Tenho 20 anos e não tenho liberdade

Feita por >Bruna Leticia de Sousa Barros · 17 abr 2022 Terapia familiar

Tenho 20 anos, moro com minha mãe e meus avós, são muito religiosos e por isso tenho q viver a vida do jeito q eles acham certo, não posso ir a uma festa, não posso ficar depois das 19:00 na rua, não posso dormir na casa de um namorado, ou ir a cada de amigas, e além de tudo isso tenho q seguir a religião que eles desejam q eu siga. Gostaria de saber como contornar essa situação, sinto como se ainda tivesse 15 anos e estou sendo vigiada 24hrs por dia.

A melhor resposta 25 ABR 2022

Oi Bruna Letícia de Souza Barros,
E não espere que eles te deem a liberdade; eles não vão dar, nem quando fizer 40 anos porque na visão deles, eles estão te protegendo, por que "amam" voce.
A liberdade é uma conquista sua, depende do seu posicionamento, do teu querer, depende de uma escolha e uma decisão sua.
Você tem a liberdade, mas precisa se mostrar responsável pelas suas escolhas.
Voce é dona da sua vida! Se sente assim? Então lute para conquistar.
Qual o seu grau de dependência financeira?
Qual o seu grau de dependência emocional?
Qual o grau de segurança que podes dar a seus avós e mãe que voce sabe se cuidar?
E o que é se cuidar?
Voce está iniciando a sua vida social, mas sabe quem e voce? O que veio fazer aqui?
Quando seus avós e mae estiverem seguros eles te deixam sair.
Primeiro, prove para si mesma que é capaz de se cuidar, que é responsável pelos seus atos, suas escolhas e decisões.

Abraços

5817 respostas

22 ABR 2022

Olá, Bruna.

Li seu relato com muita atenção. Você nos escreve falando do quanto você se sente vigiada. Sua família tende a guiar pela vida que eles escolheram para ti. Há diversas proibições.

Compreendo sua questão, percebo que isto pode lhe gerar um desgaste emocional. Sua liberdade, autonomia, estão comprometidas. Você gostaria de uma solução. Se você me permitir uma sugestão, e se for de sua vontade, uma boa conversa em família pode ajudar. Também lhe sugiro psicoterapia, sinto, que tal situação pode lhe fazer precisar de apoio emocional.

Hugo Henrique Carvalho de Souza
Psicólogo
CRP02/24947

Hugo Henrique Carvalho de Souza Psicólogo em Recife

71 respostas

18 ABR 2022

Olá Bruna! Grato por escrever. A liberdade é um processo em constante construção, que precisa do tempero com alguns compromissos básicos: maturação de discernimento, aprendizado de construção de vinculações de qualidades, profundidades e intensidades diferenciadas. A liberdade necessita de turma de colegas e conhecidos consistentes, de estudos sérios e consistentes, de trabalho sólido, saudável e ético. De outro lado, certamente a intenção da tua mãe e avôs é a melhor, segundo o que eles conseguem compreender. Todo jovem precisa viver certa luta (boa) com a geração dos seus pais, no sentido de atualizar as formas de viver a juventude, mas nunca podem descartar as vivências dos mais velhos, nem considerar que esses mais velhos desejam (na visão deles), o seu bem.
O estudo sério e consistente, o trabalho comprometido e com aprofundamento, temperado com amizades e atitudes éticas, saudáveis, integradas com os corretos hábitos culturais, darão a você a segurança para formar seu jeito pessoal de dosar, direcionar e responsabilizar-se pela tua liberdade saudável, ética, espontânea, original e realizadora.
Os cientistas verdadeiros (a maioria): professores comprometidos, pesquisadores, professores universitários sérios, são bons faróis.
Estou a disposição para maiores esclarecimentos.
Abraços virtuais ( Com pandemia verdadeira não resolvida ainda, maioria de falsos políticos, grande maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Respeite a Ciência. Seja ponderado com a máscara, com o distanciamento físico, cuidando com afeto da aproximação humana!

8644 respostas

18 ABR 2022

Olá
Acredito que essa passagem para a vida adulta gera muitas angústias inclusive nas pessoas que convivem conosco, uma vez que precisam compreender novamente que as mudanças acontecem e fazem parte de um processo de amadurecimento. Em um processo de terapia talvez seja mais fácil lidar com isso uma vez que, se for necessário, podemos trazer os familiares para a sessão e tentar mediar a relação, explicando que a liberdade é essencial e precisa ser respeitada. Além disso, pode te ajudar a passar por esse processo da melhor maneira possível.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

18 ABR 2022

Olá Bruna, tudo bem?
Imagino como deve estar sentindo com tantas regras e imposições na familia.Busque por um acompanhamento psicológico na sua cidade.
Um abraço

Lilian Guedes Psicólogo em Salvador