Tenho transtorno bipolar do tipo II que está afetando minha vida. O que fazer?

Feita por >Starlight · 8 jul 2021 Transtorno bipolar

Quando as pessoas começam a me conhecer realmente elas se afastam ou então começam a me ignorar, me desprezam, me colocam de parte ou então me ridicularizam e me desvalorizam ou fazem pouco de mim não sei qual é exatamente o motivo mas penso que seja por causa das minhas mudanças de humor. Ninguém gosta de pessoas bipolares. Tenho tendência a me isolar pra evitar situações desprezíveis que me deixam mal. Mas quando tendo reverter isso só pioro a situação e me coloco em situações humilhantes. Me sinto sozinha. Não tenho amigos nem tenho sorte no amor. Eu já faço tratamento que o psiquiatra me prescreveu o que me ajuda a estabilizar o meu humor mas tudo o resto na minha vida está uma confusão. Tenho 37 anos e nunca tive um relacionamento sério. Pra piorar me descobri bisexual (acho que sempre soube) mas uma paixão não correspondida por outra mulher veio abalar completamente minhas emoções. Me declarei e ela me tratou super mal mas isso é outra história. Depois olho pra minha vida profissional que praticamente não a tenho. Trabalho como freelancer pra não ficar parada mas ganho muito pouco, não dá pra ser completamente independente. Resumindo, praticamente nunca tive um emprego na minha vida, e os que eu consegui não me aguentei muito tempo neles ou porque não gostava do que fazia ou porque acontecia algo com colegas ou patrão que não me agradava. Só tenho me dado bem nos estudos mas o resto está um caos. Não sei mais o que fazer. Terapia demora a opter resultados e sinto que já perdi muito tempo da minha vida.

A melhor resposta 9 JUL 2021

Devemos entender que existe um preconceito com as pessoas que possuem qualquer tipo de transtono psicológico e psiquiátrico. Buscar uma reavaliação de seu psiquiatra no que tange à mediação aliada a um processo psicoterápico irá ajudar bastante no processo de reconstrução E resignificação de várias demandas que lhe afligem atualmente. Nascemos com a capacidade de autodesenvolvimento mas para que isso aconteça se faz necessário atitudes facilitadoras que ajudarão no entendimento de sua subjetividade, da sua existência diante do mundo que lhe rodeia..
Pense sobre isso ... Boa sorte!!!

Frederico Monte Psicólogo em João Pessoa

17 respostas

9 JUL 2021

Olá Starligth.
Grata por participar.
Parece que isolar-se na fase depressiva e se colocar-se em situações humilhantes e que a afastam os amigos na fase da mania a colocaram num padrão de comportamento constantes por causa das suas mudanças de humor.
Que bom que você está no caminho do autoconhecimento e já aprendeu que você faz parte de algo Maior que é o mundo incluindo tudo o que nele existe, incluindo as pessoas, às quais não pode mudar e que precisa se adaptar ao ambiente, num respeito mútuo. Estabilizar o humor é realmente essencial para a convivência social.
Mas, além da bipolaridade existem outros fatores que precisam ser analisados em todas as áreas. Você citou a área social e da comunicação como precisando de uma atenção especial. Para alcançar o equilíbrio você precisa levar muito à sério, mas muito a sério mesmo o constante contato com o psiquiatra e seguir à risca as prescrições e doses de medicamentos.Talvez, essa seja a "grande sacada da sua vida" pois a bipolaridade é vitalícia, mas tem tratamento através de medicamentos e terapia. Caso não consiga fazer isso sozinha peça ajuda de pessoas com as quais mora ou convive para usar os medicamentos na hora estabelecida e procurar o médico na data do retorno. Dito isso, espera-se que após algum tempo você consiga estar mais equilibrada e fortalecida para poder procurar um tratamento psicoterápico que é um processo de autoconhecimento que exige serenidade, abertura e determinação para seguir o método proposto. Na psicoterapia você poderá desenvolver a auto estima, a assertividade que é uma comunicação mais positiva e participar ativamente na resolução de problemas que você mesma sem ajuda não conseguiu até agora. Acredite, se você continuar fazendo as mesmas coisas continuará perpetuamente obtendo os mesmos resultados. Fico à disposição.
Maria Nair

Maria Nair Psicólogo em Curitiba