Tenho pena do meu irmão…

Feita por >Anonina · 8 jul 2022 Abordagem psicológica

Ele é o caçula de três, e eu a mais velha… sempre ajudei ele, dei se tudo os luxos e tudo mais, hoje ele tem uma profissão graças a mim. Não quero que soe petulante… eu tenho pena dele por ele não conseguir as coisas, por as coisas darem certo para outros rapazes e não pra ele, tenho muita pena porque ele tem um coração ingênuo, porém é cabeçudo, bruto, ignorante, arrogante. As vezes penso q é o retorno do universo, mas não sei. Eu sinceramente não sei explicar isso muito bem, estou chorando agora porque tô com dó de ele ter reprovado duas vezes a prova prática da habilitação e não ter dinheiro pra fazer a terceira vez e eu não conseguir ajudar, porém meu namorado recebeu um dinheiro, e estou com raiva pq se fosse meu eu daria para ele

A melhor resposta 11 JUL 2022

Olá Anônima! Obrigado por escrever. Você está relatando um acontecimento extremamente comum. O caçula, protegido pelos mais velhos, muitas vezes tratado com a criança indefesa, acaba por não treinar adequadamente as frustrações e os necessários treinamentos para superá-las. Se você deu a ele luxo, se ele tem profissão, mais dia, menos dia, ele consegue o dinheiro para fazer a prova outra vez. Dirigir, embora pareça coisa simples, não é. Deveríamos levar mais a sério a autorização para as pessoas dirigirem. Também deveríamos considerar que há milhares de aprendizados importantes que podemos cuidar. Dirigir é um deles. Há outros tão importantes que as pessoas, muitas vezes, não cuidam como deveriam: administrar finanças, ter autonomia para não ficar escravos do capitalismo, saberes básicos da vida como: negociar essência de consulta médica, saber cuidar plenamente do local onde se vive (lavar banheiro, fazer alimentação, manter cozinha organizada, cuidar de roupas, conviver bem com vizinhos, etc..)
Deixe seu irmão amadurecer. Seja irmã dele, não protetora dele. Ele precisa aprender a planejar e executar as necessidades e intenções dele.
A companhia, a boa conversa, o acolhimento, o aconselhamento é que você precisa manter.
Abraços virtuais ( A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos ditos: "líderes religiosos" são atores, falsos, querem é dinheiro, são comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde.)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome a máscara, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

8607 respostas

22 MAR 2024

Entendo que você está passando por um momento difícil ao ver seu irmão mais novo enfrentando desafios. É natural sentir uma mistura de emoções, incluindo pena, frustração e até mesmo raiva da situação. É claro que você o ajudou muito ao longo dos anos, e ver ele enfrentar dificuldades pode ser especialmente doloroso.

Pode ser útil para você explorar esses sentimentos mais profundamente.

Enquanto isso, lembre-se de que é importante também cuidar de si mesma nesse processo. Se precisar de um tempo para processar essas emoções ou até mesmo falar com alguém próximo, não hesite em fazer isso.

Camila Moreira Psicólogo em Rio de Janeiro

5 respostas

8 AGO 2022

Anonima...
As coisas são como são e não como queremos que sejam.
Voce tem pena do teu irmão sendo que, na sua essência ele é mais do que voce.
Apenas não é o que voce quer que ele seja.
Deixa ele ser o que a vida intensionou para ele. Deixa ele decidir o que quer ser.
Se voce o direciona, não será ele mesmo, será um falso, não vai ser ele, não vai ser feliz.
Ele sendo assim como ele é (ingênuo, bruto, autêntico, cabeçudo, arrogante) fará a diferença no ambiente, será o que precisa ser no ambiente, será a peça que falta no ambiente. E a vida gratifica, contanto que seja feliz!
Por que quer que ele tenha a habilitação? Para se destruir? Talvez não seja para ele ter.
Perceba que voce está infeliz por ele; ele pode estar infeliz porque não é aceito como ele é.
Voce tem vergonha dele?
Voce não sabe que ele é! Nem ele sabe ainda quem é ele.
Ele apenas veio através dos seus pais, mas não é deles; ele apenas tem voces de irmãos, mas ele nao é de voces...
Considera!
Abraços

5817 respostas

11 JUL 2022

Olá!
É frustrante quando damos tudo de si para ajudar alguém e ainda sim sentimos que não conseguimos como gostaríamos.
Seria indicado que você iniciasse a psicoterapia por ser um processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional, de maneira que organizasse seus sentimentos e entendesse seus limites, para que não se envolva tanto emocionalmente naquilo que depende do outro e não de nós.

Fico a disposição.

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

10 JUL 2022

o que você acha dele é realmente dele? ou é seu? algo para trabalhar em psicoterapia…. vamos?

Joana Anjos Bastos Psicólogo em Salvador

6 respostas

10 JUL 2022

Olá Anônima.
Tirar habilitação muitas vezes é cruel, e nem sempre o problema é dele, pode ser nervosismo, ou tantas outras coisas. É necessário verificar o que está acontecendo junto a auto escola e verificar se é possível parcelar.
Quanto a seu namorado, ele não tem vínculo com seu irmão, não espere que ele faça algo que está além do que ele pode oferecer.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo