Quero me separar, mas tenho medo de falar pra ele

Feita por >Anônimo · 10 ago 2023 Separação

Estamos juntos a doze anos. Desde os 16. Estou muito mal. Já pedi separação antes ,mas ele não ficou bem. Então voltei atras. Mas desde que decidi ficar estou péssima. Estou depressiva, sinto muitas dores. Não tenho vontade de fazer nada. Não quero ter relações com ele. Mas acabo tendo porque ele quer. Msm não me sentindo bem. Estou cansada. Só quero chorar. Temos duas filhas. Não sei como isso afetaria elas. E tenho medo de não conseguir. Mas ao mesmo tempo estou muito mal.

A melhor resposta 12 AGO 2023

Olá Valéria Oliveira
OK... você viveu casada até este momento, percebeu que não é feliz e quer mudar, quer se separar.
Quem é você e qual o objetivo da sua vida?
Voce nasceu para se realizar e ser feliz. A vida te deu a liberdade e o poder de sempre fazer novas escolhas.
Cada escolha gera suas consequências, seus resultados pelos quais, cada um é responsável.
Percebe que está mal, está péssima, chora... qual a razão destes sentimentos?
Será mesmo que é por estar casada? O que você não está fazendo, por medo ou por outra razão e coloca a culpa no fato de estar casada? O estar casada te impede de fazer oque?
Antes de decidir se separar, faça Psicoterapia para encontrar os verdadeiros motivos... eles podem ser desafios que você precisa superar e independe de estar casada ou não.
É muito importante você buscar ser feliz, isso é correto e tuas filhas vão se espelhar em você, elas também buscarão a realização delas e você já está dando o endereço, mas saiba discernir de fazer escolhas certas... podem ser desafios que você precisa se conscientizar e promover com o teu marido.
Qual o grau da tua dependência? Da tua carência?
Qual o diálogo que vocês mantem como casal? Como expressam os sentimentos? Ou nem expressam?
O relacionamento tem muitos níveis e quando estão repetindo a vida entende que precisam expandir,,, coloca conflitos para se darem conta, conversarem e mudar.
Por que não fazem Psicoterapia? Antes individual e depois de casal?
Se não fechar bem este ciclo, as feridas abertas continuarão sangrando em outras relações.
Abraços

5817 respostas

11 AGO 2023

Olá Anônima! Obrigado por escrever. Você precisa poder falar mais, muito mais profundamente do contexto de vida que está experimentando, bem como dos fundamentos para seus medos e das possibilidades para modificar as coisas, construir os caminhos mais promissores.
Você não pode permanecer mal.
Entre em contato com um de nós, psicólogos, com coração aberto, com mente aberta, com persistência, para que contruamos encaminhamentos viáveis e confortáveis para vocês.
Tenha precaução.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Muitas pessoas sofrem violência. Cada uma delas organiza formas diferentes para enfrentar a questão.
Conte com um de nós, psicólogos. Venha a nós, com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade.