Tratamento de anorexia nervosa com remédios

Feita por >Olinda M. · 24 fev 2015 Anorexia

Posso tratar minha filha que tem anorexia com medicamentos? Ela se recusa a fazer terapia.

A melhor resposta 24 FEV 2015

Bom dia Sra. Olinda, infelizmente não há como tratar sua filha apenas com medicamentos. O primeiro passo é procurar um médico, pois a anorexia pode causar graves problemas de saúde, além do baixo peso. Sua filha somente será medicada ou hospitalizada se assim o médico avaliar necessário. Um tratamento ideal para transtornos alimentares, envolve uma equipe multiprofissional, com no mínimo médicos, nutricionistas e psicólogos. Esta recusa de aceitar tratamento psicoterápico, possivelmente advém do medo de ganhar peso, o que caracteriza uma distorção de sua autoimagem corporal. É muito importante que a forma como ela de percebe seja modificada para que o tratamento seja duradouro e eficiente.
Espero sinceramente que consigam encontrar um tratamento completo e eficaz para sua filha.

Atenciosamente,
psicóloga Alessandra Oliveira

Alessandra Oliveira Psicólogo em Blumenau

13 respostas

25 FEV 2015

Prezada Olinda,
O tratamento médico é importante no caso de sua filha, pois a mesma se encontra, devido a situação, com todo o seu sistema imunológico frágil. Mas também, com o mesmo grau de importância é necessário acompanhamento psicológico, pois o fator emocional, no caso, também está comprometido. Converse com o médico que está fazendo o tratamento dela e criem alternativas para que ela possa procurar uma terapia. Por exemplo, terapia em grupo, onde pessoas com as mesmas dificuldades que ela podem compartilhar aquilo que sentem e vivenciam. Assim, ela poderá não se sentir sozinha, ou envergonhada.
Psicóloga Vanessa Almeida

Psicóloga Vanessa Almeida Psicólogo em Belo Horizonte