Eu tenho 24 anos e moro com meus pais e não tenho muita liberdade

Feita por >Anônimo · 13 out 2021 Terapia familiar

eu posso dormir na casa do meu ficante quando eu quiser?
mesmo se meus pais nao gostarem?
Porque tem o namorado da minha prima e ele dorme quase todos os dias na casa dela e ele tem uns 15 anos.
e eu que tenho 24 nao posso fazer nada e sair pra lugar nenhum e fico o dia inteiro tracada dentro do meu quarto,as vezer eu queria não existir

A melhor resposta 18 OUT 2021

Olá!
Seria indicado que iniciasse a psicoterapia por ser um processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional, entendendo se existem aspectos de super proteção em sua criação os quais estão atrapalhando na comunicação e mudança de postura diante dos seus pais.
Não deixe de procurar ajuda!

Maitê

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

20 OUT 2021

Olá! Dormir na casa do seu ficante ou não vai depender das regras que sua família tem. Quando a gente mora com nossos pais precisamos seguir as regras deles, o que você pode fazer para mudar isso é não depender deles, ter sua independência.
O que hoje você pode fazer é ter uma conversa franca com eles, dizendo como você se sente quando eles te tratam assim.
Se necessário, conte com apoio profissional. Se estiver muito difícil enfrentar este período, procure ajuda terapêutica. Com um atendimento especializado é possível encontrar ferramentas para superar essa fase com mais clareza.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

15 OUT 2021

Oi Raquel,
Tudo é uma conquista.
Por enquanto, está vivendo na casa dos teus pais e lá, as regras são estas.
Voce pode construir a tua realidade, conquiste, nada é dado de forma gratuita.
O que voce está fazendo para ter a vida que quer?

5817 respostas

14 OUT 2021

Se vc ainda mora na casa dos seus pais, as regras são deles. A vc cabe apenas honrar e respeitar. Cada família tem suas regras, e as regras da casa da sua prima não devem ser parâmetros pra determinar as regras da sua.
Com 24 anos vc já tem idade suficiente para trabalhar, se sustentar, sair de casa e criar suas próprias regras.
Ficar se autovitimizando só mostra sua imaturidade para enfrentar dificuldades comuns da vida.
Busque ajuda profissional, para amadurecer e tomar decisões mais assertivas.

Renata Palombo Psicóloga Psicólogo em Diadema

77 respostas

14 OUT 2021

Raquel! Esse seu segundo texto confirma as teses do anterior. Certamente ficar trancada no quarto o dia inteiro, sem propósito, acumula energia, na questão anterior, direcionada para objetos (crianças), de forma altamente equivocada. Você precisa de rotina de vida, precisa de argumentos próprios. Ficante não é conceito pleno, é camuflagem de limitações; namorado de prima é realidade dele e dela, não explica nem justifica a tua. Construa tua história com autonomia. Nunca se esqueça que seus pais, com erros e acertos, com coerências e incoerências, querem o seu bem. Falta a você objetivos para construir a si mesma: estudo cooperação doméstica, trabalho, circulo de colegas e conhecidos, esportes, artes, etc.
Abraços.
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

14 OUT 2021

Oi Raquel!

Essa busca por independência e autonomia é super comum. Pode ser interessante abrir um diálogo com teus familiares sobre seus desejos, vontades e teus incômodos, ouvindo e compreendendo o ponto de vista deles e, se possível, buscando uma solução saudável para ambos.
Pode ser interessante buscar um profissional para caminhar contigo por esse caminho, Raquel. Muitas dúvidas e conflitos podem estar surgindo, ou ainda vão surgir, o que é comum também. Um profissional pode te ajudar.

Caso queira, estou disponível. Fica bem! Abraço!

Psicóloga Karla Paiva Psicólogo em Fortaleza

14 respostas

14 OUT 2021

Ei, Raquel
Espero que esteja tudo bem
Vejo que você está no processo de busca por independência e autonomia, o que é bem comum na sua idade. Esse processo pode ser marcado por muitas dúvidas e conflitos geracionais.
A resposta para a sua pergunta pros amigos deve vir de um terceiro, isso não facilitaria o teu processo de autonomia. É um conflito que você precisa resolver e qualquer profissional vai te acompanhar nisso (não resolver por você).
A princípio, te incentivo o diálogo com seus familiares e explique seus desejos, veja a reação deles e busque uma argumentação, com calma, claro.
Conte comigo se precisar nesse caminho de descobertas e conflitos!

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

14 OUT 2021

Olá Raquel.
Reafirmo a resposta da sua pergunta anterior e mais ainda que procure ajuda profissional pra desenvolver a sua auto estima e assertividade.
Fico mais uma vez à disposição.
Maria NAir,
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba