É normal ele já falar de relacionamento?

Feita por >Lanesilva · 18 set 2020 Dependência emocional

Boa noite,
Eu conheci uma pessoa 10 anos mais velha que eu ele é recém divorciado e parece uma ótima pessoa, não bebe, não fuma, é professor etc. Porém nos conhecemos apenas a uma semana, conversamos bastante por mensagens e ligações nós encontramos apenas uma vez e ele tem sido bem sincero comigo em relação ao passado, mas já fala em namoro e que está gostando de mim.
Acho legal ele ser atencioso, falo que tenho algo pra fazer ele já se prontifica a ajudar ou fazer companhia, temos a mesma profissão e gostos parecidos.
Mas não sei se é normal em uma semana alguém se apaixonar rs, penso que pode ser carência após uma separação.

Gostaria de ler opiniões.

A melhor resposta 19 SET 2020

Olá Lanesilva! Grato por participar. Não é normal, embora seja comum. Ainda mais quando se conhece por conexões indiretas: telefone, internet, etc.
Para conhecer um pouco de uma pessoa, é preciso certo tempo. Algumas questões são fundamentais: (precisam ser pesquisadas com consistência) Vocabulário, rotina de vida habitual envolvendo detalhes da ocupação do tempo, vinculações de trabalho, comportamentos espontêneos e habituais. Cuidado! Aproximações muito rápidas podem implicar curtas durações, com sequelas futuras. Há uma enormidade de situações que ilustram desenvolvimentos de interações inadequadas. Por outro lado, o que não conhecemos, precisamos conhecer, não podemos julgar por preconceitos. . Não posso coviver com leões ou cavalos, se não adquirir formas de compreender seus comportamentos, abrangências e cuidados, para que eu, cavalo e leão, tenhamos convivência construtiva, sem prejudicar a nenhuma das partes. Gostos parecidos precisam gradativamente ser confirmados e verificados, por anos a fio.
Pesquise: enganar o tempo todo ninguém consegue, mas é preciso dar tempo, antes de criar vinculações mais comprometedoras, para que o natural da pessoa, prevaleça sobre o esforço e encanto inicial.
Espero ter ajudado. Estarei á disposição para aprofundamentos científicos que se fizerem necessários.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: ética, empatia, solidariedade, calma, abertura mental, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.