Qual a diferença entre a TCC e a terapia analítico comportamental?

Feita por >Julia Braga · 2 ago 2020 Terapia cognitivo-comportamental

(Terapia cognitivo comportamental). As duas abordagens são eficazes com relação aos transtornos de ansiedade?

A melhor resposta 3 AGO 2020

Olá,
Sobre o que você perguntou a respeito da eficácia: todas as abordagens psicológicas são eficazes com relação à ansiedade.
Há, contudo, alguns estudos que apontam uma maior eficácia de algumas abordagens para alguns transtornos de ansiedade específicos.
Ex: a TCC para o TOC.
Como parece que sua dúvida está entre TCC e AC fique tranquila. Pode escolher qualquer uma das duas. O mais importante será como se desenvolverá o processo terapêutico. Priorize a terapia, foque nela, se nas primeiras semanas não perceber resultados pode mudar.
Sobre a diferença das duas abordagens a TCC valoriza muito o que você pensa e fala. Enquanto a AC foca muito na organização do seu dia a dia.
Deppis que tiver feito a terapia te convido a vir aqui dizer como foi, até logo.

Kelton Medeiros Teles Psicólogo em Fortaleza

38 respostas

3 AGO 2020

Olá Júlia! Você pergunta uma coisa, mas preciso, por dever ético de ofício responder outra: o que faz a profundidade do trabalho não é a teoria dita do profissional, mas a consistência, dedicação, voz, corpo, memória, desenvoltura de raciocínio, habilidade verbal, concentração, sensibilidade, dentre outros fatores. Observe que cada um dos grandes teóricos foram mudando a própria teoria ao longo do desenvolvimento das mesmas. Imagine a evolução tecnológica, as novas formas de imagens, de acesso a publicações, pesquisas.
Tanto sobre a ansiedade, quanto sobre a linha de trabalho, há inúmeros materiais valiosos acessíveis para ver que ambas ultrapassam em muito a questão de vinculação de qualidade ou não. Não há linha que substitua dedicação, aprofundamento, motivação.
Espero ter ajudado. Estarei à disposição para aprofundamentos e esclarecimentos que se fizerem necessários. Os ensinos teóricos e a mídia acabam direcionando muito essa dúvida, que deverá, com o tempo, ser superada.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar mais uma morte de pessoa próxima!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.