Tenho muito ciúmes possessivo e queria mudar isso

Feita por >Leticia santos · 28 jun 2022 Ciúmes

Sou muito insegura nao consigo confiar no meu namorado , eu n consigo achar normal ele ter amigas tenho insegurança com tudo ate quando agente sai eu penso q ele ta olhando p alguém ou quando n ta cmg penso q ele ta olhando e querendo alguém infelizmente sou mt possesiva e controladora to quase estragando nossa relação por ciúmes e eu n aguento mais so queria mudar

A melhor resposta 29 JUN 2022

Bom dia, Letícia, como está?
O mais importante você já fez, que é assumir o seu ciúme e entendê-lo como um sentimento de posse e insegurança. Parabéns por isso.
Numa relação, é preciso haver confiança e espaço para os dois ser eles mesmos, antes de mais nada. Você, ter o seu espaço para viver as suas questões e poder ser você, e ele ter o espaço dele e viver as próprias escolhas. Só quando os indivíduos estiverem bem uns com os outros é que a relação conseguirá ser saudável.
O ciúme nos mostra não só que você não confia nele, mas que você não confia em VOCÊ MESMA. Talvez não reconheça os próprios sentimentos, e por isso se sinta presa a ele, causando tanta insegurança quando pensa nele. Porque não é você pensando que quer estar com ele, mas você pensando que NÃO QUER que ele esteja com outras pessoas.
Este sentimento pode te prender num ciclo fechado que vai te machucar sempre, independente da relação: pessoal, familiar, amorosa, trabalho e amigos... porque você está com as pessoas não por prazer, mas por medo de perdê-las.

Que tal exercitar a sua própria auto-estima, antes de mais nada. Dê liberdade ao seu namorado e se ocupe de coisas que te façam bem. E vai perceber que ele ficará mais leve, e a relação, mais forte. Porque estarão próximos (ou não) pelo prazer da companhia um com o outro, e não por obrigação.
Atendo muitos casais em relações complicadas envolvendo o ciúme, e com costumo dizer, o ciúme na relação é como ter uma terceira pessoa envolvida. Já é, por si só, um mal relacionamento.
Concentre-se mais em você e trabalhe a sua auto-estima. Isto vai mostrar pro seu namorado que se importa com ele e, antes de mais nada, com você mesma.
A Psicoterapia Breve pode te ajudar a trabalhar estas questões de ciúme e insegurança.
Caso tenha interesse, fico à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

8 JUL 2022

Olá Letícia.
As mudanças são sempre bem vindas quando desejadas, e um caminho para isso é se decidir por fazer psicoterapia.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

4 JUL 2022

Bom dia Letícia

Sua insegurança pode estar relacionada com algum outro relacionamento do passado ou por algumas experiencias conflitantes interpessoais (família, amigos, Etc.), e lidar com estes sentimentos não é fácil e traz em muitos casos culpas que não deveríamos estar carregando, mas a mudança somente será possível quando você conseguir identificar o que realmente te incomoda na sua relação atual e somente na psicoterapia será possível conseguir ter um auto conhecimento e assim lidar de forma racional com suas angustias.

Att.
Claudio Benhame
Psicologo Clinico
CRP 06/161840

Claudio Benhame Psicólogo em Santo André

30 respostas

2 JUL 2022

Letícia. Ciúme é realmente prejudicial . Pode atrapalhar a relação. Vc pode tentar melhorar em terapia.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

30 JUN 2022

Olá Letícia.
Ciúme é insegurança que pode virar doença.
Sugiro acompanhamento psicológico.
Estou à disposição para qualquer dúvida ou esclarecimento.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

29 JUN 2022

Olá Leticia! Obrigado por escrever. Parabéns: não há outro jeito. Você necessita, precisa mudar isso, pois quando uma pessoa sente posse sobre a outra, quer anular a outra, controlar a outro. Se a outra permitir ela deixa de ser ela mesma, logo deixa de ser companhia e o ciumento, se sente só, sem agregação do outro, pois o outro se anula para submeter-se ao ciumento. Se o outro se anula, o outro é muito frágil, não é boa companhia.
Lógico que, no caso descrito, quem está frágil é você. Venha se fortalecer, com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade através da assessoria científica de um psicólogo.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são verdadeiras; a maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "lideres religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas.
Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações assim como, elimine criadouros de mosquitos.

8607 respostas

29 JUN 2022

Bom dia Letícia!
Um profissional da psicologia infelizmente não tem uma fórmula mágica para as coisas; Para te ajudar, é preciso compreender o que te leva a ter esses pensamentos, essa visão de vida e esse comportamento, através do acompanhamento psicológico.
É certo que o que acontece no nosso interno afeta demais as nossas relações, sejam elas românticas ou não.
Att,
Psicóloga Raquel Mangini Stinghen

Raquel Mangini Stinghen Psicólogo em Franca

19 respostas

29 JUN 2022

Olá, Letícia
Imagino que isso deva estar sendo muito difícil pra ti. Como mulher, penso na série de inseguranças que o mundo nos ensina diante de uma relação: aprendemos que homem trai mesmo, que ele não presta, ou até talvez você conheça alguém que diga que seria seu papel perdoar tudo isso.
Parece não muito importante, mas penso em que outras formas de aprendizado desses papéis de gênero te atravessaram.
Eu sinto muito pela tua insegurança. Mas para que ela não se transforme em uma dependência emocional (momento em que teu humor passa a depender de como vai a relação, quando você não consegue mais se imaginar sem essa relação, etc) sugiro que elabore esses afetos num processo de terapia. Assim talvez seja possível que até sua relação melhore e se torne mais agradável.
Boa sorte no teu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

29 JUN 2022

Boa noite Letícia Santos
Te aconselho a fazer uma terapia para te conhecer melhor. Tens muito potencial e virtudes só precisa te colocar em 1 plano.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre

226 respostas

29 JUN 2022

Olá Letícia.
Que bom que está consciente da necessidade de mudar. O ciúme denota muita insegurança o que pode ser fatal para o seu relacionamento. Faça terapia para tratar a sua insegurança o mais rápido possível.
Fico à disposição.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba