Tenho 23 anos e tenho e não sei o que fazer da vida,

Feita por >Elias · 11 nov 2022 Desenvolvimento pessoal

Recentemente passei por um termino, eu fui o causador acabei sendo agressivo com meu ex namorado, eu ja vivi isso em outros relacionamentos, mas dessa vez parece que foi a primeira vez q eu amei ( ta doendo demais) , a questão é que eu sempre me vejo muito dependente do outro, ver que ele tem amigos,uma vida que flui sem mim me deixa em um estado de crise muito grande, elas vem aumentando muito.
É uma sensação de que qualquer pessoa ou coisa é mais interessante do que eu.
Agora esse ex em questão voltou a me procurar dizendo que não quer desistir de mim, mas que eu tenho que melhorar para que isso aconteça.
Esse retorno do nosso contato esta me deixando louco por que eu estou vendo tudo voltando, a sensação de perda de medo a ansiedade de uma simples resposta.
Eu vejo que ele lida muito bem com isso, mas eu ….
Eu paraliso tudo q ele fizer parece que pode me levar ao ceu ou ao inferno.
Eu to desesperado…..

A melhor resposta 14 NOV 2022

Elias,
E, realmente voltará a perdê-lo se não resolver o que está te atrapalhando...
Voce precisa superar suas carências, sua dependência!
Precisa fortalecer a si mesmo, precisa conquistar a tua autoestima, precisa aprender a se valorizar, conquistar a ti mesmo.
Voce não veio para ser dependente, precisa aprender a viver sozinho... a falta que voce sente não é um outro que preenche... é voce mesmo que precisa realizar.
Precisa fazer Psicoterapia para ser auxiliado; sozinho, não vai conseguir.
Precisa resgatar a sua inteligência natural... voce a substituiu pelo que os outros te ensinavam.
Voce abandonou a si mesmo para ser o que os outros quiseram... hoje, com 23 anos quanto por % é o que a vida queria que voce fosse e quanto por % é o que os outros quiseram?
Por isso o medo e a ansiedade!
Abraços

5817 respostas

28 NOV 2022

Olá, Elias. Essa sensação que você tem, é algo que é sua mesmo, pois tais comportamentos possivelmente vêm lá da sua infância em que ou passou de fato por um abandono ou teu sistema nervoso registrou isso em situações em que possivelmente era deixado só. Sua dor maior é a do abandono, e você está vivendo só nela, não vendo seus poderosos recursos ou caminhos mais saudáveis. Essa pessoa te dá importância, quando você mesmo não enxerga isso devido ao que deve ter passado de traumas que ficaram aí marcados em você. Agende uma terapia e saiba reconhecer e colocar em prática seus recursos , saiba fluir nessa vida, entender quem você é, o que gosta de fazer , com quem gosta de estar e deixar com que o outro também exista, senão , ninguém vai aguentar porque sufoca demais a pessoa viver em prol somente da outra e não ter outras visões e projetos interessantes na vida. Eu te aguardo para uma terapia que vai fazer você se entender e viver um relacionamento saudável e consequentemente feliz! Tudo de bom!
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

15 NOV 2022

Olá Elias,
O relacionamento não pode ser o único foco da vida de uma pessoa. É preciso focar nos estudos, no trabalho, na família, nos amigos, nos livros... senão, acaba sufocando o outro.
A psicoterapia pode te ajudar a melhorar. É preciso se fortalecer emocionalmente, trabalhar sua autoestima e traçar planos futuros.
Fico a disposição, caso queira se aprofundar.
Rute Martins - psicóloga clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

12 NOV 2022

Olá Elias! Obrigado por escrever. Pela história contada e pelo seu jeito de dar título ao assunto e escrever, a prioridade será você delimitar melhor tua identidade; namorar a si mesmo como prioridade. Será bastante recomendável que você conte com a assessoria científica de um psicólogo.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores.