Sou a ovelha negra da família?

Feita por >Jamille · 19 abr 2020 Terapia familiar

Peço ajuda pois não sei mais o que fazer . Meu pai é um alcoólatra , está cada vez pior , ele passa 7 dias bebendo sem parar , os dias que ele bebe a casa vira um auê, devido período de pandemia ele não se aquieta , moro com minha avó, meu filho de 3 meses e ele fala que o vírus é besteira. Minha mãe diz que entregou nas mãos de Deus , diz que não tem mais o que fazer.
A minha avó paterna vive com um neto que ela criou e a atual esposa dele , só que ela é muito negligenciada, ela tem.cancer e sofreu um derrame , então ela não consegue mastigar direito , porém a mulher do neto dela só faz comida assada , comida que ela não pode comer e nem consegue comer , eles vivem do aposento dela , so que ela não usufrui de nada , se não levamos comida , vitaminas pra ela , ela sofre com fome , mais ela não quer sair da casa , pq ela diz que a casa ainda é dela .
Sexta feira meu pai fez um maior escândalo, meu irmão foi até pra cima dele pra bater , minha avó nervos à , eu chamei a polícia mais eles disseram que isso era caso de família e não policia .
Já na casa da minha avó deixaram ela sozinha , viajaram e deixaram.ela sem.nada pra comer ..
Eu disse que ia denunciar mais minha mãe não deixa , minha mãe chora pq não quer se separar do meu pai , minha mãe não quer nada. E eu tô revoltada pq não sei ver as coisas caladas . E ainda dizem que eu sou louca , que eu sou uma filha ruim pq eu não aceito isso, não sei ver as coisas caladas. Me ajudem

A melhor resposta 20 ABR 2020

Olá Jamile.
Deve estar sendo muito difícil para você, querer que as pessoas a sua volta tenham uma vida melhor, e querer que elas mudem para alcançar isso.
O importante, neste momento, é que você cuide de você mesma. Ninguém pode mudar ninguém, apenas a própria pessoa é capaz de mudar a si mesma. E para que sua relação, com estas pessoas, seja mais equilibrada, é muito importante que você procure um psicólogo. Você vai perceber o quanto pode entender a sua postura e das pessoas a sua volta, e perceber o quanto a psicologia pode te ajudar neste momento, afinal seu relato parece demonstrar que você tem sofrido muito.
Para que você possa cuidar de cada uma destas pessoas que você se importa muito, é relevante, que primeiro você cuide de você mesma. Só depois de se estruturar emocionalmente é que você poderá cuidar melhor daqueles que você ama.
Minha especialidade é familiares de dependente químico e alcoolistas.
Estou a disposição.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

20 ABR 2020

Olá Jamille! Grato por participar. Seu relato apresenta vários fatores preocupantes: alcoolismo do pai, desconsideração dos perigos da pandemia, mãe sem ação, avó doente, explorada. Há muitas frentes a cuidar. Sugestões nossas precisam ter a responsabilidade de serem exequíveis, de forma segura para todos. O estatuto do idoso, os respaldos às gestantes, a ajuda aos dependentes de álcool: todos são frentes de atendimento que contam com psicólogos, assistentes sociais, advogados e promotores para ajudar; Será muito útil você pedir apoio a esses órgãos. Talvez seja mais urgente garantir a proteção a sua avó, pois envolve, idade, doença e exploração.
Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Ary Donizete Machado (fique em casa!)