Recusa o tratamento

Feita por >Val · 10 fev 2019 Anorexia

Olá o que fazer quando um doente recusa se tratar? Mas não se dá conta

Minha irmã tem anorexia (levei ela na minha médica pra conversar) ela está muito magra 1.56 37kg, mas ela se recusa se tratar e continua comendo cada vez menos e chira muito o que devo fazer minha médica disse que é perigoso, ela é de maior mas não posso assistir ela morrer e não fazer nada

A melhor resposta 10 FEV 2019

Olá Val. A médica tem razão, é bastante perigoso.
A pessoa não percebe que está doente.e por isso não procura ajuda.
Talvez o meio de ajudá-la será você procurar um psiquiatra ou psicólogo e pedir orientação sobre como proceder para tratá-la. Se o psiquiatra considerar necessário ele poderá indicar internação, se houver risco para ela, mas só ele pode avaliar.
Você é bastante corajosa e assistencial, continue ajudando sua irmã. Ela pode achar ruim agora, mas ao sair dessa condição ela vai perceber que você fez o que deveria ter feito.

Abraço
Roberta Bouchardet

Anônimo-351453 Psicólogo em Foz do Iguaçu

216 respostas

24 MAI 2019

Anorexia é um caso bem sério, peça orientação de um psiquiatra para ver como ir adiante nesse tratamento

Wenderson Psicólogo em São Paulo

403 respostas

15 FEV 2019

Boa noite. Realmente é algo bastante sério. Não se pode deixar evoluir a situações críticas. Sua irmã está vendo as coisas diferente da realidade, movida por forte tendência emocional. Precisa de ajuda. Talvez você seja o vínculo maior dela. Há outras pessoas que podem influenciá-la, por outras posições relacionais? (amigos, primos, namorado). É importante buscar as ajudas profissionais o mais rápido possível: aceitará psicólogo? psiquiatra? Será necessário retirar a autonomia temporária dela? Com certeza o psicólogo, com mais detalhes, em entrevista com você, poderá ajudar a buscar a melhor alternativa para o momento. Grato - Ary Donizete Machado

8602 respostas

11 FEV 2019

Olá Val.

Não é simples a situação. justifica sua preocupação e angústia. Nesta caso, são pelo menos duas observações importantes.

A Primeira delas, é o fato de sua irmão ser maior de 18 anos, juridicamente ela não pode ser obrigada a se tratar contra sua vontade. Seria uma demanda judicial demorada, onde sua irmã passaria por um processo onde, comprovado ser incapaz de responder por si, ela seria interditada e alguém passaria a responder por ela.

Aí vem a segunda, na minha opinião a mais importante, mesmo que ela seja interditada, ela pode oferecer resistência ao processo, o que é um fator dificultante no tratamento.

o ideal, seria se ela fosse convencida de forma pacífica, mostrando a ela, de forma paciente os riscos desse transtorno..

Desejo o melhor

Jean.

Way Psicologia Psicólogo em Campinas

32 respostas

11 FEV 2019

Bom dia, distúrbio alimentar é muito sério, procura um psiquiatra urgente! Vocês os familiares precisam levá-la ao médico, depois um tratamento com psicólogo de preferência especialista em transtornos alimentares. Qq dúvida estou à disposição. Andréa

Andrea Christiano Psicólogo em Bebedouro

52 respostas

11 FEV 2019

Olá,
conforme seu relato a situação de sua irmã é delicada, porém há maneiras de ajudar.
É importante a conscientização de seus pais quanto ao estado de saúde debilitado de sua irmã e da mesma maneira de sua irmã.
Nestes casos o atendimento domiciliar é uma alternativa.
Apesar de sua irmã se recusar ao tratamento os responsáveis podem tomar as medidas necessárias para avaliação psicológica e psiquiatria e se for o caso solicitar a internação conforme orientação do Psiquiatria.

Estou à disposição!

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina