Todos nascemos para dar certo?

Feita por >ma · 17 abr 2023 Abordagem psicológica

Somos Bilhões de pessoas em todo o mundo. Será, realmente, que cada um de nós nasceu para "dar certo" ou inevitavelmente existem pessoas que serão adeptas ao fracasso?

A melhor resposta 20 ABR 2023

Olá, sua pergunta é bem filosófica. Cada pessoa tem seu caminho, tem oportunidades diferentes e tem os componentes da vida que não controlamos. Fazemos nossas escolhas com base no que sabemos e no que avaliamos (ou não) e esperamos que aquilo nos leve adiante, mas não é sempre assim. Lidar com fracassos faz parte da vida, uma vez que a vida é esse jogo de tentativa e erro. O importante é ter perseverança e tentar várias vezes, além de sempre avaliar o caminho escolhido. Espero ter ajudado.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

11 MAI 2023

Olá Ma, todos nós temos altos e baixos na vida. Momentos de felicidade e de frustrações. O primeiro passo para o sucesso é ter bem definido o seu objetivo e esse objetivo precisa ser algo executável. Tem pessoas que tem mais facilidade e mais recursos pra chegar em seus objetivos, mas isso não quer dizer que o sem essa “sorte” você não vá ter sucesso. É necessário se conhecer, conhecer seus limites, manter-se no foco e tentar até dá certo, sem desisti. Só não chega na final, quem desisti diante das diversidades que sempre aparecem no cominho.

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

238 respostas

9 MAI 2023

Olá ma,
Que bom que chegou até aqui! Uma reflexão interessante essa sua. Fiquei aqui pensando: o que está por trás desse seu questionamento? O que busca, como resposta? Quais suas sensações, medos, dúvidas, intenções a respeito? Talvez, pensar sobre o seu papel no decorrer da vida possa te ajudar a encontrar suas respostas e a construção de algo que você queira para sua própria existência.

O que muitas vezes acontece é que dificilmente somos ensinados a manejar ou lidar com aquilo que sentimos, não desenvolvemos grandes recursos de enfrentamento ou não somos preparados para tal realidade. Até mesmo não sabemos como e onde encontrar ajuda profissional para superar e reorganizar com qualidade e saúde as ideias, ações e relações do dia a dia, os desafios, os encerramentos, os enfrentamentos da vida.

Já pensou em fazerem terapia? O processo de autoconhecimento pode ajudar muito com isso! Terapia com psicóloga é para além de distúrbios mentais, precisamos transcender isso! Psicoterapia é desenvolvimento pessoal de habilidades e recursos internos, amadurecimento e desenvolvimento das relações, ampliar de consciência, é fortalecimento de autoestima! Isso pode ajudar muito a entender o que acontece, desenvolver habilidades de reorganização e planejamento, aceitação diante o que não está sob seu controle mudar e empoderamento frente ao que pode sim ser ajustado com funcionalidade e saúde. Um acompanhamento profissional pode facilitar sua comunicação, abrir espaço para o enfrentamento e entendimento, te ajudar muito com isso que sente.

Espero ter te ajudado!
Caso queira começar terapia, contratar um profissional para te ajudar com tudo isso, Conte comigo..
Psicóloga Chris

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

9 MAI 2023

OLÁ MA ... COMO VOCÊ DISSE "SOMOS BILHÕES DE PESSOAS..." LOGO, BILHÕES DE POSSIBILIDADES... NO ENTANTO, "DAR CERTO" OU O CONTRÁRIO DEPENDE MUITO DO QUE ENTENDEMOS POR ISSO, DEPENDE TAMBÉM DO AMBIENTE EM QUE SOMOS INSERIDOS, ALI, DESDE PEQUENOS, DEPENDE DO DESENVOLVIMENTO DE NOSSAS "HABILIADES" NO PERCURSO VIDA , DEPENDE DE MUITAS VARIÁVEIS ... POR ASSIM DIZER ... ABRAÇO FRATERNO.

Allan Froes Psicólogo em Salvador

8 respostas

2 MAI 2023

Olá, Ma!
É uma pergunta bem reflexiva, como o colega mencionou. Perguntas assim são muito importantes para que nós possamos parar e pensar sobre muitas questões que parecem que são certas.
Como psicanalista, entendo que a questão do "dar certo" ou do "fracasso" não pode ser analisada de forma universal ou objetiva, pois cada indivíduo possui sua própria história, suas angústias, desejos e necessidades. Portanto, não é possível afirmar que alguém nasceu para "dar certo" ou "fracassar", pois esses conceitos são subjetivos e variam de acordo com cada pessoa e sua realidade.
No entanto, é importante ressaltar que a busca pelo sucesso ou felicidade não deve ser o único objetivo na vida, e que o fracasso em determinadas áreas pode ser uma oportunidade de aprendizado e crescimento pessoal. Além disso, é possível que certas crenças ou comportamentos estejam impedindo a pessoa de alcançar seus objetivos e é aí que entra a importância de buscar ajuda psicológica.
Portanto, acredito que um psicólogo pode ajudar a explorar suas angústias, medos e objetivos, e assim entender melhor suas próprias necessidades e encontrar caminhos para lidar com as dificuldades que surgirem em sua vida. O processo terapêutico pode ajudar a pessoa a desenvolver uma relação mais saudável consigo mesma e com os outros, e assim alcançar um maior bem-estar emocional e psicológico.

Estou à disposição.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

2 MAI 2023

Olá ma, Sim, somos bilhões de pessoas no mundo. Porém, cada ser é único em sua singularidade. Não existe teoria que afirme que nascemos para "dar certo" ou "sermos adeptas ao fracasso". Ao nascermos temos uma página em branco em torno das nossas ações e
comportamentos futuros. Nossa estrutura egóica também irá se delineando a partir de nossas referências, crenças e predisposições. O propósito de "dar certo" em geral tende a predominar na linha do tempo de nossa existência. Mas, não é o suficiente para assegurarmos que vá acontecer. Quase sempre amealhamos em nossa jornada um mix de sucessos e fracassos. Aí está o grande desafio e aprendizado: tentar elaborar maior probabilidade de alcançar o sucesso. Percebo que a busca imediata de apoio psicoterapêutico irá lhe auxiliar na compreensão desse questionamento.
Estou inteira a seu dispor para iniciar sua jornada psicoterapêutica. Entre em contato para alinharmos um horário. Abraço, Anamaria

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

27 ABR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só você agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

24 ABR 2023

Olá! Acredito que isso de "dar certo" seja um mecanismo neoliberal de aprisionamento a partir da perspectiva do homem como empresa de si mesmo. O pensamento de que tal coisa está ou deu "certo", ou "errado" é bastante empobrecido. Provavelmente você teve uma criação na qual lhe foram transmitidos valores e um caminho, como um beabá para "dar certo", assim como a mídia e a as redes sociais promovem o tempo todo esses modelos de pessoas que deram certo em sua aparência, em sua carreira, em seus relacionamentos, em sua rotina. Mas o que funciona pra cada um é muito diferente, assim como o caminho para a felicidade, que acredito ser muito mais interessante do que o de utilidade. A psicoterapia é importante para que possamos fazer de nós muito mais do que fizeram da gente, e para que você possa descobrir seu próprio caminho para ser feliz, mais liberto das expectativas dos outros sobre você.

Beatriz Sarah Psicólogo em Belo Horizonte

2 respostas

20 ABR 2023

O destino somos nós que construímos. Se você foca no pior, no negativo, no errado, e nesse pensamento de fracasso, é o que virá. O contrário também. Depende do que você alimenta. Você não escolhe a familia que te acolhe nesse mundo mas ao viver a vida adulta, você deve ser seu pai e sua mãe e acolher sua criança que passou por traumas e você pode dar o melhor para si mesmo e ir em busca de uma vida bem-sucedida. Acontece que muitas vezes, as vozes do mundo, até da familia mesmo, nos tira os sonhos , corta nossas asas e aí carregamos crenças distorcidas e derrotistas, achamos que riqueza e bons relacionamentos são só para os demais, e o pior para a gente, mas não. Enfim, tem muito nas suas mãos. Você escolhe o que fazer, para qual caminho seguir.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

20 ABR 2023

Olá Ma. O que existe de concreto a partir do nascimento de qualquer pessoa (aproximadamente 7,97 bilhões de pessoas no mundo)
é que Todas nascem com a página em branco sobre sua formação egóica. E, a começar do que vai-se imprimindo nas páginas de nossas histórias, através de crenças limitantes ou não, da influência do meio social e cultural e de uma série de mecanismos e aprendizados, é que pode-se afirmar que uma pessoa "deu certo" ou "fracassou" na vida. Importante ressaltar que, a vida é dinâmica e elástica. Sendo assim, o indivíduo sofre diferentes crises existenciais ao longo de sua jornada. Isto enriquece a contextualização de sucessos ou fracassos. Considero válido e importante que você busque apoio psicológico, a fim de melhor aprofundamento nas questões emocionais que lhe levam a essa valiosa demanda.
Estou inteira a seu dispor para iniciarmos processo psicoterapêutico. abraços, Anamaria

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

20 ABR 2023

Estamos aqui para aprender, para corrigir percursos, sanear, curar o que não está de acordo com as coordenadas da vida.
O quanto que cada um consegue, depende de cada um. Somos o que escolhemos. Pode acontecer que algumas pessoas façãm escolhas e serão segundo estas escolhas. Não podemos julgar o estágio que cada um está. Até porque para a vida, nada é certo e nada é errado; tudo é aprendizagem e expansão de consciência.
Abraços

5877 respostas

19 ABR 2023

Olá ma, espero que esteja tudo bem com você!

Todos nascemos com a capacidade de materializar aquilo que desejamos para nossas vidas, considerando nossa força de vontade e o contexto em que vivemos. O conceito de "dar certo", precisa ser reinterpretado, pois simplesmente pelo simples fato de termos nascido, já podemos considerar que nós já demos certo. Então, é improdutivo e insuficiente conduzir nossas vidas levando em consideração apenas esses dois polos opostos, que é o de "dar certo" e o de ter/ser um "fracasso". No meio desses dois polos, existe uma gama infinita de possibilidades que podem e devem ser exploradas. Nossas decisões nos guiarão para quais experiências nos escolheremos viver, e a partir dessas experiências, e do que faremos com elas, é que teremos a real oportunidade de crescer e ir materializando aquilo que desejamos materializar. Todos podem seguir esse caminho, do esforço consciente na direção que se pretende chegar. Conscientemente, não somo adeptos ao fracasso, e nem precisaremos ser para que ele ocorra, porque inevitavelmente ele irá acontecer. Muitas vezes, na verdade, nos autossabotamos quando estamos próximos de conseguir obter aquilo que desejamos para nossas vidas, pois algumas pessoas não aprendem a lidar com os sentimentos oriundos de uma realização pessoal obtida. De qualquer forma o processo é o mais importante na vida, e a forma como você irá conduzir seu processo de vida, é somente seu, fruto de suas decisões e escolhas. Por isso, que elas sejam sempre as mais acertadas e conscientes possíveis, alinhadas com suas intenções e propósitos .

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

928 respostas

19 ABR 2023

Olá
Pela sua pergunta, imagino que o "dar certo" vem sendo uma angustia por ai, não? (Eu posso estar errada)
"Dar certo" é uma questão extremamente variável. O que é "dar certo" pra ti pode ser diferente pra mim. Mas sei que a vida não se faz apenas de coisas "certas e erradas". A vida de ninguém é 100% certa ou 100% errada. Até porque isso depende da perspectiva de quem julga algo como certo ou errado.
Sou mais favorável a ideia das experiências. Vivemos experiências, que podem ser boas ou ruins, prazerosas ou dolorosas. A vida se faz nesse "entre" de coisas confortáveis e desconfortáveis. Uma pessoa muito bem sucedida no trabalho pode considerar a vida familiar um fracasso. E ai? Essa pessoa "deu certo" ou não?
Será que a minha ideia de "dar certo" não passa por uma idealização da vida?
Essas e outras são questões muito ricas a serem exploradas em um processo de terapia onde o autoconhecimento pode ser promovido com mais segurança e com o acompanhamento de um profissional, acredito que pode ser muito interessante para ti.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

911 respostas

18 ABR 2023

Oi Max.
"Dar certo" e "fracasso" não significam a mesma coisa para todas as pessoas. Uma mesma situação pode ser considerada um fracasso para alguém, mas já para outra pessoa pode ser o "deu certo" na vida. Entende? Se partimos que "Dar certo" significa apenas uma coisa, realmente nem todo mundo vai dar certo, mas quando entendemos que isso é relativo, podemos ver que as pessoas podem dar certo de jeitos diferentes. O problema é quando usamos uma única régua para medir todo mundo.

Daniele Resende Psicólogo em Juazeiro

3 respostas

18 ABR 2023

Olá Ma! Obrigado por perguntar. Queremos te conhecer mais detalhadamente, saber as circunstâncias e razões dessa pergunta. Dar certo tem diferentes explicações para diferentes pessoas. Certo e errado são dois extremos, não acontecem puros da vida. A vida de todos apresenta coisas que dão certo e coisas que dão errado.
Para alguns, em certo momento de vida, dar certo é aprender a escrever a letra "a", para outros, conseguir carteira assinada, com salário regular é dar certo, há outros que ganhar um alimento agora, implica dar certo. Há aqueles que vão acumulando evoluções ou involuções e entendem que só dará certo se comprar um avião. Há tanta reflexão em torno desse conceito, que não é possível colocar sequer amostra consistente do tema nesse espaço. Sem contar que o certo é sempre definido em relação ao que não deu certo, logo não dar certo uma forma de esclarecer o seu diferente, que deu certo. Logo, para saber o que dá certo, é preciso algo dar errado. Assim sendo o errado, em certo sentido, é certo, necessário.
Vamos aprofundar muito? Há sinais de que você precisa aprimorar sua autoestima, ampliar horizontes de reflexão. Há um mundo potencial muito promissor, a partir dessas questões.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.