Sobre a ignorância.

Feita por >Adriany · 17 jun 2024 Terapia de casal

Olá boa tarde sou casada ha 4 anos meu marido sempre me respeitou sempre ajudou nos deveres de casa mais ultimamente ele está sendo muito ignorante comigo fica por qualquer coisa, estou de saco cheio.

A melhor resposta 4 JUL 2024

Olá Adriany!

Entendo o quanto essa situação pode ser frustrante.

Considere se ele está passando por algum estresse ou mudança que auxilie a compreender a mudança de atitudes. Permita-se compartilhar com ele suas preocupações e sentimentos diante dessa mudança que ele vem apresentando. Conversando com calma e assertividade, vocês podem entender melhor o que está ocorrendo e tomar ações para resolver essa situação.

Fico à disposição.
Abraço Adriany!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

177 respostas

17 JUL 2024

Olá Adriany, tudo bem?
Sinto muito que você esteja passando por essa situação difícil. É importante abordar esses problemas de forma aberta e honesta. Converse com ele sobre isso de forma honesta, expressando o que sente sobre. Você também pode perguntar se tem algo se passando que esteja gerando esses comportamentos, estresse no trabalho, problemas pessoais ou outra questão que ele não tenha compartilhado. Trabalhem juntos para encontrar maneiras de melhorar a comunicação e reduzir o estresse. Se vocês não conseguirem resolver isso sozinhos, pode ser útil buscar a ajuda de um terapeuta, nse esqueça de cuidar do seu bem-estar emocional e físico.
Se precisar estou à disposição, Marília.

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

174 respostas

11 JUL 2024

Importante aí se buscar o que aconteceu ultimamente que fez com que mudasse. Isso só na terapia, adentrar aí a relação de vocês, o que mudou , por que mudou. Só assim para poder te ajudar. Só com esta fala aí não podemos ajudar a fundo, sem entender o contexto, as relações. Existe um traço de personalidade que quando guarda muita coisa dentro de si e não fala sempre que incomoda, ele apresenta explosões assim, mas precisaria saber mais sobre ele.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

502 respostas

10 JUL 2024

Ei, Adriany! Imagino o quanto essa situação é desafiadora.
É importante abordar essa mudança de comportamento com muito cuidado. Primeiro, tente conversar abertamente com seu marido sobre como você se sente em relação ao comportamento dele. Escolha um momento calmo para falar e explique de forma clara e sem acusações como isso está afetando você e o relacionamento de vocês. Pergunte se há algo específico que o esteja incomodando ou estressando, pois mudanças de comportamento podem ser sinais de problemas subjacentes. Esteja disposta a ouvir. Se a comunicação direta não resolver a situação, considerar a terapia de casal pode ser uma boa opção. Um terapeuta pode ajudar vocês a entenderem melhor as causas desses comportamentos e a desenvolverem estratégias para melhorar a comunicação e a relação.

Lembre-se de cuidar de si mesma durante esse processo. Manter-se emocionalmente saudável é crucial para lidar com situações difíceis no relacionamento.

Laiza Cordeiro Psicólogo em Cariacica

2 respostas

4 JUL 2024

Olá! Você já conversou com ele sobre como está se sentindo? Relacionamento é diálogo, sente e converse com ele, veja o que está acontecendo com vocês e porque ele mudou o comportamento dele. Só conversando podem chegar a um resultado satisfátório para os dois.
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

467 respostas

2 JUL 2024

Olá, boa tarde Adriany!

Parece que você está enfrentando um momento difícil com seu marido, especialmente notando uma mudança no comportamento dele ultimamente.
Pode ser mesmo bastante frustrante e desgastante lidar com essa situação. Comunicar suas preocupações e sentimentos com ele de maneira calma e aberta pode ajudar a esclarecer o que está acontecendo e encontrar formas de resolver as tensões.
Um processo psicoterapêutico, seja ele individual ou uma terapia em casal também poderá ajudá-los nesse momento.

Eu espero que você fique bem!
Um abraço,
Lúcia Martins

Lúcia Martins Psicólogo em São Paulo

9 respostas

29 JUN 2024

Olá!
O relacionamento a dois não é uma tarefa fácil!
Já pensou em chamá-lo para uma conversa franca e expor o que está sentindo? E também escutar o que ele tem a dizer?

Caso precise estou a disposição!

Danielle Vaz Psicólogo em Sete Lagoas

3 respostas

18 JUN 2024

Quando um casal está enfrentando problemas de comunicação, pode ser útil considerar a terapia cognitiva comportamental como uma abordagem para melhorar a interação entre os parceiros. A terapia cognitiva comportamental se concentra em identificar pensamentos negativos e padrões de comportamento que podem estar contribuindo para o conflito e ajudando os indivíduos a desenvolver estratégias mais construtivas para se comunicarem.

É importante reconhecer que a comunicação efetiva requer mais do que simplesmente transmitir palavras - ela também envolve ouvir ativamente, expressar sentimentos de forma clara e empática e resolver conflitos de maneira saudável. Durante a terapia cognitiva comportamental, os casais podem aprender técnicas como a comunicação não violenta, o reconhecimento de pensamentos distorcidos e a resolução de problemas de forma colaborativa.

Caso paraseu esposo essa oportunidade não seja uma possibilidade, pense em você realizar aterapia. A terapia cognitiva comportamental pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar desenvolver habilidades de comunicação mais efetivas e a construir uma relação mais saudável e satisfatória.

Ana Paula Avelar Costa Psicólogo em Oliveira

8 respostas

18 JUN 2024

Olá Adriany,
É necessário avaliar se há algum gatilho para que ele possa está tendo esse comportamento.
Claro que alguns desentendimentos são normais na vida de um casal, porém precisa ser investigado o motivo da mudança repentina e a terapia seria o ideal para tentar resolver esse conflito.

Adriana Elaine da Silva Saes Rodrigues Psicólogo em Sinop

1 resposta

18 JUN 2024

Oi Adriany! É natural em relacionamento, depois de um tempo, entrar na rotina. A correria do dia a dia, as exigências no trabalho, nos deixam em um estado de estresse que, infelizmente, acabamos descontando em quem está próximo a nós.

Taynnara Diniz Psicólogo em Parnaíba

2 respostas

18 JUN 2024

Boa tarde Adriany,

A partir dos conflitos que acontecem nos relacionamentos é necessário rever alguns combinados, além disso é muito importante entender seus limites e respeitá-los. Conversar em busca de ajustar expectativas é importante dentro de um relacionamento, desgastes acontecem com o tempo, mas podem ser revistos.

Aproveito para informar que atendo de forma online e fico a disposição caso esteja em busca de iniciar um processo psicoterápico.

Lucas Lamour Psicólogo em Curitiba

1 resposta

18 JUN 2024

Oi Adriany
É normal o casal se dar bem nos primeiros anos de casados, mas depois, começam os conflitos e é necessário que aconteçam.
Conflitos nos fazem evoluir, crescer...
Vocês entraram no piloto automático, não estão dialogando, não estão expressando seus sentimentos e a evolução não está acontecendo. Certmente cada um tem suas richas individuais que precisam ser saneadas para não empurrá-las para cima do companheiro (a).
Isso precisa ser resolvido.
Precisam sim de Terapia de casal
Abraços

6356 respostas

18 JUN 2024

Bom dia! Vc já experimentou conversar com ele sobre como as suas atitudes e o jeito dele te tratar te fazem sentir? Começar a ter este tipo de diálogo abre espaço para ele entender como vc quer ser tratada, e para ele contar o que está acontecendo com ele que possa ter desencadeado esta mudança. Um abraço!

Maria Carolina Tarragô Chisté Psicólogo em Rio de Janeiro

1 resposta

18 JUN 2024

Bom dia, Adriany! Grato por escrever. Será prudente que tenhamos ilustrações que contextualizem o que você define como ignorância. Se você está casada faz quatro anos e antes ele tinha hábito diferente, implica que ele está, no momento, ignorante. O que o levou a modificar seu comportamento ultimamente. Se pensarmos ignorância como respostas deseducadas, inadequadas, poderemos perguntar o que está tirando a serenidade dele para ações adequadas, doces, harmônicas?
Vamos refletir mais profundamente?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9316 respostas

18 JUN 2024

Obrigada por nos escrever, Adriany.

Ele mudou o comportamento e você não é obrigada a aceitar grosserias. Não engaje em interações que são desrespeitosas. Converse sobre as mudanças observadas e tracem um plano de mudança, se precisarem, façam terapia. Se a violência escalar, não exite em chamar a polícia.

Pâmela Fernandes Psicóloga Psicólogo em Natal

69 respostas

18 JUN 2024

Boa noite !!!
Um casal nunca será apenas uma pessoa, é necessário reavaliar comportamentos, o que pode estar influenciando este comportamento agressivo. Procurar junto com seu parceiro saber quais os pontos negativos que podem estar influenciando no contexto do casal. Pode ser preocupações externas ao relacionamento que de uma forma ou outra deixa ele irritado podendo causar conflitos.
Sugiro tentar conversar com ele de forma assertiva e procurar atendimento psicológico.

Tania Rosa Psicólogo em Curitiba

34 respostas

18 JUN 2024

É importante avaliar se aconteceram mudanças que possam ter aumentado o nível de estresse de ambos, uma mudança comportamental assim pode indicar sofrimento mental.

Suelly Cristine Lemos de Almeida Psicólogo em Aracaju

6 respostas

18 JUN 2024

Olá Adriany, eu te aconselho a tentar uma terapia de casal caso ele esteja aberto a isso. Caso contrario, também conseguiríamos chegar a alguma conclusão em Terapia individual com você. Após isso você tem a oportunidade de decidir se quer concertar a relação ou dar um ponto final.

Gleicy Portes Psicólogo em Curitiba

14 respostas

18 JUN 2024

Oi, tudo bem?
Complicado isso, mas acho que devemos colocar tudo na balança, ao mesmo tempo que ele te dá problemas, ele te ajuda também!
Outra coisa que você tem que pensar, se quando você conheceu ele e começou seu relacionamento ele era assim, então você quis ficar com ele do mesmo jeito!
Uma dica: foque nas coisas boas do relacionamento!
Qualquer coisa estou a disposição!
Se quiser marcar uma conversa!

Gilvan Junior Santiago Santos Psicólogo em Montes Claros