Para os próximos passos, sugiro procurar os dispositivos de sua cidade, para acolhimento ou denúncia, frente a situação de abuso!
O acompanhamento psicológico também será fundamental, imagino que seja difícil pensar e conseguir sair desse contexto, por isso é importante não estar só!

Monica Damasceno Psicólogo em Parnaíba

7 respostas

22 JUL 2024

Olá Luh, li o seu relato e gostaria que soubesse que você não precisa passar por esta situação sozinha. É importante você saber que pode contar com ajuda profissional de uma psicóloga (o) para se libertar dessa situação.

Você é uma jovem adulta e portanto, agora pode cuidar de si mesma e se tirar desta situação, que vem passando por uma série de abusos. Não é preciso aceitar tudo o que nossos pais nos impõe, sobretudo quando estes possuem posturas abusivas. De qualquer modo, você precisa se fortalecer para conseguir enfrentar essa situação, conquistar sua independência, trabalhar e ter condições de se manter fora da casa de seus pais.

É importante encontrar pessoas e profissionais com quem pode contar nesse processo. É fundamental termos em nosso caminho pessoas com as quais podemos contar.

Desejo que consiga sair dessa situação e se dar uma boa vida!

Jenyffer Carvalho Gomes Psicólogo em Londrina

3 respostas

22 JUL 2024

Nossa, sinta-se acolhida aqui. Pesado tudo isso, né? Você já tem idade para buscar as coisas por si mesma, esse modo de vida aí e essas relações são completamente doentias. E ainda usa o nome de Deus, triste isso, é ignorância porque não sabe das coisas de Deus e fala essas barbaridades, parece que pelo que você fala aí, ele próprio se coloca na posição de um deus. Você precisa sair disso, perdoar seu pai e ter sua vida. Ele não só trai sua mãe virtualmente como colocou você também como uma das mulheres dele, né? Isso tudo aí que você relata é patológico mas ele talvez não sabe, você está ficando ciente, está exausta, enojada e presa nessa teia doentia. Agenda uma consulta, vem falar mais disso, vem buscar apoio mais eficaz pra você se libertar, pois sozinha não terá forças não. Estamos aqui pra isso mas você primeiro precisa decidir mudar e dar o primeiro passo que é vir para uma consulta, uma avaliação e entender o que são dinâmicas saudáveis pois o doentio você já vivencia todo dia. Te aguardo.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

500 respostas

22 JUL 2024

Olá Luh, como está hoje? Espero que esteja bem.

Meu nome é Maikon, sou Psicólogo Clínico e estarei a disposição a te ajudar.

Antes de falar sobre o assunto, temos quê fazer uma avaliação.

E pelo o quê conta, a um caso de repressão do pai que está ocasionado uma fobia social.

Em primeiro lugar, perdoa o seu pai e sua mãe para não trazer magoas, rancor, ódio, ou seja, sentimentos ruins que podem gerar doenças psicossomáticas.

Segundo, procure uma rede de apoio na sua cidade ou um psicólogo para ajudá-la sair deste momento ruim e fazer um avaliação para ter um diagnóstico preciso no seu tratatamento.

Observação, existe uma série de fatores que pode qualificar como abuso sexual sofrido pelos seu pai e negligência por parte de sua mãe.

Não deixe esses problemas tomar conta de você. Procure ajuda hoje mesmo.

Maikon Duarte Santos Psicólogo em Vitória da Conquista

2 respostas

22 JUL 2024

Olá Luh, sinto muito pela sua situação atual. O que você relata é muito grave, especialmente pelo assédio sexual. Minha sugestão é você ir na delegacia da mulher, existem abrigos para mulheres, que podem te auxiliar inicialmente. Até porque não sabemos como sua mae vai reagir sabendo de tudo. Busque fazer sua vida, independência financeira para ter sua liberdade. Buscar ajuda na delegacia seria um passo inicial. Cordialmente,

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

190 respostas

21 JUL 2024

Olá Luh,
Boa Tarde,
Pelo seu relato, vc está sofrendo de abusos por parte do seu pai e vc não deve se sentir culpada. Tente não se submeter aos abusos físicos e psicológicos. Busque por ajuda o quanto antes. O mais apropriado é que vc procure por rede de apoio e a instituição mais adequada é o CREAS de sua cidade. Essa instituição é pública e especializada para o acompanhamento de familiares que são vitimas de violência.

Angela Dias Campanha Psicólogo em São José do Rio Pardo

48 respostas

21 JUL 2024

Oi Luh, pelo leio você tem vivenciado momentos difíceis e com muitos enfrentamentos, sinto muito por isso, buscar uma rede de apoio (pessoas que você confie e possa contar) vai ajudar um pouco no processo para lidar com isso que você tem vivido, enfrentar nossos medos envolve uma busca as bases e apoios para as lutas que nos cercam, você é muito corajosa já por conseguir trazer seu relato aqui e isso trás evidência que você é capaz de dar o primeiro passo nesses momentos de dificuldade. A psicoterapia também é um ponto de apoio para você enfrentar esses momentos, emoções e sentimentos e por aqui você vai encontrar.

Maurizio Miranda Nascimento Psicólogo em Salvador

2 respostas

20 JUL 2024

Luh, sinto muito pelo acontecimento. Mas acredito que nesse momento você precisa encontrar alguém de sua confiança (amigos, ou parente) para que você possa pedir ajuda. Você não precisa passar por isso sozinha. Conte comigo! Você não precisa passar por isso. Seu bem estar é primordial!

Leidiane Aguiar Batista Psicólogo em Volta Redonda

5 respostas

20 JUL 2024

Luh, sinto muito pelo que você está passando. Quero que saiba que você não está sozinha e que existem pessoas e recursos que podem ajudar você. O que você está enfrentando é muito sério e você não deve passar por isso sozinha. É importante buscar ajuda para garantir sua segurança e bem-estar. Você pode conversar com Alguém de Confiança e tentar encontrar alguém fora de sua casa em quem você confie, como um amigo próximo, parente, professor ou líder comunitário. Você pode também buscar ajuda Profissional, procure um apoio psicológico, seja online ou presencial. Falar com um profissional pode ajudar você a lidar com seus sentimentos e encontrar maneiras seguras de enfrentar essa situação.
Luh, o que você está vivendo não é culpa sua. É fundamental que você procure ajuda para sair dessa situação.

Beatriz Grigoleto Psicólogo em Bebedouro

34 respostas

20 JUL 2024

Boa tarde! Luh, diante do seu relato, necessário se faz primeiramente que você busque ajuda nas redes de proteção e também procure por psicoterapia para ajuda-la encontrar as melhores estratégias de enfrentamento para esta situação na qual você esta vivenciando. Entendo o quanto deve estar sendo desgastante, desconfortável e cansativo conviver em um ambiente familiar no qual falta proteção e segurança. Encontro-me a disposição para acolhe-la e ajuda-la.
Atenciosamente,
Derlaine Martins Nascimento - Psicóloga CRP16/10399, Psicanalista, Pós Graduanda em Psicologia Clínica e Hospitalar.

Derlaine Martins Nascimento Psicólogo em Colatina

3 respostas

20 JUL 2024

Olá Luh.
Você não diz onde vive, poderia te dar mais orientações.
Acredito que precise de ajuda, alguém que possa te orientar no sentido familiar, espiritual e emocional.
Você vive uma vida de privação, inclusive de informações do que é certo, ou errado, em relação ao pátrio poder.
Espero tê-la ajudado.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

702 respostas

20 JUL 2024

Olá, Luh! Sinto muito pelo que está passando, realmente é uma situação difícil e você precisa de ajuda. Você mencionou alguns comportamentos do seu pai que não são aceitáveis em hipótese alguma, infelizmente é uma relação bem abusiva e você precisa buscar uma rede de apoio. Você tem 23 anos então é legalmente livre para ir aonde quiser sem a permissão do seu pai, eu entendo que sair de uma relação abusiva e principalmente quando você depende financeiramente, não é fácil, mas você precisa buscar ajuda para que algo seja feito. Eu oriento conversar com alguém de sua confiança pedir ajudar o mais rápido possível, fazer terapia também seria uma excelente forma de lidar com essas questões. Não aceite nenhum abuso dele, se necessário fale com alguém que não seja sua mãe ou denuncie.
Qualquer coisa estou à disposição! Se cuida!

André Dias Psicólogo em São Paulo

12 respostas

20 JUL 2024

Oi, Luh! sinto muito pela situação vivenciada. Você trouxe temas sensíveis e íntimos. Você consegue conversar sobre isso com alguém? A sua mãe ou irmã? É importante que você possa contar com apoio psicológico para pensarem em estratégias de sair dessa situação. Ainda respondendo o título da sua pergunta, isso não parece certo. Mulheres, independente da idade ou crença religiosa, precisam ter liberdade de comunicação, interação social e relacionamentos saudáveis.

Nathalia Luiza de Souza Psicólogo em Belo Horizonte

1 resposta

20 JUL 2024

Bom dia, Luh! Obrigado por se colocar. Quem bom que você se colocou. Segundo seu texto, você está sendo vítima de crimes de diversas naturezas. Precisa com adequada estratégia e cuidado, procurar ajuda das redes de proteção. Aos vinte e três anos, uma pessoa precisa viver a troca social, o convívio, com a plena e responsável autonomia. Acontece que para vivenciar responsabilidade madura, as pessoas precisam treinar. Pelo relatado, você não pode ter processo gradativo de treino para isso. Procure a delegacia da mulher, a assistência social, pessoas sabidamente éticas e extremamente confiáveis para que tenhas proteção e encaminhamento para espaço de vida natural para uma pessoa de vinte e três anos.
Estaremos a disposição para contribuir.
Tua pergunta duvidosa se é certo ou errado, tem tua própria resposta. Se é verdade, você dificilmente inventaria uma história dessa. De outro lado, é confortante momentaneamente duvidar que seja verdade.
Atenciosamente,

9307 respostas

20 JUL 2024

Oi, Luh!
Primeiro gostaria de dizer que você não está sozinha e que aqui você possa encontrar refúgio e maneiras para lidar melhor com as infelicidades da vida.
Entendo que seja muito difícil isso e mais ainda passar por tudo isso em silêncio e sem apoio.
Espero que encontre o melhor caminho na psicoterapia para criar novos horizontes.
Cuide-se!

Mariana Gomes da Silva Psicólogo em Recife

1 resposta

20 JUL 2024

Olá Luh!
Sinto muito pela sua situação. Primeiro é muito importante que você pode falar disso de alguma forma, até porque estar nesta situação é aprisionador. Infelizmente não existe uma regra sobre o que fazer, realizar terapia é uma forma de você poder criar caminhos que te permitam sair da situação que só você pode encontrar.
Se precisar estou à disposição.
Marília

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto