Quantas vezes ao ano devo ir ao psicólogo?

Feita por >bruna · 14 mai 2018 Psicologia clínica

Devo ir uma vez por semana, uma vez por mês? Qual é o correto?

A melhor resposta 14 MAI 2018

Geralmente o processo psicoterapêutico ocorre semanalmente. É sempre o profissional que deve avaliar e determinar a frequência das sessões. Se os encontros acontecerem de forma muito espaçada, a psicoterapia pode ser prejudicada. Então siga as orientações do seu psicólogo. É muito importante que vc esteja comprometida com o processo. Um abraço.

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas

232 respostas

16 MAI 2018

Prezada bruna! Me chamo Paulo Martins Psicólogo em Recife.

Quanto a sua pergunta, o ideal que as sessões sejam semanais para criar um intervalo mínimo de elaboração para o paciente/cliente. As sessões possivelmente mexerão co questões que às vezes não são fáceis de lidar, por isso deixar o processo como se fossem consultas exporádicas, prejudicará o andamento da psicoterapia.

Há na história da psicologia e psicanálise psicoterapias ou psico análises até mesmo diárias, há também a possibilidade de que em em momentos quando vc acredita que uma sessão de 50 min(que é o usual), não dar conta do que você vai falar, pode negociar uma sessão mais longa com seu/sua Psicólogo(a), acordando com ele/a os valores correspondentes.

Mas de princípio, o ideal é apenas uma sessão de até 45/50 minutos por semana e até o espaço de tempo, o qual você terá que aguardar para a próxima sessão, é terapêutico e te auxiliará no processo de compreender a si mesmo para compreender o mundo a sua volta.

Att,
Paulo Martins
CRP: 02/19840

Paulo Sérgio A. Martins Psicólogo em Recife

45 respostas

16 MAI 2018

Oi bruna,
Cada processo terapêutico é único e o número de sessões é determinado partir de várias características.
Geralmente, inicia-se com sessões semanais e a frequência pode aumentar ou diminuir.
Converse com o psicólogo co quem deseja iniciar o processo e inicie sua terapia.

Um abraço,
Liediani Souza

Liediani Souza Psicólogo em Florianópolis