Tenho 36 anos e minha mãe quer controlar minha vida

Feita por >Nany · 2 jun 2022 Terapia familiar

Tenho 36 anos e moro sozinha, mas a minha mãe tenta controlar tudo até o que eu compro ou deixo de comprar. Sempre está me lembrando de que se tivesse guardado o dinheiro que gastou na minha faculdade poderia ter me dado um imóvel, as vezes me sinto culpada, e em uma brincadeira eu falei que se morresse primeiro ela ia ter que pagar meu enterro ela concordou que ficaria brava por gastar dinheiro comigo mesmo morta.

A melhor resposta 3 JUN 2022

Nany,
O problema não é a sua mãe! O problemas está em voce não perceber que voce é a responsável pela sua vida. Voce veio através da mãe, mas não é dela; esteve dependente dela, ela te cuidou te protegeu, te deu educação, formação, voce achou bom e se acomodou a este "dolce far nhente". Não espere que ela abra as portas para voce... VOCE É QUE PRECISA ABRIR A SUA PORTA, voce é que precisa ser mãe e pai de ti mesma; voce não cortou o cordão umbilical psicológico com ela; voce é que precisa conquistar o mundo, a realidade, voce precisa sair da jurisdição dela; voce precisa resolver suas carências, suas dependências... A vida te deu a liberdade e a responsabilidade por si mesma... voce pode ser dona da sua vida.
Faça Psicoterapia, certifique-se, autentique-se de acordo com as coordenadas da vida; descubra quem realmente voce é, qual a sua identidade e seu objetivo de vida.
Abraços

5817 respostas

7 JUN 2022

Nany tudo na vida tem seu tempo, e tudo o que nos acontece é porque também permitimos de certa forma, creio que se auto conhecer irá lhe trazer beneficios para se impôr em alguns momentos com a sua mãe e também outras pessoas.

Att
Psico Natalia Martins

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

3 JUN 2022

Olá

Olá Nany.
Grata por sua participação aqui.
Você descreveu a sua mãe como controladora que invade a sua privacidade, quer gerenciar a sua vida financeira fazendo chantagem psicológica. O melhor caminho é abrir o diálogo aberto, sincero e mostrar que é chegada a hora de mudarem esses comportamentos caso contrário o relacionamento poderá ser afetado devido à mágoas que vão se acumulando de ambas as partes. Poderá também sugerir que façam terapia Familiar para tratar desse assunto. Fico à disposição.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

3 JUN 2022

Olá Nany! Obrigado por escrever. Vamos conversar mais profundamente, muito mais profundamente? Mães e pais costumam querer administrar a vida dos filhos porque, por suas experiências, vivências, sentem-se mais experientes, conhecedores da vida, e gostam muito de seus filhos. Também querem controlar porque controlando a vida dos filhos, dão maior sentido para a própria vida e sentem mais jovens: "os filhos ainda estão imaturos".
Filhos querem ter autonomia, mas demoram-se, em sociedade complexa como a nossa, a perceber as armadilhas, e prioridades da vida.
Certamente esses forças temperam a convivência de vocês. Aos trinta e seis anos, é preciso ousar viver com autonomia, mas com estratégia e adequação viável. Pais e mães, a seu jeito, com suas limitações, querem o bem de seus filhos.
Estarei a disposição para te ajudar.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão vigentes. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maior parte dos ditos: "líderes religiosos" querem é dinheiro, são falsos. São atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Volte a usar máscara; a dengue está aumentando, embora disfarçada pelos sintomas mais leves, devido a vacina. Evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.