Quais as abordagens que o psicólogo hospitalar usa para ajudar o paciente?

Feita por >Isac · 15 mar 2022 Psicologia hospitalar

Vocês, por exemplo, se baseia em algum tipo de "tópico" para abordar um paciente?

A melhor resposta 17 MAR 2022

Bom dia, isac,
No contexto Hospitalar, o Psicologo vai atuar não só junto ao paciente como dando também suporte à família que o acompanha.
A forma de abordar e os "tópicos", por assim dizer, dependem muito do tipo de internação e do tratamento pelo qual está passando.
De forma simplificada, é uma Psicoterapia Breve, onde o principal objetivo é dar suporte emocional ao paciente em internação.
Sou especialista nesta área, com mais de 20 anos de atuação. Caso queira conversar e tirar suas dúvidas, fico à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

12 ABR 2022

Olá! A primeira preocupação do profissional psicólogo deve ser ajudar o paciente em sua questão. Quanto a abordagem, vale a o que o psicólogo se sentir confortável e apto para usar.

Erick Gustavo Psicólogo em Volta Redonda

12 respostas

17 MAR 2022

Isac, bom dia!

No contexto hospitalar o paciente deve ser acolhido em seu estado emocional e sua vulnerabilidade relacionada aquele ambiente. Nesse contexto o acolhimento humanizado e empático é algo que ultrapassa qualquer abordagem. Se você tem sua abordagem específica e achar que algo dentro dela pode ajudar nesse contexto, você pode utiliza. Falando aqui de minha abordagem a psicanálise, eu tento entender o que o paciente manifesta além da fala, aquilo que ele manifestar de forma inconsciente e de sua relação com os demais envolvidos naquele contexto, seja da equipe hospitalar ou na relação com outro paciente.

Paula Gomes Maciel Rodrigues Psicóloga Psicólogo em Fortaleza

10 respostas

16 MAR 2022

Tudo depende do caso
Estamos a disposição

Anônimo-390422 Psicólogo em São Paulo

171 respostas

16 MAR 2022

Olá Isac! Grato por perguntar. O centro da qualidade do trabalho de um psicólogo não está na abordagem dele, está no histórico prazer por estudar, aprender, pesquisar, investigar, adapatar-se ao caminho científico de estratégias, construído. A idade, físico, voz, repertório verbal, habilidade artística, desenvoltura matemática, dentre outros aspectos, gerarão a abordagem de cada psicólogo, desde que conectado, com o acúmulo científico, tecnológio, comprometido com as legislações e saberes científicos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

8607 respostas

16 MAR 2022

Bom dia!
O psicólogo no contexto hospitalar faz uso das mesmas abordagens que utiliza nos atendimentos clínicos, exemplo, Psicanálise, TCC, Gestalt...o profissional utiliza o conhecimentos destas abordagens para realizar a escuta e as intervenções necessárias ao paciente e familiares quando o psicólogo for solicitado pela equipe médica.

Lady Mariana dos Santos Psicóloga Psicólogo em Aracaju

9 respostas

16 MAR 2022

Bom dia!
O psicólogo no contexto hospitalar faz uso das mesmas abordagens que utiliza nos atendimentos clínicos, exemplo, Psicanálise, TCC, Gestalt...o profissional utiliza estes conhecimentos para realizar a escuta e as intervenções necessárias ao paciente e familiares, quando solicitado pela equipe médica de ajuda psicológica.

Lady Mariana dos Santos Psicóloga Psicólogo em Aracaju

9 respostas

16 MAR 2022

Boa noite Isac
Sua pergunta foi muito sucinta e não entendi bem o que realmente queres saber sobre a abordagem da psicologia hospitalar. As abordagens na área hospitalar variam de acordo com o hospital.
O tópico inicial é baseado no adoecimento.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre