Quero ajudar e aconselhar meu namorado e ele não aceita

Feita por >Talita Ferreira Neto · 21 out 2022 Terapia de casal

Olá, namoro há pouco mais de 1 ano e meu namorado é muito bonzinho, carinhoso, dedicado, etc. Em questão de personalidade não tenho do que reclamar. Mas ele é um pouco acomodado em matéria de cuidar do futuro.
E eu sou super certinha e rigorosa com as coisas.
Eu sempre trabalhei registrada e mesmo no período q fiquei sem trabalhar eu tinha feito uma reserva e consegui me manter após acabar o seguro além de manter em dia as minhas Contribuições do INSS q sempre paguei o carnê sem falhas. Hoje terminei a faculdade e ja estou trabalhando na minha área registrada e ja tenho metade do tempo de contribuição.
Meu namorado é bem desatualizado e não se incomoda com nada disso.. ele tem minha idade e ums 3 anos só de contribuição por ter trabalhado registrado em uma empresa. O resto da vida ele só trabalhou e trabalho fazendo bico e em lugares que não registra. Eu expliquei pra ele q ele precisa pagar o carnê para um dia se acontecer algum acidente, ele tem direito de receber, e até mesmo para futuramente ele se aposentar. Falo tbm pra ele guardar um poci de dinheiro pra fazer uma reserva pq ele não trabalha registrado e se ele sair desse bico ele nao vai ter nada!
Falo isso pro bem dele, mas ja tem 2 meses q tô falando, e 2 meses q ele não faz nada... E não ta nem aí.
Aí eu fico me sentindo a chata que fica toda hora falando de reserva, e carnê no ouvido dele, sendo que ele mesmo podia se tocar no que é bom pra o futuro dele e fazer. Não estou incentivando ele a fazer coisas erradas, e sim coisas certas, boa pra ele e até pra nós mesmo... Até porque eu fico pensando.... Vale a pena pensar em casar com um homem que não pensa nessas coisas? E se der ruim? Eu vou ter que sustentar ele? Fico pensando q se eu quiser um dia arriscar me casas então eu vou ter que bancar tudo, pagar toda a festa sozinha e me endividar toda...ou não ter casamento mesmo pq eu nao tenho dinheiro pra isso e nem ele. Só queria q ele desenvolvesse um pensamento mais precavido para q a gentr pudesse planejar melhor um futuro juntos. Mas ele ja se mostrou q não se importa com essas coisas. Eu gosto dele, mas no mundo de hj, só vc gostar e amar uma pessoa não te garante um futuro tranquilo.
Queria saber se devo aceitar isso nele, e não cobrar mais nada e seja o que Deus quiser, ou se continuo cobrando até elemse irritar e comece a fazer essas coisas mesmo q seja sem vontade. Ou devo logo ficar sozinha mesmo pq tem hora que penso que se eu não namorasse, não estaria .e preocupando com nada disso... Até pq ele que precisa não está nem aí né... Podia deixar se dar mal, mas eu estou junto então fico aqui tentando igual uma boba a abrir os olhos dessa pessoas.
É muito difícil se relacionar...tem hora que fico cansada.

A melhor resposta 22 OUT 2022

Olá Talita.
Você está preocupara com o futuro e seu namorado vive o presente. Não vou expressar aqui se você tem ou não razão, há motivos sim para se preocupar, porém o que se percebe é um pensamento ansioso, de uma pessoa muito preocupada com o amanhã. Você expressou vários pontos que você pensa sobre o futuro financeiro, então te pergunto: Você sabe o que seu namorado pensa sobre o futuro financeiro dele? Você já perguntou a ele como pretende fazer se vocês casarem? Como ele pretende ajudar a manter as finanças da casa? Qual o ideal financeiro familiar para ele? E neste sentido, será que o ideal financeiro para ele é o mesmo que para você?
Comunicando suas preocupações e soluções, é bem possível que ele permaneça da mesma forma, porém se perguntar a ele sobre o que pensa sobre que relatou, talvez você perceba os pensamentos dele e possa tomar melhor sua decisão de ficar ou não com ele.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

5 NOV 2022

Ola! se você precisar de ajuda é só entrar em contato comigo que irei responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

22 OUT 2022

Olá Talita! Obrigado por escrever. Sempre há mais coisas a relatar, quando se considera um espaço como esse de comunicação. Considerando que você contribuiu para o INSS pela metade do tempo, pegando o parâmetro de trinta anos, você contribuiu quinze anos. Deve ter começado aos dezesseis anos. Quinze mais dezesseis indicam trinta e um anos de idade. Sendo esse o parâmetro de tempo e idade, tendo seu namorado idade assemelhada com a tua, será muito difícil ele modificar a forma de se posicionar. Namoro é experiência para se conhecer melhor, mais de perto. Você conheceu e está reprovando. Namoro precisa envolver precaução em relação ao futuro, ao cuidado com a família com os filhos, esforço mútuo.
Namoro, por razões assemelhadas a esse, na maior parte das vezes, deve ser objeto de pesquisa e amadurecimento, implicando em término.
Será possível minimizar riscos, quando se pesquisa antes de começar a namorar, dados como formas de ocupação do tempo, linguagem, estudos consistentes, hábitos saudáveis, metas e ações consistentes em busca das mesmas.
Estarei a disposição para aprofundamentos.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. As mentiras ainda perduram nos falsos religiosos e políticos com intenções egoístas. É impressionante como falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não vote com base em notícias distorcidas.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador vocacional.