Sufoquei sem perceber uma pessoa importante. O que faço?

Feita por >Calleb · 23 ago 2020 Habilidades sociais

Em primeiro lugar: tu não precisa se esforçar pra eu te achar mais legal itals, eu gosto de pessoas transparentes.
Em segundo lugar: tu já sabia muito bem que eu não gosto de sufoco.
Em terceiro lugar: o passado fica lá, não quero lembrar.
Em quarto lugar: eu quero ver mudança em ti, eu quero que tu evolua pra ter um bom futuro, que você seja independente que não precise de ngm pra viver. Até hoje ngm morreu de amor, e tu não vai ser o primeiro. Boa noite. Ela mandou isso e Eu amo muito ela ela é virtual a gente tem dois anos de amizade e nesse tempo teve altos e baixos mas ela me broqueo do nd e depois eu percebi que eu tava sufocando ela que tava cobrando ela coisas e isso eu n sabia eu n sabia eu n queria perde ela eu tava com medo ansioso insegurança de mais cobrando ela coisas sufocando ela e eu n posso perde ela assim tem semanas que a gente n conversa e to bloqueado eu n sei o que fazer eu so penso nela, eu so lembro dela eu n consigo fazer nd eu to muito mal porfavor isso ta horrível isso É horrivel eu n sei se ela gosta de mim ainda se se importa se vai me desbloquear eu n quero perde ela assim foi tudo tao sem querer e ela é
tão importante pra mim e isso tá acontecendo assim isso é injusto eu n sei o que fazer

A melhor resposta 24 AGO 2020

Oi Calleb,
Pelo modo que escreveu, eu entendo que ela é uma pessoa importante pra você!
Mas o que seria interessante pensar, é quais são os critérios do relacionamento de vocês?
O relacionamento dentre outras coisas, é construído por admiração, compreensão, amor próprio. Estar em um relacionamento onde um lado investe insegurança, cobrança, medo... o outro lado vai se sentir sufocado e é difícil a relação ser sadia, porque não tem troca, entende?
Para reconquistá-la ela te disse tudo o que precisa fazer. Ela quer ver seus planos para o futuro, que seja independente, ela não quer ser o motivo da sua felicidade a sua razão de viver. Em um relacionamento os dois tem que andar lado a lado, quando um precisa puxar o outro é sinal que algo não está bem.
Procure ajuda, busque um psicologo para trabalhar a dependência emocional, seus projetos de vida.
Vai melhorar muito, seus relacionamentos.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

24 AGO 2020

Olá Calleb! Grato por participar. Leia meu texto inteiro, por favor. Virtual é cinema. No caso, como durou dois anos, é novela de dois anos de duração. Novela muito intensa, realizada por dois atores, que confundiram papeis, limitados por computadores distantes, como se acontecesse a riqueza do convívio real. O convívio real nos prepara para vida, a virtualidade nos ilude que estaremos convivendo plenamente e preparados, mas é uma ilusão, uma ilusão perigosa, que nos torna muito vulneráveis.
Perceba que ela, frágil como você, por exercitarem pouco a troca real, coloca regras como se essas regras, bastassem por estarem escritas. Por exemplo, roubar é uma regra escrita, com penalidades duras e lutas com unhas dentes, por parte do roubado, para evitar, e ainda assim, algumas pessoas roubam.
De certa forma você está roubando de si mesmo a importância de construir interações reais, de ter o centro do sentido da tua construção em si mesmo.
Se importarmos um super computador e não soubermos como lidar com ele, não terá sentido a importação. Se tivermos uma pessoa tão boa, tão correta, tão rica de possibilidades, mas nós mesmos, não formos importantes para nós, não soubermos lidar com a importância e riqueza daquela pessoa, não poderemos sustentar a manifestação das riquezas e profundidades que aquela pessoa apresenta. Por essa razão, temos que nos valorizar, nos aperfeiçoar, ter rotina de vida saudável, realizar coisas éticas, significativas para nós, socialmente bem vistas. Certamente vivendo essa riqueza que podemos ser, as pessoas quererão desfrutar do convívio conosco.
Um namoro virtual é infinitamente pequeno diante da totalidade que, potencialmente poderemos ser. Um namoro real, com encontros reais, com observação de vida, com diálogo, igualdade, maturidade, é muito pequeno diante da totalidade que cada ser humano é. É preciso que cada um dê a si mesmo, a oportunidade de de se conhecer mais, expandir possibilidades e potencialidades, ter namoros, vínculos, mas ser maior, muito maior, do que seus vínculos e amores.
Espero ter contribuído. Estarei à disposição para os possíveis aprofundamentos que se fizerem necessários.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, processo sábio de passagem, abertura mental, ética, persistência, empatia, Ciência!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.