Relação familiar

Feita por >J2.0 · 6 dez 2022 Abordagem psicológica

Minha família me crítica,por que sou muito fechada com eles e não demonstro interesse quando se trata de assuntos familiares.Moro com cinco pessoas,tres tias e minha avó paterna e mal trocamos uma palavra dentro de casa,somente o necessário mesmo e pronto.Cada um no seu canto, não existe e nunca existiu afeto.Quando tem alguma festa, confraternização,até rola um papo legal e tal,mas depois que acaba,voltam as mesmas caras de c* de sempre.O fato de eu não demonstrar interesse,não significa que eu não me preocupo ou algo do tipo é que eu sempre fui assim:mais na minha , mais quieta,calada e tal.Somando isso ao fato da nossa relação ser um tanto quanto fria e o fato que ultimamente eu ando um pouco frustrada...desanimada,contribui para que eu aja dessa maneira,mas distante.Quando estou em casa, quero ficar só deitada, não quero falar com ninguém e não quero que ninguém fale comigo,sou praticamente monossilábica e me dá raiva só de ter que dar um simples bom dia. Acho uma droga ter que sair de casa todos os dias para trabalhar ,ter que que ficar olhando pra cara dos meus chefes, atendendo telefone pra falar com cliente e ainda ter que chegar em casa, ter que olhar pra cara de tudo mundo e cumprimentar ,como se estivesse tudo bem.No fundo a vontade é de sair mostrando o dedo do meio pra todos.A nossa relação sempre foi assim desde quando eu era criança (moro com elas desde os 10 anos de idade,pois minha mãe faleceu nessa época).Então,eu simplesmente não consigo,depois de todos esses anos fingir uma afetividade que nunca existiu,muito pelo contrário,as pessoas da minha casa sempre foram tóxicas e eu não gosto da versão que elas despertam em mim.Me criticam,dizem que sou isso,aquilo,que não faço nada direito.Fazem eu me sentir como a ovelha negra da família.Esse ano me formei na faculdade, trabalho,ajudo nas despesas de casa, não sou de sair e não mexo com nada de errado,mas o mais importante para elas é se eu deixei ou não um copo fora do lugar.Isso lá é fator determinante para o caráter de uma pessoa? Como eu moro de favor,tenho que me submeter à essas e outras coisas que me irritam,mas não posso reclamar e isso é realmente frustrante.Eu até penso em sair de casa, e nunca mais dar notícias,mas tem algumas barreiras na minha cabeça que me impedem de tomar essa decisão.Quando estou fora de casa,rodeadas de pessoas agradáveis ou fazendo algo que gosto,sou uma pessoa bem diferente da que sou dentro de casa. Eu queria ter uma relação mais afetuosa pelo menos com minha avó,mas a relação de merda dentro daquela casa,acabou criando um obstáculo em relação a isso também e eu acho que ela nunca gostou de mim de verdade.Qual atitude eu devo tomar sem ter que ser falsa e fingida?E eu sou realmente obrigada?

A melhor resposta 7 DEZ 2022

Cara J2.O
Até quando vai insistir em ficar neste ambiente?
Já devia estar fora desta casa, precisa resolver e tirar as barreiras que tem na sua mente que possibilite ser o que quer ser.
Quem é voce? Qual a sua verdadeira identidade? Qual é o seu objetivo de vida? O que veio aprender aqui?
Nada é por acaso... voce escolheu este ambiente, voce escolheu estas pessoas para serem teus pais, tua família... o que tem que superar? O que tem que aprender?
E não espere que elas mudem... elas não vão mudar. Voce precisa mudar, voce precisa compreender que precisa criar o teu próprio ambiente, estar na companhia de pessoas que voce goste e não ficar com quem energeticamente são tóxicas.
Mas precisa se corrigir, precisa se responsabilizar por si mesma, foi para isso que voce nasceu... realizar a si mesma e ser feliz.
Desde o primeiro dia da tua gestação voce começou a sofrer as pressões do ambiente e depois quando nasceu teve que se adequar ao que os outros queriam, ao que os outros achavam que era o certo, voce era sempre a errada.
Assim, começou a sentir tristeza, a alegria foi embora, apenas suportava as pessoas, não tinha vontade de interagir.
Hoje, se percebe dessa forma... isto não é voce. Esta, não é voce...
Por isso, precisa sair desse ambiente para que possa restaurar a ti mesma, deletar as informações que recebeu e ousar ser voce.
A vida te deu a liberdade e o livre arbitrio para voce mesma escolher e decidir o que te serve e o que não te serve.
As coisas parecem difíceis até que voce acredite assim. Depois que tomar decisão, começa a melhorar.
Então, não perca tempo, faça Psicoterapia e resolva o que tiver que resolver, pois enquanto voce se esforça para compreender e viver a própria vida e a profissão permanecendo baseada onde outros te alienaram, só há processo de autodestruição e perda progressiva.
Abraços

5912 respostas

8 DEZ 2022

Olá J2.0
Você disse que não se sente próxima da família e que se sente muito criticada por todos da casa. Já chegou a conversar com alguém sobre isso? Já tentou falar com sua avó sobre como se sente? Não sei se teria abertura para isso...
De qualquer maneira, sugiro que busque ajuda de uma psicóloga para tentar melhor compreender a dinâmica familiar e como isso te afeta e muda seu comportamento. Fico à disposição caso queira conversar.

Maíra Priscinotti Sahão
CRP 08/35528

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

7 DEZ 2022

Oi J2.0! Obrigado por escrever. "Quando estou fora de casa, rodeada de pessoas agradáveis ou fazendo algo que gosto, sou uma pessoa bem diferente da que sou dentro de casa", foi a parte do teu texto que quero destacar. Pessoas que convivem com os pais sem a perda ou distanciamento de um deles, ou ambos, mais ou menos aos vinte e poucos anos, na maior das vezes, querem viver em espaço próprio, com autonomia, experimentando desgastes na intensa convivência com os pais, imagine uma pessoa que perdeu a mãe aos dez anos, que não cita o pai!
Será interessante você pensar turma de colegas e conhecidos que sejam éticos, saudáveis, com interesses assemelhados a você, excursões, esportes coletivos de contato, grupos de estudos, grupos de teatro, grupos de serviços, estudos consistentes, trabalho consistente. O isolamento no quarto, não contribui, pelo contrário, atrapalha.
Embora com dificuldades para trocar afetos, tenha certeza que tanto você gosta e vivência gratidão por elas, quanto elas gostam de você. Muitas vezes, o amor temperado pelas histórias de expectativas, necessidades e sofrimentos, parece seu contrário, mas no fundo, é amor.
Amadurecer é preciso, com sabedoria, tolerância e afeto.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.