Sinto uma tristeza e vontade de não existir mais.

Feita por >Mah · 10 ago 2024 Abordagem psicológica

Me sinto triste o tempo todo e não sei se isso é normal, parece que tudo que tento fazer para mudar de vida da errado, as vezes me bate uma tristeza tão grande, sem motivos..vontade de não existir mais.

A melhor resposta 15 AGO 2024

Olá, Mah, primeiramente gostaria de te agradecer pela oportunidade de te ajudar.

Talvez, Mah, precisemos entender que mudanças são essas que você está tentando fazer para mudar sua vida, possivelmente tais desejos não estejam de acordo com as atitudes correspondentes à mudança, e como consequência desse insucesso emocionalmente você fique entristecida. A psicoterapia será um ótima aliada nesse processo de compreensão e reação, Mah, pois através dela teremos o espaço e tempo necessários para expor e acolher tais propostas de mudança e também de cuidarmos do sentimento de tristeza.

Fico à disposição, Mah, realizo o atendimento on-line.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

286 respostas

26 AGO 2024

Olá Mah.
É muito importante que você compartilhe o que está sentindo, e quero que saiba que você não está sozinho nessa experiência. Vamos tentar entender o que pode estar acontecendo de uma maneira clara e objetiva.
A tristeza é uma emoção que todos experimentamos de vez em quando, mas sentir-se triste o tempo todo, sem um motivo específico, pode ser um sinal de que algo mais profundo está acontecendo. Quando essa tristeza é persistente e parece estar sempre presente, pode ser um indicativo de uma condição chamada depressão.
A depressão é mais do que apenas sentir-se triste; é uma condição de saúde mental que afeta como você se sente, pensa e lida com as atividades diárias.
É muito comum que, quando estamos deprimidos, nos sintamos como se nada do que fazemos dá certo. Essa sensação de fracasso pode intensificar ainda mais a tristeza e o desânimo. A depressão pode distorcer a maneira como você vê a si mesmo e o mundo ao seu redor, fazendo com que tudo pareça muito mais difícil do que realmente é.
Quando você menciona a vontade de não existir mais, isso é um sinal de alerta. Pensamentos assim são muito sérios e indicam que você está passando por um sofrimento intenso. Esses pensamentos não são incomuns em pessoas que estão deprimidas, mas é essencial falar sobre isso e buscar ajuda imediatamente.
O mais importante é que você não precisa enfrentar isso sozinho. A depressão é uma condição tratável, e há muitas maneiras de começar a se sentir melhor.
Se cuide!

Simone Araujo dos Santos Psicólogo em São Paulo

3 respostas

26 AGO 2024

Olá Mah! Sentir tristeza em alguns momentos pode ser considerado saudável, mas quando o sentimento persiste é importante avaliarmos em entendermos a causa. Será que esta rolando alguma coisa em que não consegue identificar? Quais movimentos estão acontecendo em sua vida? Com a psicoterapia podemos identificar os pontos principais, compreender e possivelmente achar soluções para essas mudanças.
Fico a disposição,
Abraço.

Clarissa Berbel Psicólogo em São Paulo

2 respostas

14 AGO 2024

Mariana
Este é o resultado de não ter encontrado ainda o teu propósito de vida.
Está apenas se ocupando com coisas rotineiras, acompanhando os outros, não está fazendo o teu caminho.
A Psicoterapia te ajuda a compreender isto e encontrar o teu caminho.
Enquanto não desenvolver a ti mesma, vai sentir vazio, falta de motivação, tristeza.
Abraços

6351 respostas

12 AGO 2024

Mah, estar viva é uma grande benção e sua oportunidade de evoluir, um dia de cada vez. Para depressão tem psicoterapia com psicólogos e psiquiatria, medicação. Busque ajuda para você conversar sobre isso com um profissional e organizar pontos de partida para você melhorar. Mantenha sempre sua esperança e busque um psicólogo.

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

234 respostas

12 AGO 2024

Bom dia, Mah! Certamente não é adequado, muito menos recomendável que uma pessoa se sinta triste o tempo todo. De outro lado, será preciso fazer uma pergunta (em linguagem comum): O que você está plantando para poder colher. Certamente você precisa organizar rotina de vinda enriquecedora que coloque conscientemente metas significativas e saudáveis para você. Isso passa pela organização do uso adequado e saudável do tempo. Por exemplo, é preciso organizar turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, é importante a prática de esportes coletivos de contato, estudos comprometidos, trabalho responsável, arte cultura, Ciência.
Vamos modificar ocupações de rotina, persistir, insistir até virar hábito. O início e sofrido mas depois fica agradável e gratificante.
Atenciosamente,

9311 respostas

12 AGO 2024

Olá,

Sinto muito que você esteja passando por esse momento tão difícil e quero que saiba que sua dor é legítima e merece ser acolhida. Sentir tristeza de forma persistente e sem motivos aparentes pode ser muito desgastante, e essa sensação de que tudo está dando errado pode amplificar ainda mais esse sofrimento. É importante entender que você não está sozinho(a) nesse sentimento, e existem caminhos para encontrar alívio e compreensão.

A tristeza constante e a sensação de desesperança podem estar associadas a diferentes fatores, incluindo estresse, pressões externas, ou até mesmo uma possível depressão, que é uma condição que afeta profundamente o bem-estar emocional e físico. Abordagens como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) são eficazes para ajudar a identificar e mudar padrões de pensamento negativos que podem estar contribuindo para esse estado emocional. A Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) também pode ser útil, pois trabalha com a aceitação dos sentimentos difíceis e ajuda a construir uma vida alinhada com seus valores, mesmo em meio ao sofrimento.

Diante do que você está vivenciando, sugiro fortemente que busque apoio profissional para entender melhor o que está acontecendo e para receber o cuidado necessário. Um psicólogo pode trabalhar com você para explorar esses sentimentos, entender suas origens e ajudar a desenvolver estratégias para lidar com eles de maneira saudável. Lembre-se de que buscar ajuda é um ato de coragem e o primeiro passo para cuidar de si mesmo(a) de forma integral.

Sou Marco Antônio Lucas, psicólogo clínico, neuropsicólogo, cientista da religião e discente de antropologia, com CRP-04/77122. Tenho experiência em psicologia clínica, neuropsicologia e ciências da religião, e estou aqui para oferecer suporte nesse momento desafiador. Não hesite em procurar ajuda, pois você merece viver uma vida plena e em paz, e há profissionais prontos para te apoiar nessa jornada.

Marco Antônio Lucas Psicólogo em Divinópolis

38 respostas

12 AGO 2024

Olá
Sentir tristeza vez em quando é normal, pois faz parte das nossas emoções , porém, quando ela é persistente, é importante procurar um profissional para juntos , procurar as razões desta tristeza , dessa vontade de não mais existir.
A terapia é importante neste processo de autoconhecimento.

Arlinda Ferreira Leite Psicólogo em Recife