Qual questão devo focar minha atenção?

Feita por >Josieli da Silva · 3 jul 2024 Abordagem psicológica

Sou uma mulher de 27 anos, casada, tenho uma filha de 7 meses, vivo uma vida perfeita onde tenho tudo pra se sentir realizada desde pequena, família unida, amável, nunca faltou nada, porém tenho que lidar com problemas psicológicos, depressão hereditária, timidez, dificuldade em me relacionar com as pessoas e hoje em dia a falta de sentido, perspectiva com a vida... por onde começar a mudança? Pra onde olhar?

A melhor resposta 4 JUL 2024

Olá! Levantar esses pontos que interferem na sua saúde mental e seu bem estar já é um começo muito valioso! Dentre um conjunto de fatores relacionados a este sentimento, aquele que mais causa tristeza, angústia e insegurança no momento como a “timidez e dificuldade em se relacionar com as pessoas desde a infância” pode ser o ponto de partida para entender a depressão e trazer uma perspectiva positiva. No processo terapêutico buscamos analisar melhor sua história, identificando quais experiências e crenças você possui para te guiar melhor. As vezes o caminho é longo, mas você não estará sozinha! É importante escolher um profissional da sua confiança, dar um passo de cada vez, no seu tempo, e assim chegará longe! Não desista do seu processo. Se precisar, conte comigo!

Sabrina Rattes Psicólogo em Manaus

10 respostas

5 JUL 2024

Olá, Josieli. Reconhecer os seus sentimentos, mediante a sua condição atual já é um passo a frente! Uma forma interessante que sugiro a você seria buscar refletir e compreender melhor a sua própria história, pois por trás dessa mulher de 27 anos, casada, com filha, etc... tem uma importante história a contar. Acredito que a partir da compreensão da sua história de vida, você poderá enxergar melhor certos sentimentos e emoções que de alguma forma mexem bastante contigo. Mas, para alguém contar uma importante história é preciso ter um outro para escutar de forma diferenciada. Desta forma, entre fala e escuta é que se chega em algum lugar onde habita a compreensão, então aos poucos se consegue ver com mais nitidez, o fortalecimento do sentido de vida para prosseguir. Peça ajuda a um Psicólogo de sua confiança. E se precisar, conte comigo. Abraço!

Priscilla Lucena Psicólogo em Escada

1 resposta

5 JUL 2024

Olá, Josiele, como vai?
O primeiro passo você já deu, que é justamente reconhecer esses pontos da sua vida que precisam melhorar, e isso é fundamental para toda mudança. Após isso, é necessário identificar as "raízes" de tudo isso, trabalhando com passo a passo em prol da sua saúde mental como todo. A psicoterapia é um processo que auxilia na identificação desses incômodos e no direcionamento para uma mudança positiva. Lembre-se que não existe fórmula mágica para isso, mas é possível contar com um profissional de confiança para lhe auxiliar nessa caminhada.

Silvia Byanca Silva Ramos Psicólogo em São Luís

1 resposta

4 JUL 2024

Olá Josieli, espero que esteja tudo bem com você.

De tempos em tempos podem surgir períodos em nossas vidas onde nos colocamos em uma posição de dúvida, de questionamento, de superação, de incerteza sobre nosso caminho e sobre quais direções seguir. Esses momentos, embora possam parece demasiado confusos, eles são uma ótima oportunidade para que possamos nos aprofundar em nosso autoconhecimento, mergulhando um pouco mais em nosso ser. São em fases assim que temos realmente a oportunidade de desenvolver nossa inteligência emocional e ampliar nosso desenvolvimento pessoal. O convite agora é para que você aproveite esse momento, e possa realmente dar um próximo passo em seu desenvolvimento, criando as condições necessárias para que uma nova fase se estabeleça em sua vida, e você possa adentrar em novos patamares. No entanto, para que isso ocorra, e para que você aproveite melhor essa fase, é importante que você tenha um acompanhamento profissional adequado, que possa te auxiliar neste momento. Neste sentido, o profissional de Psicologia é o mais indicado para você, e pode te ajudar muito agora. Não deixe de aproveitar essa fase para criar um novo cenário em sua vida. Busque esse profissional para que possa trabalhar as questões que são importantes agora, como a timidez, falta de sentido, e a dificuldade de se relacionar, para criar as condições necessárias de uma nova vida no futuro. Tenho certeza que isso irá te favorecer muito.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Neto Psicólogo em Natal

974 respostas

4 JUL 2024

Oi Josieli
Sem dúvida, você precisa focar no conhecimento de si mesma, quem é, qual o seu objetivo de vida, buscar resolver teus conflitos, teus problemas com autoestima, dependência emocional, como tua mente funciona, como a mente se organizou para enfrentar os problemas, os desafios do meio.
Se voce sente depressão, timidez, dificuldade no relacionamento interpessoal, vazio, vida sem sentido é porque não está vivendo/fazendo o teu caminho.
Invista em Psicoterapia, faça Psicoterapia para se encontrar

Abraços

6190 respostas

4 JUL 2024

Bom dia Josieli, chega um momento na vida que fazer psicoterapia torna-se uma urgência e essencial para recuperar o proposito e sentido da vida. Resgatar-se como pessoa, mulher, especialmente por você ter uma filha também. Antes de mudanças, o processo inicia com auto conhecimento (terapia), entender sua timidez, insegurança, a depressão (que não é apenas hereditária, tem outros fatores mais influentes na vida presente). A partir do autoconhecimento você começa a sentir-se forte e pode fazer mudanças com assertividade, alinhadas ao seu proposito e valores. Cordialmente, a disposição,
Lisiane Hadlich Machado
Psicóloga, Psicanalista.

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

72 respostas

4 JUL 2024

Olá Josieli! Lidar com problemas psicológicos, como a depressão hereditária, a timidez e a falta de sentido na vida, não é fácil, mas é possível buscar ajuda profissional de um psicólogo. Essas questões podem ser trabalhadas e te ajudar a compreender e lidar com elas além de te orientar sobre as melhores estratégias de tratamento.
Na terapia é feita uma avaliação para verificar o que tem trazido maior sofrimento para você para começar por esse ponto, o importante é começar a olhar para si mesmo.
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

465 respostas

4 JUL 2024

Bom dia, Josieli! Obrigado por se colocar. Você já começou. Escrever aqui já é em si, um foco. Relacionamento se treina, se desenvolve. Metas de vida precisam ser constantes para cada pessoa, para que a grande maior parte do tempo de cada uma delas, seja previamente sabida quanto ao que fazer. Por exemplo, no caso de perfis como o seu, em primeiro lugar evitar televisão, rádio, celular, internet, enfim, evitar todas as coisas que não impliquem fazeres efetivos e interações diretas, ao vivo e em cores com pessoas. Além do processo científico de psicoterapia científica com psicólogos, será importante cuidar muito das turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, cursos presenciais e interativos, esportes coletivos de contato, escolas de teatro, dança, circo, dentre outros. Procurar ficar a maior parte possível do tempo em ambientes que se veja a amplitude, as nuvens, o sol, e principalmente as pessoas.
Estaremos a disposição no que compete ao psicólogo.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9120 respostas

4 JUL 2024

Você deve fazer terapia. Percebe-se um certo descontrole emocional o que pode ser recuperado através da terapia.

Edson Cordeiro Psicólogo em Florianópolis

13 respostas

4 JUL 2024

O primeiro é mais importante é olhar para dentro de si. E saber o que quer. Buscar um outro propósito, ser mãe é maravilhoso, mas tbm cansa. Então, enquanto não cansa muito, vai plantando algo que goste para colher no futuro.

Celia Regina Rodrigues de Lima Psicólogo em São Paulo

9 respostas

4 JUL 2024

Muitas vezes sintomas depressivos aparecem em fases da vida aonde mais consideramos que está tudo aparentemente bem, até porque em momentos assim conseguimos mais tempo, para ficar de olho em nossas questões e necessidades o que nem sempre é possível em quando estamos com adversidades financeiras, a depressão muitas vezes principalmente com fatores hereditários está associada a desiquilíbrio de neurotransmissor importantes para o funcionamento cerebral, como a Serotonina, sendo assim o acompanhamento efetivo psicológico pode ser fundamental para o equilíbrio dessas funções assim como o uso de medicação pode se fazer necessário, seria muito interessante um profissional para ajuda-la nesse sentido, cuidar de questões como auto imagem, perspectiva de vida e o que espera de si mesma são fundamentais para o bem estar diário, estou a disposição para ajuda-la nesse processo, é só chamar.

Larissa Baungartner Psicólogo em Canoas