Tenho 22 anos, mesmo eu sendo de maior podem me controlar?

Feita por >Lary · 3 jun 2023 Terapia familiar

Olá, tenho 22 anos estou há 2 anos morando com o meu avô e madrinha por conta que meu pai faleceu em decorrência do covid. Até então não estava trabalhando por isso vim morar com eles, só por estar dependendo acham que tem o direito de controlar, o meu horário de ir e vir. Estou namorando e quero sair durante os finais de semana e não concordam (mesmo eu já tendo apresentado ele). Vivem falando que meu pai não me educou direito, acham que tudo tenho que dar amém sabe, estou cansada mas não consigo conversar porque sempre dá briga.

A melhor resposta 5 JUN 2023

Olá Lary, espero que esteja tudo bem com você!

Embora você já tenha 22 anos e seja maior de idade, você ainda não possui independência absoluta sobre sua vida, do ponto de vida financeiro, laboral e pessoal, pois ainda depende de sua família para morar, e para obter recursos básicos para seu desenvolvimento pessoal, e sua independência. Como você ainda está morando com eles, dividindo a mesma casa, e o mesmo teto, é importante que você tenha um bom diálogo com eles, e procure compreender que eles desejam o melhor para você. As regras, os combinados entre vocês, devem ser colocados sempre em diálogo, e devem favorecer a boa convivência entre vocês todos. Procure ser um pouco mais compreensiva neste sentindo, e busque entender que, enquanto estiver vivendo junto a eles, você terá que ceder em alguns pontos, pois ainda está vinculada a sua família. Procure aproveitar esse momento e essa oportunidade para se concentrar realmente em seu desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional. Busque estudar, se formar e se tornar capacitada para que possa trabalhar, e, com o tempo, construir sua independência financeira, até mesmo para seu namorado. Essa é a idade que você tem para isso, para que no futuro você possa entrar em um relacionamento, de maneira mais independente, sem ter que ficar dependendo de terceiros (familiares ou não), para você fazer suas escolhas. Esse é um momento propício para você crescer e buscar sua emancipação. Não deixe ele passar em branco, e comece a plantar agora, o que você deseja colher no seu futuro. Isso é algo que depende exclusivamente de você. Se desejar aprofundar no assunto, recomendo um acompanhamento com um profissional de Psicologia. Acredito que isso irá te ajudar em seu amadurecimento, e melhores escolhas para sua vida.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

919 respostas

8 JUN 2023

oi! você estar precisando de ajuda? Então é só marcar uma consulta comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

6 JUN 2023

Olá Lary, obrigado pela pergunta. Bem, de fato você é adulta e responsável pelas suas escolhas, todavia como você não tem independência financeira e está morando na casa de parentes, estes se sentem no direito de ditar as regras. É uma situação delicada e o melhor que você pode fazer é buscar sua independência financeira. Eu entendo suas necessidades, mas pelo que você colocou os pontos de vista parecem divergir bastante.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

5 JUN 2023

Oi Lary, ser controlado não é uma questão de idade, mas uma forma de se relacionar. Claramente você, seu avô e sua madrinha discordam sobre a participação deles na sua vida. Você vai precisar encontrar uma forma de viver bem nesse ambiente, descobrir o que é realista esperar e o que fazer. Terapia ajuda muito ter um espaço para pensar e entender essas situações complexas da vida. Abraço

Gisele Rodrigues Psicólogo em Florianópolis

25 respostas

5 JUN 2023

Olá Lary,
Agradeço o teor da sua pergunta, pois ela traduz a dúvida sobre qual o significado de "ser maior de idade". O fato de você ter ido morar com seu avô e madrinha após a perda do seu pai, determinou uma mudança brusca em sua vida, com novas condições e ajustes a serem feitos. Talvez, o alto nível de cobrança que você sinta, seja por proteção a você. Mas, se isso está lhe causando desconforto ou prejuízo emocional, é preciso haver diálogo entre você e seus gestores atuais, onde você possa se colocar e negociar com eles uma maneira menos danosa de se relacionar. Considero importante você investir na busca de atendimento psicoterapêutico, para que seus pensamentos e ações possam reproduzir o amadurecimento que você se propõe tanto para você mesma, quanto para os seus gestores (avô e madrinha). Inicie o mais breve possível sua terapia para que esses nós possam ser desfeitos.
Estou inteira a seu dispor para iniciarmos sua jornada psicoterapêutica. Agende um horário comigo.
Abraços, Anamaria

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

5 JUN 2023

Lary
O que significa "maior idade" para você? É ter mais de 18 anos?
Você é responsável pelas suas escolhas e decisões?
Qual o nível da sua dependência?
Você é independente?
A sua segurança está baseada em que? Dinheiro? Competência laboral (trabalho)?
Qual o medo do seu avô e madrinha?
Quem sabe voce dialoga com eles?
Como voce pode fazer para não entrar na briga e dialogar?
Este é o caminho

5830 respostas

4 JUN 2023

Olá Lary! Obrigado pela pergunta. Pergunta intrigante. Podem porque estão controlando. Você mesma relata isso. De outro lado, do ponto de vista da lei, uma pessoa de vinte e dois anos, com sanidade e desenvolvimento mental normal, responde plenamente por si mesma. A questão do aprendizado da cultura e da maturidade é outra história. A sociedade complexa é exigente, cobra seus preços. Avô e madrinha, geralmente gosta de neta e afilhada, querem o seu bem. Vivem os entendimentos de vida, conforme aprenderam em seu tempo de cada idade. Os jovens querem ser livres, ousar coisas, mas muitas vezes, agem precipitadamente sem ver os riscos e inadequações.
O diálogo, o entendimento, a observação das coisas, com os devidos cuidados e gradativos avanços para a autonomia, são importantes.
Cuidado: quem vai te apoiar nos erros e dificuldades, são o avô e a madrinha.
Vamos amadurecer?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.