Será que eu tenho depressão?

Feita por >Carlos · 23 ago 2020 Depressão

Oie meu nome é Carlos tenho 19 anos , me sinto tão desanimado todos os dias , eu acordo quero só assistir tv perco a noção do tempo me sinto muito triste quando eu tenho que ir trabalhar com o corpo pesado e a cabeça também , as vezes eu me pego chorando sem motivo algum ou com pensamentos negativo sobre a morte , que ninguém da minha família me ama , não me sinto motivado a fazer nada e me sinto que eu sou forçado a fazer tudo.

A melhor resposta 24 AGO 2020

Olá, Carlos!
A tristeza é uma reação natural e saudável diante de uma perda, de uma doença, separação, mudança de emprego, momentos difíceis em nossas vidas. No entanto, após certo período os sentimentos de desânimo e mau humor são contornados e conseguimos tocar a vida adiante. Podemos dizer que estávamos elaborando nosso luto.

Na depressão isso não acontece. A pessoa passa semanas e semanas seguidas em sofrimento, caminhando para um estado de profundo vazio onde o dia a dia fica comprometido, interferindo na sua capacidade de trabalhar, estudar, comer, dormir e realizar outras atividades comuns do cotidiano. Na depressão a tristeza profunda vem sempre acompanhada por outros sintomas.
Aparentemente você pode estar deprimido e quanto mais cedo procurar um ajuda profissional para fazer um diagnóstico e tratamento, melhor será o prognóstico.

Maria Elizabeth Sarlo Psicólogo em Vila Velha

1 resposta

24 AGO 2020

Olá, bom dia Carlos. Primeiramente quero parabenisá-lo por ter buscado ajuda aos seus sintomas que para você é bem real e causam sofrimento. Os sintomas relatados pode ser traços de uma possível depressão mas tem a ver com a sua história de vida de base familiar e com a forma como você interpreta o mundo, as pessoas e você mesmo, ou seja, é a sua forma interpretar os fatos e não a realidade das situações. E essa forma negativa de enxergar é uma forma de se autossabota e não resolve o problema, pelo contrário, ti tira a possibilidade de reação positiva porque caixa a tua auto estima porque mina as tuas energias. Foi a forma como você aprendeu a lidar com as situações. Mas você pode mudar tudo isso, porque esse sentimento e pensamento não acontecem porque você quer, é involuntário, autonomático, e parece ser uma verdade absoluta. Até porque essas queixas está sendo desencadeadas por fatores orgânicos do Sistema Nervoso Autônomo (Parassimpático e simpático) que quando estão em desequilíbrio alteram os neurotransmissores e fazem com que você venha a desenvolver esses sintomas. Por isso, seria interessante um acompanhamento com um Psicólogo para além de acolher, conhecer a sua história e os fatores que estão ti levando a ter esses sintomas, trabalhar formas de você poder der reelaborar e criar suporte para que você lidar com sua história e reescrevê-la de uma forma saudável.
Espero ter contribuído. Qualquer dúvida entre em contato. Um abraço!
Att. à Psicóloga Ussénade

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

24 AGO 2020

Olá Carlos! Grato por participar. A resposta direta para sua pergunta, provavelmente seria não. Acontece que é preciso ponderar mais profundamente. Em certa medida, a nossa mente é alimentada daquilo que pensamos, sentimentos, mas principalmente,fazemos. Você aos dezenove anos, além de assistir a artificialidade da televisão, cuida igualmente de quais outros planos? Por exemplo: há uma plantação de alface que você cuida em sua casa? Você lava as louças do almoço? O que você está estudando com frequência e profundidade? Você dorme entre sete e nove horas por noite, sempre à noite, no escuro e no silêncio? Todos os dias, nas horas claras, você está envolvido em produzir algo? Faz almoço? Pratica esportes? Trabalha em projeto de preparação profissional? Está ajudando a construir uma casa? Mantém um jardim bonito em sua casa? Quais livros estão na sua fila, aguardando para serem lidos? Qual instituição grupal ética, você participa?
Sei que você achará estranhas algumas perguntas. Não tenho maiores detalhes sobre sua rotina, mas perceba que o ser humano completo e pleno, apresenta muitas riquezas de possibilidades, que o faz fazer em vez de assistir, cansar-se, ter fome, mesmo assim ter ação, uma meta ética e significativa de tal forma que, mesmo com fome e sono, ele continua fazendo aquilo que o faz nobre.
Espero ter ajudado.
Estarei à disposição para esclarecimentos e aprofundamentos que se fizerem necessários.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos ativos, com senso grupal, solidariedade, precaução, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.