Será que estou sendo tóxico na minha relação conjugal ?

Feita por >Inseguro · 27 jun 2023 Abordagem psicológica

Estou tendo sentimentos e atitudes muito estranhas nos últimos meses. Como a frequência sexual entre eu e minha esposa, está cada vez mais espassado e ela tem me afirmando que realmente não anda tendo vontade de transar, eu comecei a meu sentir inseguro e comecei a ter atitudes neuróticas. Comecei a vasculhar todas as redes sociais da minha esposa, fucei até um período de 11 anos atrás, para investigar seu passado. Queria saber com quem ela conversou e o que conversou com tais pessoas. A única coisa que descobrir foi algumas cantadas que alguns amigos seus a fizeram, principalmente depois que ela se separou do primeiro marido, mas em todas essas situações ela descartou e cortou todos os mais assanhadinhos. Mas essa neura pelo passado dela não quer sair da minha cabeça. E a falta de sexo no nosso casamento tem me trazido uma insegurança fora do normal. O pior é que eu a questionei dos homens que a cantou. Queria saber quem eram e porque ela ainda mantinha amizade com esses canalhas. O que posso fazer para sair dessa espiral de insegurança, medo e desconfiança?

A melhor resposta 28 JUN 2023

Oie tudo bem ?
Vamos por partes meu amigo, sua esposa lhe relata que está sem libido então automaticamente você acha que é sobre você. Por que seria ? A libido de uma mulher está envolvida com várias questões pessoais, depois disso vem o relacionamento.
Geralmente os fatores da falta de libido são : problemas hormonais ou saúde em geral, estresse, exaustão, problemas financeiros, familiares, lutos, depressão, ansiedade, autoestima baixa, filhos,
problemas no trabalho,etc… Depois disso vem problemas no relacionamento, brigas, falta de apoio, invalidação, falta de amorosidade e afeto, falta de erotismo, por último vem a falta de interesse pelo parceiro. Dito isso olha o caminho imenso a percorrer antes de você somente pensar : Tem outro e entrar nessa investigação.
O caminho é tão longo, você está procurando
no lugar errado, já pensou em propor uma massagem relaxante, jantar romântico, uma noite para dançar, ou aprender algo novo em casal ?
Comprar umas velas cheirosas e colocar no banheiro e tomar banho juntos, fazer coisas que faziam quando namoravam ? Preparar uma playlist sobre vocês, beijar de língua, elogiar, comprar um mimo, ser presente nas tarefas domésticas.
Meu amigo, se você fizer um terço dessas dicas ao invés de ficar atrás de rede social de sua esposa, tenho certeza que a libido dela estará cada dia mais presente. Em suma, gaste sua energia com o que realmente lhe trará resultados. Precisando de ajuda a terapia sexual poderá ser uma aliada, estou à disposição. Abraços

Clarete Duarte Galdino Psicólogo em Marília

55 respostas

29 JUN 2023

O que voce pode e deve fazer, é se curar, resolver os teus conflitos, fazer Psicoterapia.
Procura as causas em lugares errados; voce não está conseguindo se dar conta de quem é e de como voce pensa.
Assim, está complicando a vida de sua esposa, e se martirizando pelos seus julgamentos.

5826 respostas

28 JUN 2023

Olá, Inseguro!

A diminuição da frequência sexual em um casal é algo natural após um determinado tempo da relação. O indicado, Inseguro, não é buscar na vida pretérita de sua companheira ou em eventuais interesses extraconjugais dela a causa da queda de interesse pelo sexo, porém sim primeiramente constatar esse fato da diminuição da libido dela, conversar com ela bem franca e empaticamente sobre o que ela vem sentido, o que vem acontecendo na vida dela e que provavelmente traz como consequência esse desinvestimento sexual - a diminuição do apetite, da atração, da excitação sexual podem ter várias causas, seja a monotonia da relação, seja alguma questão pelo qual ela esteja passando e atrapalhando a libido dela, enfim, só conversando abertamente com ela para vocês juntos chegarem a um entendimento básico.

Inquestionavelmente o sexo, o prazer e relativa constância sexuais são um componente fundamental para uma saudável relação conjugal, todavia não é o único componente de um relacionamento amoroso, concorda? Então não desvalorize tudo o mais que a relação de vocês significa para vida de cada um, o companheirismo, a parceria, a cumplicidade de um casamento.

Sinceridade para comunicar suas questões, inseguranças, desgostos, e paciência, empatia com sua companheira são dois fatores fundamentais para que vocês consigam avançar sobre essa questão, Inseguro.

Fico à disposição para eventual aprofundamento,
Um cordial abraço,
Bruno.

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

186 respostas

28 JUN 2023

Olá, tudo bem? Obrigada por escrever! A insegurança em um relacionamento pode ser causada por diversos fatores, como medo de perder o parceiro, baixa autoestima e falta de confiança. Para lidar com a insegurança em um relacionamento, você pode investir em si mesmo e se valorizar e valorizar o outro também, não deixar o ciúme mandar na relação, controlar suas expectativas e ser realista, respeitar o espaço do outro, ser clara e falar sobre sua insegurança, medos e ciúmes com a pessoa com quem você se relaciona, desenvolver a autoestima e autoconfiança, buscar conhecer a si mesmo e buscar ajuda profissional. É importante, que avalie se há indícios realmente de traição, você já verificou redes sociais e contatos, agora está confrontando a sua companheira, assim, é interessante que avalie se a dificuldade da relação é um terceira pessoa ou se a dificuldade da relação é uma questão dos dois. Se a conversa, envolvimento, parceria, se a ajuda com as responsabilidades da casa e filhos (caso tiverem), se a valoriza como sua mulher, referente a escuta e etc. O que quero passar que as vezes em uma relação de muito tempo alguns hábitos e costumes acabam que implicando com o passar do tempo ou até mesmo a pessoa muda e começa a questionar e mudar o comportamento. Veja o que mudou nesse últimos tempos, como é o tratamento dos dois e como o outro se sente. Iniciar um diálogo é importante e é bem diferente quando se coloca questionamentos e sobre o outro. Tente assim: Por favor, sente aqui o ao meu lado, preciso saber o que está acontecendo com a gente, pois você é muito importante para mim. Espero ter ajudado.

Rebeca Santiago Psicólogo em Fortaleza

18 respostas

28 JUN 2023

Olá Inseguro! Obrigado por compartilhar essa vivência! Será importante uma avaliação mais plena e aprofundada de tua parte. Certamente que ficar procurando coisas, faz ver coisas como verdadeiras, não porque o sejam, mas porque se quer que sejam, de certa forma. Cuidado.
A história de vocês, alimentação, saúde, rotina de vida, idade, são fatores que podem ajudar a encontrar pontas para entendimento mais detalhado, com a devida superação.
O diálogo, a honestidade, os esforço, a reciprocidade, cooperação, serão estados de relacionamento que ajudarão muito vocês a se melhorarem.
Muito cuidado para não ver chifres na cabeça de cavalos.
Prevalecendo esse mal estar, entre em contato com um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8664 respostas

28 JUN 2023

o melhor a fazer é quando estiver legal e os dois estiverem à vontade ok !

Henrique Rezende Psicólogo em Belo Horizonte