Tenho ciúnes possessivos do meu marido

Feita por >Ana · 27 jul 2020 Ciúmes

Me chamo Ana, tenho 21 anos e sou casada
Ele tem 25 anos trabalhar adesivando e quase sempre aparece mulheres pra adesivar ( geladeira, fogão etc)
E quando falam com ele ou até mesmo ele vai fazer o serviço na casa das mulheres eu fico morrendo de ciúmes, quero que ele não vá, mas é o serviço dele.
Me sinto muito insuficiente, acho que ele pode me trocar por qualquer outra, eu penso mil e uma coisa
* eu nunca descobri nada dele (aprontando comigo) e olhe que eu procuro muito tenho acesso ao telefone, tudo dele a hora que eu quiser eu pego um lado sabe que é serviço que é so uma cliente , mas outro lado me diz que ele vai fazer alguma coisa queria muito mudar esse meu jeito mas nunca consigo e agente acaba brigando.

A melhor resposta 28 JUL 2020

Oi Ana,
Mesmo que quisesse não irias conseguir segurar ninguém, pois o que tiver que ser, será!
Importa é você curar este ciumes que não te leva a nada e mesmo porque o que até agora sente por ele não é amor, mas posse, dependência,... menos amor!
O que precisa fazer é investir em si mesma, autoconhecer-se, fazer psicoterapia para compreender a vida, a ti mesma, compreender teus talentos, teu trabalho, ser Ana e não outra coisa. Precisa aprender a viver para ti e não cuidando dos outros.
Se não amar a si mesma, vai sempre precisar de outros, do apoio dos outros. Precisa conquistar a tua própria segurança. Aí o amor acontece. Caso contrário, só vai encontrar brigas discussões, desajustes, separações.

5817 respostas

28 JUL 2020

Olá, Ana, tudo bom?
Ciúmes é normal, exagerado que não. E, isso, geralmente, mostra bloqueios e até crenças sobre o que amor, as experiências de vida e o histórico familiar. A terapia voltada para compreender esses ciúmes e o relacionamento pode contribuir para uma relação mais saudável com seu esposo, além de fortalecer sua autoestima!

Abraços.

Anônimo-377106 Psicólogo em Maceió

48 respostas

28 JUL 2020

Olá Ana, parece que você se sente insegura em seu relacionamento. Tem receio de uma traição, mas ele não transparece fazer nada que demonstre isso. É necessário você conhecer o que te leva a ter insegurança no teu relacionamento. Esses medos te causam sofrimento e consequentemente leva sofrimento ao seu companheito. O acompanhamento psicológico pode te ajudar a reconhecer essas questões internas que ainda não são conhecidas por você e , assim, promoverá uma melhor qualidade do seu relacionamento amoroso!

Maytana Cruz Mendes Psicólogo em Fortaleza

16 respostas

28 JUL 2020

Olá Ana! O grande namorado de cada pessoa é ela mesma. A tentativa de controlar outra pessoa, apresenta quatro possibilidades ruins: investiga-se e faz-se análises erradas, movida pelo ciúmes e não pela realidade, investiga-se e descobre-se algo incomodativo; outras vezes, a pessoa investigada se anula, se encolhe para não despertar ciúmes, a pessoa investigadora gasta tanto tempo sentindo e cuidando da outra, empobrecendo a si mesma, a ponto de deixar de representar companhia para a outra.
Quais frentes, então seguir? Organize tua rotina de vida, de forma flexível, o mais plena possível, coloque sonhos, metas, planos, necessidades, sonhos, estudos, trabalhos, esportes, alimentação correta, tomar água de forma adequada, atividade física, dentre outros fatores. Faça o bem, plante confiança, valorize-se. Quem perde quem tem valor perde algo de valor. Seja flexível, mas procure planejar bem e cumprir o planejado. Inclua seu marido na tua rotina, mas não faça da tua rotina, observar e investigar teu marido. Pela idade, que tal pensar estudos? Leituras consistentes? Trabalho? Teatro? Grupos? Esportes?
Espero ter ajudado. Estou à disposição para esclarecimentos que se fizerem necessários.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, adaptem-se com cuidados!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.