Quero me separar, mas sinto medo. O que faço?

Feita por >Alex · 2 nov 2017 Separação

A melhor resposta 3 NOV 2017

Alex, bom dia! Primeiramente fico muito feliz de você poder contar sobre a sua vida e buscar apoio. Em uma relação afetiva é importante que ambos conheçam suas fronteiras que impactam a relação, seja dos valores, do corpo, do toque, da forma de se expressar... Tem fronteiras que são os limites da mudança, mas tem outras intrínsecas as quais, não são possíveis de mudar, somente negociar para amenizar ou encontrar junto o melhor momento de adaptar-se. Relacionamento é negociação e muita conversa. Acredito ser importante vocês conversarem um pouco sobre o que você vem percebendo e sentindo na relação. Quando vocês tiverem esta conversa é importante que ambos estejam abertos a ouvir, no sentindo de se perceberem nesta relação e como ela se encontra atualmente. Após esta conversa, caso seja necessário e de interesse, acredito ser importante vocês procurarem um atendimento psicológico para conhecer suas emoções, sentimentos e o que vem influenciando nestas brigas. Este desgaste pode ter várias causas e sintomas que precisam ser compreendidos e bem conhecidos primeiramente individualmente. A insatisfação quanto aos pequenos comportamentos podem se intensificar principalmente quando há uma dificuldade de comunicação do casal. Contudo, só vocês podem conversar e se responsabilizar quanto à tentativa de reconciliação ou a separação.
É claro que não há uma resposta ou solução única para todos os casos, mas existem profissionais que podem ajudar neste processo através da terapia individual ou mesmo de casal, caso vocês se sintam a vontade em fazer. Na terapia de casal é preciso que ambos estejam dispostos a ouvir e se entregar na busca da reconciliação conjugal saudável através de novos comprometimentos de cada um, e uma reconciliação de ânimo para manter o relacionamento e a vida sexual. Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento psicológico ou para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

8 NOV 2017

Alex, boa tarde! A dificuldade relatada por você é muito comum. Romper um relacionamento é promover uma mudança considerável na vida e isso assusta mesmo. É importante que você busque ajuda psicológica nesse momento para entender a fundo seu desejo de romper e o que está por trás do medo. Provavelmente quando você pensa na separação visualiza um cenário que gera angústia e seria muito bom trabalhar isso junto a um psicólogo. Estou à disposição para ajudar. Renata Brito

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

5 NOV 2017

O trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa. É a arte de despertar o sujeito para seu potencial criativo genuíno. A finalidade não é curar, e sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais. No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos com nós próprios. Pôr-se em processo analítico é possibilitar o existir permeável a outros saberes. É despertar para o próprio caminho de vida como processo natural com sentido, finalidade e objetivo; é a experiência interior.
A experiência interior se torna experiência de vida quando vivida com todas as suas implicações. A psicoterapia tem como objetivo auxiliar pessoas que sofrem ou estão com dificuldades na vida e não conseguem resolver sozinhas.
Na terapia o analisando é convidado a, num espaço seguro e sigiloso, explorar seus afetos, pensamentos e fantasias que compõem o cenário de seu sofrimento.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

5 NOV 2017

Alex, você mencionados coisas difíceis, como o desejo de separação e o medo talvez de ficar sozinho ou o medo de perder seu amor.
Evite tomar qualquer decisão em momentos de crise.
Você já se perguntou o porque tem vontade de tomar essa atitude?
Já conversou com ela?
Verificou se realmente não há mais solução?
Esses são alguns questionamentos que precisam ser feitos.
Sugiro que busque um acompanhamento de Psicológico, ajudará a se descobrir o que existe ainda entre você e com você.
Espero que tenha ajudado
Abraço
Vera Pelizzari

Vera Pelizzari Psicóloga Clínica Psicólogo em São Paulo

295 respostas

3 NOV 2017

Olá, Alex.
Veja bem, tomar esse passo "do seguir em frente" é sempre uma condição difícil, uma vez que vocês enquanto casal estabeleceram vínculos, co-dependência e uma história. Reforço que nesse momento de "crise conjugal" é importante estabelecer o diálogo de forma ativa e receptiva, favorecendo os distanciamentos necessários quando necessários, mas sempre dialogando. Relacionamento é processo, é troca mutua. A crise também são positivas, ou seja, veja nela a oportunidade de ser feliz, de resignificar histórias Te desejo felicidade. Lembrando que a escolha (tomada de decisão) é sua.
Estou a sua disposição para conversarmos.

Sara Rodrigues

Sara Rodrigues Psicólogo em Recife

82 respostas

3 NOV 2017

Bom dia, Alex. Dar pontos finais em nossas vidas não é algo fácil, principalmente quando a situação envolve forte carga afetiva e uma outra pessoa, como o término de um relacionamento amoroso. É compreensível seu medo de dar esse passo, pois tal decisão coloca você de frente com várias questões a serem enfrentadas, como o "estar sozinho" , "quais passos dar nessa nova etapa de vida" etc. Acredito que seja importante uma melhor reflexão sobre o significado desse término para você, pois isso trará maior clareza sobre o medo que está sentindo e sobre a importância dessa decisão para sua vida.

Davi Barbosa Lima Psicólogo Psicólogo em Fortaleza

6 respostas

3 NOV 2017

A decisão de separar é uma escolha racional e não emocional. Ter clareza dos fatos que contribuem para tal escolha ajuda a elaborar os sentimentos e avaliar conscientemente os ônus e bônus de tal período.

Simone Xavier Psicólogo em Diadema

2 respostas

3 NOV 2017

Bom dia, você tem que verificar, com a ajuda de um psicólogo, o porquê que você tem o medo? Qual a sua causa? Pesquisar também se seus medos estão fundamentados em ganhos secundários que você não quer largar? Pesquisar quem está emaranhado o processo, entre outras coisas. Verificar se há esquemas mentais e outros transtornos, e para finalizar: como estão os vínculos afetivos de ambos.

Anônimo-319606 Psicólogo em Foz do Iguaçu

9 respostas

3 NOV 2017

Bom dia Alex, em sua afirmação você trás duas informações uma é querer se separar e, a outra é ter medo, sugiro que procure um terapeuta para conversar e expor seus sentimentos e emoções para organizar as decisões e escolhas, entender que medo é esse? Do que tem medo? E por tomou a decisão, quais motivos estão levando você a querer se separar? Esses questionamentos com a ajuda de um terapeuta você poderá entender melhor as mudanças que quer fazer em sua vida.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

3 NOV 2017

Pois é, Alex...
O ideal seria você procurar ajuda de um profissional para conhecer o significado desse medo, que pode ser por vários motivos, como por exemplo: medo do recomeço, medo de fazer o outro sofrer, não estar totalmente seguro dos seus sentimentos, etc...
Torço para que você encontre respostas.
Maria Lúcia

LC Terapias Psicólogo em Rio de Janeiro

45 respostas

2 NOV 2017

Olá Alex!
Se estiver dentro das suas possibilidades e interesses, é indicado que inicie a psicoterapia para refletir mais afundo do que o mantem em um relacionamento que possui desejo em terminar. Ampliando os conhecimentos sobre si mesmo e consecutivamente, seus medos, é possível se fortalecer e tomar decisões com mais segurança.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

2 NOV 2017

Oi Alex, seu medo é compreensível, afinal é um passo difícil que implica em uma grande mudança na vida de qualquer um. Primeiro você deve ter certeza de que é isso que deseja, de que é a melhor solução e de que você já esgotou outras possibilidades. Caso contrário, seria válido uma tentativa de diálogo com a pessoa com a qual você casou, para discutir os pontos em que você está infeliz e insatisfeito. Espero ter ajudado. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza