Será que devo voltar para minha namorada?

Feita por >Fsss2004 · 20 jun 2023 Abordagem psicológica

Gostaria de falar sobre uma coisa que aconteceu comigo há algum tempo. De uns tempos para cá, senti que as coisas esfriaram em meu relacionamento, mas não sei explicar o porque. No início do meu namoro, era tudo muito bom. Eu adorava ficar com a minha namorada. Depois de um tempo, algumas dúvidas começaram a surgir. Mesmo namorando, eu olhava para outras garotas e isso me destruía, porque eu achava que estava traindo a minha namorada. Eu também sentia inveja e ciúmes dela e não conseguia tirar esses pensamentos negativos da minha cabeça. Comecei a achar que estava enganando-a. Pouco antes de eu decidir que nós deveríamos terminar, senti como se já não estivesse mais namorando, porque olhava pra outras garotas como se já não tivesse uma namorada. Agora, depois de quase 1 mês de término, sinto que gostaria de fazer as coisas de uma forma diferente, pois sei que posso ser um namorado incrível para ela, mas não sei como posso começar, porque toda vez que sinto que estou progredindo, algum pensamento intrusivo vem à minha mente. Falo de pensamentos intrusivos, mas quando lembro do que fazia um pouco antes de terminarmos, só consigo imaginar que sou um homem sem caráter. Lembro-me de estar com uma calça que estava bem justa e que, por consequência, deixava a minha parte íntima mais saliente. Eu queria que essas garotas reparassem. Me sinto horrível quando lembro disso, pois eu ainda tinha um compromisso, mas parecia que não. Depois do término, voltei a me masturbar, o que só piora as coisas, pois vejo que ela está buscando a Deus, enquanto eu só me distancio mais e mais.

A melhor resposta 23 JUN 2023

Parece aí muita insegurança a ser trabalhada. Desejo de ser visto, admirado, elogiado. Precisa ser trabalhado isso para sustentar um relacionamento maduro, sincero, adulto. Estou à disposição.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

22 JUN 2023

O que nos liga a um relacionamento? Por mais que a outra pessoa possa ser incrível, cheia de qualidades, devemos analisar com nos sentimos em relação a ela, qual nosso sentimento em relação a outra pessoa. Quando não há um sentimento forte o suficiente, quando não há desejo, a relação vai esfriando e passamos a nos interessar por outras pessoas. Muitos ignoram esses sinais e insistem, por diversos motivos, numa relação aonde não existe mais o mesmo sentimento. É importante você perceber mais como se sente e o que deseja. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

22 JUN 2023

Oi Fsss2004! Obrigado por escrever. Certamente que não deve voltar com sua namorada. Por enquanto você não está namorando consigo mesmo, não está maduro para o contexto de namoro. De outro lado vivencia situações comuns e esperadas para a tua geração. Esses desejos, essas dúvidas, essas inadequações são frequentes, normais, precisam ser compreendidas, sem que impliquem em culpa ou autocondenação. Uma pessoa, ao separar-se da outro, não se modifica signficativamente, amadurecidamente, em prazo inferior a três anos. Faz apenas um mês que vocês se separaram. O namoro maduro, consistente, duradouro, harmônico com outra pessoa precisa ser antecedido pelo amor próprio razoavelmente organizado. Para organizar isso é preciso inserir de forma rica, variada e consistente na sociedade, que atualmente é muito complexa. Para inserir-se na sociedade é preciso turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, com convivência consistente, é preciso estudos e/ou trabalho sérios e comprometidos, é preciso grupo de esportes coletivos de contato, teatro, arte, cultura, grupos de serviços, estudos, dentre outros.
Abraços!

8659 respostas

21 JUN 2023

Voce precisa se conhecer e corrigir muitas informações errôneas que tem que te pressionam a fazer escolhas equivocadas.
Sem isso, todas as escolhas que fizer, estarão furadas, vai dar errado.
Se vai voltar pra sua namorada ou não, a escolha vai ser sua, porém, o que precisa fazer antes é iniciar Psicoterapia para ajustar e corrigir seu processo de decisão e escolha.