Sou casada e me envolvi com uma outra mulher oq fazer ?

Feita por >A&D · 19 jul 2022 Abordagem psicológica

Olá sou casada e assim q iniciei a faculdade de arquitetura comecei uma amizade mto intensa com a pessoa pela qual sou perdidamente apaixonada hoje , na época ela era noiva nos tornamos confidentes e mto parceiras tínhamos a necessidade de ir a faculdade só para nós ver e estar perto uma da outra, ela falava de seu relacionamento eu do meu éramos carinhosas, atenciosas uma com a outra até q um certo dia notamos q estava rolando algo diferente já estávamos sentindo mto ciúmes uma da outra , até q um dia tivemos uma cvs e ela m perguntou se eu achava q estava rolando algo diferente entre nós , e eu disse q sim pois tinhamos outras amizades e nunca tínhamos vivido está sensação , ela parou e me disse (você sabe neh q nunca vai acontecer nada entre nós neh?) eu olhei pra ela e disse sim eu sei mas já estava apaixonada.
Isto pq nossa relação nunca poderia acontecer pois somos de família evangélica e conservadora e jamais nós imaginávamos nós envolvendo com alguém do mesmo sexo, após esta cvs no dia seguinte a chamei para ir ao cinema e almoçar após a faculdade e ela foi eu já não estava mais aguentando a paixão q fervia em mim, na hora do filme eu a abracei e tentei a beijar msm desesperada e não sabendo a reação dela , no início ela relutou depois ela se virou toda linda pra mim e cedeu ao meu beijo desde então não nos desgrudamos mais vivemos um amor intenso cada dia nos amando mais , fugimos sempre q podemos para ficar no nosso mundinho mas nosso amor chegou a um estágio q não cabe mais no peito queremos muito viver este amor , mas hoje nós vemos em uma situação bem triste q está acabando com nós, isso devido a família à igreja enfim , ela está sendo pressionada a se envolver com alguém q não quer mesmo me amando muito, e eu estou sufocada pelo mesmo motivo q é a família e a igreja a ficar em um casamento q não m faz mais feliz. Ela sofre por me ver com a pessoa q sou casada e eu sofro em vê-la se envolver por aparências com outro alguém .
Resumidamente é isso nós amamos demais mas parece q nunca poderemos viver assumidamente nosso amor, hoje vivemos em choro e tristeza quando estamos distantes e mta alegria e paz quando estamos juntas .

A melhor resposta 20 JUL 2022

Olá A&D.
Preciso de mais informações sobre a história e a idade de vocês, a duração do relacionamento de vocês duas, a profundidade da convivência são de grande valia para que eu possa dar orientações mais precisas. Mas baseada apenas no que você descreveu vou fazer algumas pontuações que servem para a sua reflexão. Veja que para ter a liberdade que você busca você precisa ter a independência financeira em primeiro lugar. Se você não tiver independência financeira poderá cair na Dependência Emocional e Financeira da sua "namorada". Ou seja você pode sair da dependência familiar e da igreja mas continua refém de outros tipos de dependência. Em segundo lugar vamos supor que você tenha um trabalho, seja independente e more em sua própria casa mas mesmo assim a sua 'namorada' precisa tomar a decisão dela em se separar do marido dela e fazer planos futuros com você. Como estamos falando de futuro ainda não temos a certeza de que isso vai acontecer. Ou se acontecer que vai dar certo. Nesse caso, como você se sentiria se ela não conseguir fazer essa escolha? Ou se ela escolher você e o relacionamento de vocês acabar quais serão as suas redes de contato para apoio afetivo ou eventuais necessidades? Para evitar sofrimentos desnecessários ou conflitos é muito importante que você tome a sua decisão independente da decisão dela. Que você liste as mudanças que VOCÊ precisa fazer da mais fácil para a mais difícil. Coloque em prática uma a uma o quanto antes possível. Acredito que quando o problema é muito grande dividi-lo em partes é a melhor solução. Veja quais decisões SÓ DEPENDEM DE VOCÊ e decida por si só sem culpá-la depois se as coisas não acontecerem como o esperado. Os namoros são para ver as afinidades e decidir depois por organizar um plano de futuro juntas e por optar relacionamento mais sério. Mas tenha em mente que a grande maioria dos namoros acabam juntamente com a paixão após a convivência mais de perto do dia a dia. Portanto permita-se namorar a si mesma cuidar-se , olhar para outras áreas importantes da sua vida que porventura negligenciou por causa do seu namoro, como família, estudos, financeira, carreira, lazer, social, espiritualidade, comunidade, voluntariado. Traçar os planos dentro da REALIDADE evita muita frustração e dor. Espero tê-la ajudado. Fico à disposição para esclarecer ou desenvolver esses pontos com mais profundidade dentro do processo de terapia.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

5 AGO 2022

Cara A&D
Que nada interfira onde existe prazer, alegria e leveza...
Voce vive numa dualidade: voce é vida e está num sistema (meio).

A Vida (Deus) te dá a liberdade e o livre arbítrio, para voce mesma escolher e decidir o quer e o que não quer para si mesma. Para a vida, nada é certo e nada é errado; não há nenhum Deus castigador, que pude, nem um Deus salvador, que gratifica, isso é invenção das crenças; só existe consequência (resultado) das nossas escolhas e decisões. Sempre podemos escolher...
Quem somos? O que viemos fazer aqui? Para aprender e evoluir, para expandir a nossa consciência.

O sistema (ensino, escola, igrejas, religiões, cultura, costumes, dogmas, leis) te dá o limite, a proibição, a permissão, o feio, o bonito, o pecado, a virtude, o bem, o mal..... te impõe o medo, a ameaça, tudo para te segurar pelo cabresto, para poder te manipular.

Você precisa escolher e decidir a quem ser fiel: a Vida ou ao sistema!
Voce precisa dar a Deus (Vida) o que é de Deus e a César (sistema) o que é de César.
Creio que as duas partes são válidas, mas voce precisa ser o que é – Vida; e saber usar o sistema a seu favor.
Quem escolhe é voce, quem decide é voce.
Voce é responsável pela sua vida, pelas suas escolhas e pelos resultados.
Ninguém é vítima das circunstâncias.
Tudo é aprendizagem para despertar a consciência.
Abraços

5817 respostas

20 JUL 2022

Olá A&D,
Vocês encontram-se numa encruzilhada. O caminho que vai seguir deve ser escolhido por você. Lembre-se de levar em consideração não só as dificuldades e sofrimentos que cada um deles traz , como também a felicidade e paz que irá encontrar na decisão que tomar. Sempre é bom, nesses momentos, contarem com um(a) psicólogo(a) para ajudá-la a se conhecer melhor, suas forças, sua determinação , seus limites. A resposta às suas questões está dentro de você. E só você a possui. Ninguém pode decidir por você. Sempre digo que o momento mais solitário do ser humano é o momento das decisões. Por mais opiniões que tenha ouvido, por mais aconselhamento que tenha recebido, é nessa hora da escolha que nos encontramos sós. Por isso, acredito na ajuda profissional que lhe fará compreender profundamente, seguramente a sua decisão.

Maria Helena Rocha Azevedo Pincherle

Maria Helena Rocha Azevedo Pincherle Psicóloga Psicólogo em São Paulo

7 respostas

20 JUL 2022

Olá A&D! Obrigado por escrever. Será importante vocês refletirem mais profundamente, com a ajuda científica de um psicólogo, para que possam amadurecer caminhos a trilhar. As explicações são socialmente compreensíveis, mas não respeitam a essência do tamanho da decisão que vocês precisarão definir. Não há uma resposta objetiva, que sirva para todas as pessoas em condições assemelhadas. Será preciso construir uma resposta personalizada para você que aqui escreveu. Isso será melhor feito, com a assessoria, científica de um psicólogo.
Toda decisão envolve a melhor compreensão potencial de seus desdobramentos.
Veja nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, e venha, de mente aberta, com persistência disciplina, para uma jornada de autoconhecimento e delimitação de identidade nos tempos atuais.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos, ditos "líderes religiosos", querem é dinheiro, são falsos, são atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras e elimine criadouros de mosquitos.

8607 respostas

20 JUL 2022

Bom dia!
Na vida acontece algumas coisas que nos fazem mudar de rumo, mas é importante que vocês façam uma escolha do caminho a se seguir, e façam as pazes com essa escolha.
Lembrando que mesmo que você opte por viver um estilo de vida que não é seu, por causa dos outros, quem sofrerá as consequências da sua escolha é você; então reflita: "se eu escolher olhando pelos outros, vou sofrer as consequências de todo jeito, o que faz mais sentido pra mim?"
Também recomendo o acompanhamento psicológico para melhorar seu autoconhecimento e também na autonomia para tomada de decisões.

Att,
Psicóloga Raquel Mangini Stinghen

Raquel Mangini Stinghen Psicólogo em Franca