Transtorno afetivo bipolar e transtorno explosivo intermitente

Feita por >Maria · 25 mai 2022 Transtornos personalidade

Tenho um filho com 29 anos que foi diagnosticado com esses dois tipos de transtorno. Há 7 anos convivo com altos e baixos dessas doenças. Ele já fez tratamento psiquiátrico e terapia. Já desistiu do tratamento medicamentoso e terapia por várias vezes, foi internado por duas vezes., Por explosão e por se cortar, quebra tudo. Já não tem mais nem vidro na janela do quarto, já quebrou televisão e celular. Eu como mãe não sei mas o que fazer com ele. Quando está em crise me culpa por tudo. Odeia muito as pessoas, não fala com o irmão e arruma confusão no trânsito. Alguém pode me ajudar?
Estou cansada. É desesperador!Não tenho medo dele mas sim do que ele possa fazer a outras pessoas.

A melhor resposta 31 MAI 2022

Maria. Ele precisa de um diagnóstico psiquiátrico.
Pode ser borderline tb.

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

27 MAI 2022

Maria
Teu filho precisa de tratamento psicoterapeutico e se fez e não resolveu é porque fou muito superficial.
Embora os medicamentos não curem, se ele está fora de controle, talvez precise sim da ajuda de medicamentos, neste primeiro momento.
Mas, depois que ele tomar consciência, não vai mais ser necessário medicamentos.

5817 respostas

27 MAI 2022

Olá Maria! Ele precisa de tratamento tanto medicação quanto terapia, o trasntorno bipolar é um transtorno mental grave e crônico, onde a pessoa tem alterações de humor com episódios depressivos e episódios maníacos. Ele precisa se conscientizar do seu transtorno , não deixar de usar a medicação, quando perceber que está tendo alteração no humor entrar em contato com o médico. S
Entendo que para família é muito difícil lidar e cansativo, por isso é importante buscar ajuda para você também.
Fique bem.
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

27 MAI 2022

De maneira nenhuma seu filho pode ficar sem tratamento
Deve frequentar psiquiatra para sempre e psicoterapia também.
Essas crises não vão parar sem tratamento
Leve-o com URGÊNCIA!

Aline Tavares Guerreiro Psicólogo em Rio de Janeiro

13 respostas

26 MAI 2022

Olá Maria, espero que esteja tudo bem com você.

Maria, quem cuida de outras pessoas precisa ser cuidada também. Lidar com essa situação a tantos anos, com tanta dedicação e amor, com tanto cuidado, exige muito de nós, de qualquer um que passe por situação semelhante. É preciso que você tenha um suporte adequado para manter sua saúde mental e emocional em dia, para que você tenha condições reais de se fortalecer internamente e estar pronta para continuar com sua vida, com seus planos, seu trabalho e com a atenção adequada ao seu filho, sem que isso te deixe totalmente sobrecarregada. É muito interessante que você tenha um espaço só seu, onde você possa conversar com alguém que vá te ouvir como um profissional, e irá te oferecer todo suporte necessário para a boa manutenção de sua saúde mental e emocional. É indicado você iniciar seu acompanhamento psicoterapêutico com um profissional de sua confiança e que você tenha encontrado afinidade, e seguir com esse acompanhamento até você está completamente restabelecida em sua saúde mental e emocional, e tenha condições de lidar com todas essas questões de maneira mais saudável e adequada ao seu próprio desenvolvimento, ok?

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

26 MAI 2022

Oii Marina, grata pela partilha!
Você esta se sentindo cansada e com medo das consequências das ações de seu filho.
Como tem sido para você lidar com essa condição? Você já parouaspara se observar em meio ao que está acontecendo?
Você também precisa de cuidado, respeitar seus limites, observar a situação e encontrar possibilidades para lidar com o problema!
Não existe uma receita pronta que possa te ajudar, você precisa entender o que você está precisando e caminhar em busca disso!

Marina Heluy Máximo Marques Psicóloga Psicólogo em Varginha

41 respostas

26 MAI 2022

Olá Maria! Obrigado por escrever. Será bom você falar profundamente sobre teu panorama de vida, envolvendo a história do seu filho. Falar profundamente contando com a escuta científica de um psicólogo.
Os dados precisam ser detalhados, especificados.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão vigentes - A maioria dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos líderes religiosos, querem é dinheiro - são falsos, atores, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Seja ponderado com a máscara, destrua criadouros de mosquitos. Enriqueça o afeto, mas evite aglomerações.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

26 MAI 2022

Ola
Lendo teu relato, percebi teu cansaço com essa situação. Imagino o desgaste que isso te gere. Teu filho já possui assistência, já está em acompanhamento com os profissionais, talvez se sente que isso não tem sido suficiente, vale conversar com eles e pensar em quais outras possibilidades existem. Entretanto, acredito que também é preciso cuidar de quem cuida. Como você fica nesse lugar? Como é cuidar do seu filho? Talvez seja interessante buscar um processo de terapia para ti também.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha