Sou casada mas eu quero ficar com meu amigo.

Feita por >Sebastiana · 27 mai 2024 Abordagem psicológica

Sou casada há 5 anos, amo meu marido, amo minha vida de casada. Voltei a trabalhar recentemente conheci um colega de serviço que virou meu amigo e de repente comecei a me encantar por ele. Agora eu tento evitar conversar com ele, porque só a presença dele já me ilumina e eu morro de vontade de ficar com ele. E o interesse dele em mim é claro, ele chega a sentir ciúmes de mim quando converso com outras pessoas. Não o vejo como uma pessoa que eu namoraria pela imaturidade dele e ainda acho ele burro. Mas mesmo assim tenho sentimentos e tenho medo de fazer alguma besteira. Agora eu comecei a considerar sair do serviço.

A melhor resposta 28 MAI 2024

Olá Sebastiana, boa tarde! Como vai? Bom, imagino que muitos psicos aqui já te ajudaram, mas sempre cabe mais uma ajuda não é? Hehe
Então, sobre a sua demanda: sinto muito por vc! Muitas vezes se culpamos por algo sair fora da curva. Pelo que contou, vc apenas está tendo desejos, atração sexual. Pois no amor vc tem a admiração, tem outros elementos que contribuem, porém, o amor é construído ao poucos. Segundo a psicologia baseada em evidências, o amor precisa ser construído e leva tempo. E o que vc traz é uma atração mesmo, uma “fantasia” algo que é normal. A partir daí vc precisa excluir qualquer hipótese ou elemento. Exemplo: manter distância. Não alimentar sentimentos e comportamentos, encerrar mesmo. Por outro lado, volte a atenção para o seu marido, talvez fazer coisas q não fazem mais. Falo isso considerando o que vc trouxe “sou feliz com meu marido”. Se precisar de ajuda, estou aqui! Ambivalência emocional é algo que podemos trabalhar em terapia.

Mariana Schveeidt Velho Psicólogo em São Paulo

5 respostas

28 MAI 2024

Bom dia, Sebastiana! Obrigado por escrever. Certamente você está falando de impulsos, instintos. Por cima dessa questão ainda considera seu amigo imaturo e burro. Quando ponderamos prática sexual, precisamos considerar a profundidade, a intimidade, a exposição e a mobilização de emoções dos que vivenciam, assim como as emoções de pessoas que, por razões do vínculo que experimentam, como lidarão no futuro.
Cuidado, muito cuidado. Antes de fazer algo, é preciso saber como lidar com os potenciais desdobramentos dessa atitude.
Não sei se é necessário sair do trabalho. A questão amadurecida será o autocontrole com a devida maturidade e retidão de postura.
Desenvolvendo isso, não precisarás sair do trabalho.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9054 respostas

28 MAI 2024

Sebastiana
Estás num mundo de possibilidades, estás casada e bem casada, mas sente desejos por outro.
A vida te deu a liberdade e o poder de escolha. Saiba que cada escolha gera suas consequências, seus resultados.
Mas voce é livre, então, qual o impedimento? Qual o uso que ele pode fazer disso?
O ciúme dele não pode prejudicar teu casamento?
Cuidado com a manipulação.

6146 respostas

28 MAI 2024

Querida Sebastiana. Que situação desafiadora não é mesmo? Obrigada por compartilhar seus sentimentos e preocupações aqui na plataforma. Você está enfrentando uma situação muito difícil e seus sentimentos são completamente compreensíveis, espero te ajudar de alguma forma.

Primeiro, é importante reconhecer a complexidade das emoções humanas. É possível amar profundamente seu marido e ao mesmo tempo sentir-se atraída por outra pessoa. Esses sentimentos podem surgir por várias razões, incluindo a novidade e a excitação que um novo relacionamento pode trazer.

Você mencionou que ama seu marido e sua vida de casada, e que tem consciência das limitações e imaturidades do seu colega de trabalho. Esse é um ponto crucial e demonstra sua clareza em relação ao que é realmente importante para você.

Evitar conversar com seu colega de trabalho é uma estratégia sábia para proteger seu casamento e suas próprias emoções. No entanto, é fundamental que você também reflita sobre os motivos que a levam a se sentir atraída por ele. Às vezes, sentir-se atraída por alguém novo pode ser um sinal de que algo precisa ser revisitado ou renovado em seu relacionamento atual. Pode ser útil avaliar se há áreas em seu casamento que precisam de atenção ou rejuvenescimento.

Conversar com seu marido sobre seus sentimentos pode ser uma opção, mas essa é uma decisão muito pessoal e delicada. Se você sentir que isso poderia prejudicar a confiança entre vocês sem trazer benefícios claros, pode ser melhor buscar outras formas de lidar com a situação primeiro.

Considerar sair do serviço é uma decisão significativa e deve ser ponderada com cuidado. Se o ambiente de trabalho está se tornando insuportável ou se você sente que sua integridade ou seu casamento estão em risco, pode ser uma opção válida. No entanto, antes de tomar uma decisão tão drástica, seria recomendável explorar outras possibilidades, como estabelecer limites claros com seu colega ou buscar apoio profissional para lidar com seus sentimentos.

Buscar a ajuda no processo de psicoterapia pode ser muito útil nesse momento. Posso ajudá-la a explorar seus sentimentos de forma segura e a desenvolver estratégias para lidar com essa situação, você precisa ser ouvida e acolhida.

Sebastiana, você já demonstrou muita força e sabedoria ao reconhecer seus sentimentos e buscar evitar situações que possam comprometer seu casamento. Continue a confiar em si mesma e a tomar decisões que estejam alinhadas com seus valores.

Com afeto,

Tayhana Queiroz

Tayhana Queiroz Psicólogo em Fortaleza