Relacionamento falido, o que fazer?

Feita por >Amanda · 24 mai 2024 Terapia de casal

Moro com meu companheiro há 3 anos, não somos casados oficialmente. Há mais de 1 ano não temos mais relações sexuais, quando perguntam o seu estado civil diz que é solteiro, não me apresenta para as pessoas( fico que nem otaria ou eu mesma me apresento). Ele toma decisões ou compra as coisas e só fala depois, não existe mais um casal, estou desgastada mas não tenho pra onde ir. Não consigo arrumar emprego, talvez pela idade ( 54 anos) está difícil. Já conversei com ele mas não esta incomidado com a situação. Ele é narcisista. É só um desabafo.

A melhor resposta 26 MAI 2024

Oi Amanda
Primeiro, voce precisa solucionar tuas dependências: financeira e emocional.
A financeira primeiro - precisa sair de ficar à mercê dele.
Mude o teu comportamento, voces não são um casal, apenas moram juntos, por alguma razão ele também recisa de ti.
Não espere nada dele e comece um movimento de como se estivesse numa república: se vire sozinha, saia sozinha, busque contatos, corra atrás de trabalho (O que voce sabe fazer?), aprimore teus talentos.
Quando ele percer esta mudança em ti, ele pode se preocupar e te questionar. Aí voces combinam sobre a forma de viver como casal.
O que voces combinarem está bem.
Abraços

6140 respostas

27 MAI 2024

Amanda,

Precisa pensar o que você quer fazer com isso. Continuar nessa situação e pressa em vários sentidos (não apenas o financeiro), mas principalmente o de não viver um relacionamento genuíno. Pode ser o momento de tomar algumas decisões importantes na sua vida. Talvez essa angustia venha para gerar esse movimento em você.

Maristela Silva Psicólogo em São Paulo

2 respostas

27 MAI 2024

Bom dia!
Se realmente seu empecilho é a questão financeira, tente buscar algum trabalho ainda que não seja o que mais se identifica, mas que possa te proporcionar essa liberdade a princípio. Caso seja emocional, é importante que procure um profissional da psicologia para auxiliar nesse processo.

Estou à disposição aqui na plataforma.
Atenciosamente,
Brenda Neri

Brenda Neri Psicólogo em Conselheiro Lafaiete

30 respostas

27 MAI 2024

Boa noite, me chamo Lucas Andrade e sou psicólogo. É interessante você passar por tantas coisas ruins na sua vida em relação ao sujeito que mora contigo, vem aqui realizar um desabafo apenas, mas não consegue fazer nada a respeito ou procurar ajuda para fazer algo a respeito, você e nem ninguém pode viver assim. Tudo bem, foram casados, foram felizes e terminou, normal, ou não, não tem nada definido nessa relação, então porque deixar estender isso? Veja, não é culpa sobre você, afinal, você mesma disse que não tem pra onde ir e não tem casa, então só existe isso? Você teve filhos? Seus pais são vivos? Tem familiares e amigos? Alguma rede de apoio você precisa ter. O objetivo da vida é a autorrealização e pelo que parece você não faz nenhuma atividade ou tomada de decisão diante da situação. Ele é o protagonista que te envergonha, te esquece e te manipula, e você permite viver esse papel . Você está aqui não por você e para desabafar por você ou procurar ajuda, mas pela confirmação do seu desejo de algo continuar ainda, afinal, já se passaram 54 anos e construir tudo de novo vai dar muito trabalho. Você precisa de ajuda para conseguir tomar uma decisão nessa situação, continuar a ser coadjuvante ou preparar pelo menos um plano de uma outra vida com o apoio certo, se é isso que você realmente quer, não importa o que já passou, importa ser feliz para se morrer em paz. Qualquer coisa estou a disposição, abraços!

Lucas Andrade de Almeida Mota Psicólogo em Salvador

10 respostas

25 MAI 2024

Bom dia Amanda.
Entendo que a situação em que está vivendo sei q não é fácil principalmente autoestima. A idade não importa q vcs tenham.
Sugiro acompanhamento psicológico para trabalhar medos e dependência .
Espero tê-la ajudado

Rosana Maldonado Alves de Almeida Psicólogo em Junqueirópolis

3 respostas

25 MAI 2024

Bom dia Amanda.
Não importa a idade que você tenha, o mais importante é o seu bem-estar.
Entendo que a situação em que está vivendo a incomoda, e pior, mina sua autoestima.
Sugiro acompanhamento psicológico para trabalhar medos e dependência emocional.
Você pode procurar atendimento gratuito pelo SUS e em faculdades de psicologia.
Espero tê-la ajudado.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

690 respostas

25 MAI 2024

Bom dia, Amanda! Obrigado por perguntar. Há muitos outros dados, que podem modificar entendimento, que por enquanto, não estão ao alcance de nós, psicólogos. De fato, pelo relatado, pela idade, podemos visualizar em tua história, elementos a ponderar. Trocando a palavra emprego por trabalho, o início do trabalho sendo calcado na abertura para começar no que for possível, provavelmente você poderá conseguir. De outro lado, aos cinquenta e quatro anos, nessa situação, muito provavelmente você precisará rever porque chegou a essa situação. Deve haver sim, caminhos a seguir com autonomia, com auxílio de pessoas com as quais você construiu laços de respeito, reciprocidade e cooperação no passado.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9025 respostas

25 MAI 2024

Olá, Amanda!
Sinto muito que você esteja passando por essa situação difícil.
Nesse momento, é muito importante que você cuide de si própria, retome amizades antigas ou faça amizades novas, tenha hobbies que te tragam alegria e busque outras fontes de afeto além do relacionamento. É importante buscar independência financeira para que você possa se separar, se essa for a melhor decisão para você.
O atendimento psicológico pode ser muito útil nessa situação, para que você lide melhor com as mudanças e com as emoções conflitantes que podem surgir. Me coloco à disposição e desejo que você fique bem.

Luiza Azevedo Psicólogo em Salvador