Será que eu tenho algum transtorno mental?

Feita por >SR-71 blackbird · 10 jun 2024 Abordagem psicológica

Olá, tudo bem? Tenho 18 anos e desde sempre tenho notado alguns comportamentos que eu sempre tive, então eu anotei aqui, se alguém puder me ajudar eu agradeço. :
1- Falta de foco e não conseguir se concentrar: eu não consigo e nunca consegui ler um livro, eu até tento, eu leio mas não consigo entender e compreender absolutamente nada. Assistir filmes também, quando eu coloco na tv algum filme ou vídeo, eu pauso e fico andando pela casa, eu faço isso umas 4 vezes toda vez q vou assistir algo. Na escola eu nunca conseguia entender absolutamente nada nem prestar atenção no que o professor estava falando, pra mim era mais interessante ficar brincando com a borracha.
2- baixa auto-estima: eu me acho feio, tenho vergonha do meu corpo, e me sinto muito burro por não conseguir fazer algo simples que alguém faria num segundo
3- preocupação com o meu futuro: não saber o que fazer da vida, não saber onde começar
4- procrastinação: uma vez fiz uma inscrição para um vestibulinho para um curso técnico, porém eu sabia que precisava estudar, porém eu sempre deixava pra depois, foi assim durante uma semana inteira, eu sempre deixava pra depois e no final passou os dias e chegou o dia da prova e eu não fui porque eu estava desanimado porque eu não tinha estudado, e eu tinha em mente que eu não passaria, então acabei desistindo.
5- memória meio ruim: se eu for a um mercado por exemplo, e for comprar só 2 coisinhas simples, eu tenho que escrever em algum lugar porque eu não vou me lembrar, e acontece muito comigo aquela coisa do tipo "o que eu ia pesquisar mesmo?" " Esqueci o que estava pensando".
6- pensamentos o tempo todo: as vezes eu penso tanto e tanta coisa que saio andando pela casa e vou parar em um cômodo e, quando me dou conta eu me pergunto oq diabos eu estou fazendo ali, um tempo atrás eu estava pensando em algo na sala e quando me dou conta eu estava no banheiro sem nenhum motivo. Sempre estou pensando em algo, ou em alguma música que não sai da cabeça, fico criando cenários falsos, criando discussões na minha cabeça, as vezes parece uma sala de reunião na minha cabeça, toda hora fala algo,.
6- eu me cutuco direto; eu fico tirando a pelinha da boca, e frequentemente sai até sangue, cutucando os pés, as vezes eu fico roendo as unhas.
6- me sinto burro porque eu não sei nada, eu quero aprender mas não consigo, eu não aprendo e não memorizo, se alguém fala algo pra mim, daqui uns 15 minutos eu esqueço.
7- não sei conversar, as vezes uma pessoa fala cmg e eu não sei responder nem puxar assunto, não consigo manter uma conversa, parece que quando alguém fala comigo, eu não consigo absorver o que a pessoa disse e falar algo útil ou interessante.
7- sinto que estou perdendo um tempo que poderia ser útil mas, parece que estou dentro de uma caixa toda escura, não sei pra onde ir, não sei por onde começar, eu estou desempregado, mas eu quero fazer alguma coisa da vida, eu queria fazer faculdade, estudar, ter um bom emprego, mas tem essas coisinhas aí que eu disse que infelizmente me travam, não saio do lugar.

A melhor resposta 11 JUN 2024

Olá Blackbird!
Espero que esteja tudo bem com você. Sinto muito pelo o que você está passando. Pelo seu relato acredito que você tenha um diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, o famoso TDAH, porém não posso afirmar antes que você faça alguns testes e passe por um médico e outros profissionais de saúde. Te aconselho buscar ajuda profissional. Um profissional da Neuropsicologia, Psiquiatria ou Neurologia pode auxiliar. Alguns testes e exames devem ser feitos para obter esse diagnóstico. Depois de obtido o diagnóstico você deve iniciar um tratamento com remédio, buscar Terapia para auxiliar em estratégias para se adaptar e conseguir um equilíbrio em sua vida. Tudo ficará bem! Se coloque como prioridade. Busque ajuda profissional.

Lívia Thaísa Oliveira Vitoriano Psicólogo em Rio de Janeiro

9 respostas

13 JUN 2024

SR-71 blackbird
Não! Não é transtorno mental.
É uma forma da sua mente funcionar.
Precisamos analisar como foi seu desenvolvimento, como a sua mente funciona, como foi sua educação, por quais experiências voce passou, como o ambiente interferiu nas tuas decisões e escolhas...
Alguma coisas poderia te dizer: faltou muita disciplina, precisa resolver isso.
Quem é você?
Qual teu objetivo de vida?
É isso que precisa resolver e desenvolver.
Faça Psicoterapia
Abraços e te aguardo!

6190 respostas

11 JUN 2024

Bom dia, SR-71! Obrigado por escrever. Seja bem vindo ao mundo dos normais. O que te falta e treino para lidar com limites, foco e concentração. Também te falta entender mais profundamente a natureza humana, melhorar a autoestima. Teu texto é bom, indicando que você aprendeu e organizou expressão escrita de muitas coisas.
Cada pessoa é única, rica, rara, repleta de possibilidades e potencialidades. É preciso organizar rotina de vida saudável, estratégias e técnicas para manter e aprofundar foco. Por exemplo, em vez de ler um livro, veja um livro que você supõe motivador, importante e significativo para você. Com o dicionário ao lado, o copie com a máxima fidelidade. Demorará, dará trabalho, mais evidenciará a melhora da memorização, assim como enriquecerá o entendimento dele. Ao mesmo tempo vá diversificando técnicas para melhorar foco e atenção.
Será recomendável que você aprofunde plano de futuro, com assessoria científica de um psicólogo especializado em orientação ocupacional, com a devida persistência, disciplina e mente aberta.
Estarei a disposição.
Abraços!