Tenho vergonha da minha idade. O que devo fazer?

Feita por >Anônimo · 22 mai 2024 Abordagem psicológica

Sou homem de 34 anos mas tenho vergonha de ter essa idade porque não consegui nada vida como as outras pessoas. Não fiz faculdade, ainda moro com meus pais, gastava muito dinheiro atoa na juventude e não quero me casar. Me sinto deprimente.

A melhor resposta 6 JUN 2024

Olá, pelo seu relato percebo que aproveitou a juventude gastando muito dinheiro, não fez faculdade e não construiu um relacionamento, e deixa claro que não quer se casar. A idade não é limite pra nada, nem mesmo para começar uma faculdade, recomeçar uma profissão e viver do jeito que lhe faz bem. Tem pessoas que não querem se casar, assim como você e isso não será problema para se relacionar é só encontrar a pessoa certa, com o mesmo desejo. Busque ajuda de um profissional para que você possa olhar pra você, o que gosta, identificar as ferramentas que estão a sua disposição para mudar a sua vida e pode ter certeza, a idade não será o seu problema. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

352 respostas

3 JUN 2024

Existe uma forte dependência emocional aí e que pode ser combatida e melhor trabalhada. De fato , um adulto saudável deve ter sua própria vida, seu canto, sair da aba dos pais, formar a própria família (o que pelo visto você evita também). Já se questionou sobre isso? Que ganhos você tem ao viver assim? Você diz que está insatisfeito, mas o que tem feito para de fato vencer isso e ter a sua liberdade? Será uma forte gratidão e sensação de missão de ter que cuidar dos pais? Você quer aprofundar e vencer essas amarras emocionais? Precisa ter acesso a si mesmo de modo mais profundo e entender por que permanece assim se isso o deixa deprimido. Entre em contato. Você vai se surpreender com o que vai descobrir e o que pode viver daqui pra frente...
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

502 respostas

31 MAI 2024

Sinto muito que você esteja se sentindo assim. É importante lembrar que cada pessoa tem seu próprio caminho e ritmo na vida.
É difícil parar de se comparar com os outros, mas entenda que cada um tem seu ritmo. Você ao menos compreende o seu? Define o que é sucesso pra você, não pros outros.

Hoje você talvez quisesse ter começado mudanças na sua vida há 10 anos atrás... mas e daqui a 10 anos? Será que você gostaria de ter começado hoje? Cuida de você: come bem, dorme direito, faz exercício. Encontra um hobby que te faça feliz. E lembra, errar é humano. Aprende com os erros e segue em frente. Foca em pequenas metas, aprende algo novo e procura um psicólogo, sério.

Sua vida tem valor, do jeitinho que é. Seja gentil com você mesmo, um dia de cada vez.

Pâmela Fernandes Psicóloga Psicólogo em Natal

69 respostas

29 MAI 2024

Boa tarde Bruno.
Compreendo a sua queixa, mas só você tem a resposta.
Até que ponto sente o incômodo dessa cobrança? Essa cobrança é sua ou do outro? Mas se incomoda o que te falta para buscar a solução? O que você necessita mudar para chegar a solução?
Enfim, comece se questionando.
Se realmente está disposto a ter uma vida plena , posso ajudá-lo nessa caminhada. Mas você tem que dar o primeiro passo.

Penelope Chiodi Psicólogo em Belo Horizonte

16 respostas

28 MAI 2024

Boa tarde Bruno
Obrigada pelo contato.
O processo terapêutico vai ajudar ao auto conhecimento.
Faça a experiência da terapia e veja como se sente ok
Quando quiser entre em contato.

Elisabete Ferreira Gomes Pereira Psicóloga Psicólogo em Guarulhos

137 respostas

28 MAI 2024

Bia tarde Bruno
Obrigada pelo seu contato.
O processo terapêutico vai lhe ajudar a ter conhecimento interno e conseguir encontrar respostas e direções.
Faça esta experiência da terapia e perceba como você se sente ok
Espero ter ajudado.
Entre em contato quando quiser.
Até mais

Elisabete Ferreira Gomes Pereira Psicóloga Psicólogo em Guarulhos

137 respostas

25 MAI 2024

Bruno,
Voce se torna o que escolhe e cada escolha gera seus resultados, suas consequências.
Voce foca o que quer, tudo se torna possível, mas precisa conquistar, as coisas não acontecem de graça.
A vida te deu a liberdade. Voce define o que quer fazer.

6395 respostas

23 MAI 2024

Sinto muito Bruno que você esteja se sentindo assim. É importante lembrar que cada pessoa tem seu próprio caminho e tempo para alcançar seus objetivos. Nem sempre seguimos o mesmo roteiro que os outros, e isso não significa que você é menos capaz ou valioso. O fato de você reconhecer o que não está funcionando para você já é um grande passo. Podemos trabalhar juntos para encontrar maneiras de melhorar sua situação atual e ajudá-lo a encontrar um propósito que lhe traga satisfação. Talvez possamos começar explorando algumas questões: Quais são seus interesses e paixões? Existem habilidades ou talentos que você gostaria de desenvolver? Que pequenas mudanças podemos fazer agora para ajudá-lo a avançar?
E se você se sentir confortável, falar com um terapeuta pode ser muito útil. Nós podemos oferecer apoio e estratégias específicas para lidar com esses sentimentos e ajudá-lo a encontrar um caminho mais positivo para o futuro.
Lembre-se, não é tarde demais para fazer mudanças e encontrar felicidade e realização. Cada dia é uma nova oportunidade.
Caso queira, pode entrar em contato comigo. Espero ter te ajudado!

Wanderlene Cardozo F. Reis Psicólogo em Salvador

1 resposta

23 MAI 2024

Bom dia, Bruno! Obrigado pela pergunta. Que pergunta instigante! O tempo não para. O tempo é igual para todos. Somente podemos agir no presente. Para agir bem no presente, precisamos ter vivos os aprendizados do passado, bem como os resultados realistas e conscientes que queremos conquistar no futuro. A questão é muito mais de qualidade. Temos dois exemplos de figuras públicas que ilustram bem isso. A Marina Silva (Ministra do meio ambiente) foi alfabetizada a partir dos dezesseis anos. O Lula pouco estudou, mas sabe muito de relações de poder e argumentação.
O tempo de agir é o agora, o presente. Não desperdice o presente: seja maior do que a vergonha, estude, vivencie turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, vivencie arte, cultura, entendimento da natureza humana, envolva-se com esportes coletivos de contato.
Estarei a disposição para maiores orientações.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9366 respostas

23 MAI 2024

Olá Bruno, são questões existenciais que precisam ser trabalhadas no processo psicoterapêutico. O mais importante é realmente o que está fazendo: colocando suas angústias para fora, ou seja falando dessas questões e com o Profissional da Psicologia.
Fico à sua inteira disposição para auxilia-lo neste processo.
Obrigada!

Anônimo-432968 Psicólogo em Ribeirão Preto

1 resposta

23 MAI 2024

Bruno, vc já deu o primeiro passo, está buscando respostas para seu incômodo. Este incômodo vc pode usar a favor de seu crescimento. O passado já foi e vc fez o que pode no momento com os recursos que vc tinha. Só vc pode te fazer sair do lugar onde está e o apoio psicológico pode te auxiliar nesse processo, auxiliando na ressignificação de sua história de vida, mas principalmente na ampliação de sua consciência, tanto das suas potencialidades (recursos que vc já tem e pode usar a seu favor), como no reconhecimento de suas dificuldades, possibilitando que vc tb as supere.

Janaina Camargo Psicólogo em Valinhos

1 resposta

23 MAI 2024

Olá Bruno, seja bem vindo ! Que bom que pode expressar seus sentimentos aqui, já é um importante passo reconhecermos nossas dores e fraquezas e está tudo bem, todos nós seres humanos temos nossas dificuldades na vida. Eu entendo que você possa estar se sentindo frustrado com sua própria vida, mas se olhar para frente poderá ver um mundo de possibilidades e você pode mudar sim seu destino , tomando novas decisões e tendo novas atitudes frente a vida. Eu sei que vc pode pensar que se ainda não conseguiu não sabe como fazer para mudar, mas a vida é um aprendizado constante e você pode aprender a fazer diferente! Precisa primeiro querer mudar, depois se comprometer em mudar e buscar orientação e ajuda se precisar, muitos profissionais estão aí a serviço de auxiliar pessoas com dificuldade como você! Busque ajuda, busque autoconhecimento e não desista de ser uma pessoa ainda melhor ! Você pode fazer isso ! Experimente! Abraço

Pollyane Lattmann Psicólogo em Balneário Camboriú

24 respostas

23 MAI 2024

Olá!
Fico feliz que tenha escrito, sua pergunta é muito bem vinda!
Bom, entendo que as pressões sociais que vivemos nos colocam nesse lugar de cobrança por conquistas, mas acho importante observar algumas coisas antes:
1) eu realmente quero essas coisas que me dizem para conquistar? é a minha vontade ou a do outro? vivo a minha vida pelo meu desejo ou pelo desejo do outro?
2) tenho a impressão de que não se trata sobre a idade em si, mas sobre um momento de frustração sobre o que você pode estar vivendo até aqui, assim não se trata mais de um problema com uma data no calendário, mas como lidamos com a noção de tempo e quais sentimentos e expectativas temos sobre eles
Se algo aqui fez sentido pra ti, te sugiro buscar um psicólogo que, num processo de psicoterapia, possa te ajudar a compreender melhor o que você vive. Entendo que permanecer na situação que faz sofrer é angustiante, mas para sairmos dela as vezes precisamos olhar um pouco mais para nossas feridas, entende?
Caso queira conversar mais sobre isso, entre em contato comigo aqui pela plataforma, vai ser um prazer te receber!

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

956 respostas

23 MAI 2024

Bom dia Bruno!

A insatisfação pode estar presente tanto em uma comparação social, quanto na frustração diante às próprias expectativas. Gostaria de poder auxiliá-lo nesse processo.

Estou à disposição!

Atenciosamente,

Brenda Neri

Brenda Neri Psicólogo em Conselheiro Lafaiete

30 respostas

23 MAI 2024

Olá, Bruno
Entendo suas demandas. Você tem que trabalhar suas questões para se libertar da vergonha de ser você.
Se sua vida até não foi do modo que você queria, a partir de agora você pode mudar e ser diferente. Não existe tempo exato para mudanças, para fazer uma faculdade, morar sozinho e cuidar das finanças .
Tudo vai depender das suas metas e o esforço que colocar para atingi-las .
Você trabalhando suas questões pode mudar tudo que não está de acordo que você acredita não ser o ideal.
Depende de você !
Caso precise de terapia, eu posso te ajudar .
Autoconhecimento muda tudo
Um abraço
Silvana

Silvana Maria Menezes da Silva Psicólogo em Recife