Sustento minha família, mas quero viver minha vida.

Feita por >Luiz · 23 jan 2022 Desenvolvimento pessoal

Tenho 28 anos e desde os 24 sustento meus pais, que não estão trabalhando e nem são aposentados. Há tempos sinto que não tenho mais privacidade e aos poucos vou perdendo a vontade de socializar, pois morar com meus pais me faz sentir inferior as pessoas em minha volta, que são independentes vivendo suas vidas. Não tenho condições de sair de casa e duplicar minhas contas, pagando 2 alugueis, contas de água, luz etc.. Isso está pesando na minha vida cada dia que passam, não sei o que fazer.

A melhor resposta 4 FEV 2022

Olá Luiz
Então, nada contra o voce estar morando na casa dos teus pais, principalmente se estás solteiro.
Mas, o que voce fez com a tua independência? Com a tua autonomia? Quem impede de voce viver a sua vida?
Não espere que os outros te deem a liberdade ou a permissão de voce viver a sua vida... isso é uma conquista sua.
Voce é dono da sua vida, pode viver do jeito que voce quiser, pode fazer todas as experiências que voce puder. A vida te deu a liberdade e o livre arbítrio para voce fazer as suas escolhas. Por que voce terceiriza a sua vida? Até os 18 anos, ok, os pais tinham jurisdição sobre voce, mas depois, não mais.
Qual é o problema? Medo? Insegurança? Se vê pressionado pelos pais?
Então isso sim pode estar impedindo voce tomar as rédeas da sua vida em suas mãos...
Se precisar de ajuda, faça Psicoterapia, algumas seções, depois voce anda sozinho.
Embora tenhamos que ser gratos aos pais, por eles terem proporcionado a nossa existência física e ter cuidado de nós, voce não nasceu para ficar submisso a eles; voce nasceu para se realizar, construir o seu sonho de vida, ser feliz.
Veja que voce construiu a jaula que te mantem preso... ouse romper as barreiras e conquistar o seu espaço.
Abraços

5864 respostas

9 FEV 2022

Luiz. Situação difícil. Seus pais aparentemente dependem de vc. Eles n podem trabalhar ?
O no q te impede de viver uma vida normal?
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3149 respostas

24 JAN 2022

Olá Luiz. Você explicou muito bem a sua situação. O seu papel na família se tornou mesmo fundamental. A vida pessoal tem sempre essa equação: a pessoa decide a vida mas a vida também decide a pessoa; e é isso que acontece sempre. De modo geral, a experiência das pessoas é mesmo mais de interdependência do que independência. Ou seja, o maior desafio para você é administrar muito bem esta divisão forçada na sua vida: é preciso definir, limitar, marcar e aproveitar os seus momentos sem misturar com suas obrigações familiares. Psicologo Online Custodio Cruz

Custódio Silva Psicólogo em Ouro Preto

97 respostas

24 JAN 2022

Ola, Luiz
De acordo com o seu relato poderia pontuar algumas coisas principalmente à questão do diálogo na sua família. Nesse espaço, você consegue se colocar e ser ouvido?
Você fala também do fato de se comparar ao outro, sentir-se inferior e perdendo a necessidade de interagir e se socializar. Diante disso, percebo uma mistura de sentimentos e um estado de conflito pessoal muito intenso. Sugiro a busca de um profissional em que possa trabalhar seus sentimentos e melhor conduzi-lo de acordo com suas necessidades.

Anônimo-396986 Psicólogo em Rio de Janeiro

55 respostas

24 JAN 2022

Olá Luiz! Grato por escrever. Precisaremos de mais dados para que possamos te ajudar de forma mais consistente e personalizada. Seu relato mostra uma situação pouco comum. A mais comum é a acomodação dos filhos em casa, com os pais sustentando. Algumas informações ainda faltam: idade dos seus pais, saúde deles, formação escolar, histórico de trabalho deles. De outro lado, será preciso ver também os desdobramentos de possível tomada de decisão e como você se sentira. Cuidado com a culpa, com o sonho, com a liberdade.
Querer viver a própria vida, em qualquer idade, especialmente na juventude, envolve uma parte de possibilidades imaginárias que podem conter contato ou não com a realidade: cuidado com as fantasias.
Veja nossos perfis, escolha um de nós, com esse tipo de vivência, passe por uma assessoria científica mais embasada e específica.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se!
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8689 respostas

24 JAN 2022

Olá, Luiz
Abandonar esse espaço pode gerar muitos conflitos familiares, por isso, a princípio, te sugiro uma conversa com seus pais, afim de explicar como você se sente e ver o que eles podem fazer para te ajudar.
Esse momento "conflituoso" pode ser um lugar propício ao surgimento de conteúdos para se trabalhar em terapia. Levar essas situações para uma analise pode nos fazer perceber os sentimentos que estão relacionados a isso, pensar melhor sobre o histórico desse fenômeno, qual a parte que nos cabe dele, etc.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha