Psicólogo online. É confiável esse tipo de consulta?

Feita por >Cris Guerra · 26 fev 2015 Psicologia clínica

A melhor resposta 26 FEV 2015

Cris,boa noite.
Então, os serviços psicológicos são regulamentados pelo Conselho Federal de Psicologia. Ele autoriza atendimento online em casos de pesquisa psicológica (o que não é o seu caso) , para realização de testes (também não parece seu caso) e na modalidade de orientação psicológica.
Esse último caso poderia ser considerado um atendimento sim, mas existe um número máximo de sessões e o psicólogo que presta esse serviço deve ter uma AUTORIZAÇÃO do conselho.
De posse dessas informações, decida se é um psicólogo presencial ou um virtual que poderá ajudar você. A depender das questões abordadas, um atendimento maior será necessário, daí você precisará procurar um presencial.
Por fim, a questão do sigilo é sempre importante, e algumas ferramentas de chat online podem não oferecer tanta segurança.

Psicóloga Juliana Carolina Marques Psicólogo em Belo Horizonte

17 respostas

26 MAR 2015

O atendimento online é confiável desde que você se certifique que o profissional seja realmente um psicólogo, registrado e ativo no Conselho Regional de Psicologia no estado onde ele atua (o nome completo e o número de CRP do psicólogo deve estar visível no site do psicólogo) e o site seja registrado no Conselho Federal de Psicologia (você vai ver um Selo de Credenciamento com data de validade no site do psicólogo).

As informações trocadas pela internet não são 100% seguras, mas desde que você provavelmente vai conversar com seu psicólogo através de vídeo, não vai deixar informações gravadas. Não se deve usar chats em computadores públicos, como em lan houses.
Agora, a confiança no psicólogo vai depender do quanto você gostou do profissional que escolheu, o quanto confia na sua formação profissional e aprimoramentos, e também das avaliações de outros pacientes que foram atendidos pelo profissional.

Uma limitação do atendimento online é que você pode fazer no máximo 20 consultas para seu problema, portanto não se indica o tratamento online para problemas muito graves, transtornos de personalidade, etc., que requerem um acompanhamento mais longo.

Rita Guimarães Psicólogo em Campinas

54 respostas

4 MAR 2015

Bom dia Cris!
Os atendimentos online são regulamentados pelo órgão maior q rege a conduta dos psicólogos, o Conselho Federal de Psicologia - CFP.
Não é qualquer psicólogo que pode oferecer este tipo de atendimento. Para isto o profissional deve ter um site exclusivo, autorizado pelo CFP, e no site deve ter um Selo PSI. Este selo é uma garantia de que o site tem uma situação legalizada, autorizada pelo CFP para oferecer esse serviço.
Contudo, os atendimentos online são apenas para fins de pesquisa, realização de testes ou orientação psicológica. Nenhum destes três atendimentos se enquadra na modalidade psicoterapia.
Se a sua necessidade é pontual e de solução breve, este tipo de atendimento pode ser útil para você. Você poupa tempo, esforço com deslocamento no transito e pode ser atendida no conforto de sua casa. A consulta pode ser feita por chat, e-mail ou Skype.
Creio que é confiável porque o CFP fiscaliza. Mas você pode e deve fazer suas pesquisas sobre o site e o psicólogo pra se certificar da qualidade e legalidade do serviço.
Eu atendo num site onde as informações são criptografadas, portanto o sigilo é garantido.
Se você se interessar em conhecer, me procure.
Estou à sua disposição! Abraços.
Cristina Vasconcelos

Anônimo-186722 Psicólogo em Juiz de Fora

48 respostas

2 MAR 2015

Sou credenciada pelo Conselho Federal de psicologia. No meu site tenho o selo autorizando.É necessário que o profissional tenha a capacitação específica para obter bons resultados.
Não são todos os casos eletivos. Mesmo porque se trata de um tratamento breve e focado. Atendo no Brasil e no exterior desde 2005.
Me coloco à disposição para maiores informações.
Lucimeiry Arias psicóloga.
Santos/ Sp

2 MAR 2015

O conselho de psicologia, órgão que orienta a forma de atuação dos profissionais psicólogos determina que psicoterapia não pode ser realizada pela internet, apenas orientação é permitida (“tais como orientação psicológica e afetivo-sexual, orientação profissional, orientação de aprendizagem e Psicologia escolar, orientação ergonômica, consultorias a empresas, reabilitação cognitiva, ideomotora e comunicativa, processos prévios de seleção de pessoal, utilização de testes psicológicos informatizado...”).
Neste caso é importante saber qual é o serviço que este psicólogo está oferecendo virtualmente, caso se encaixe nos exemplos de orientação ele pode estar apto a prestar o serviço. Assim como qualquer outro profissional, procure informações sobre ele, formação, recomendações, forma como trabalha, etc.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

27 FEV 2015

boa noite Cris
Para fazer consulta online, um psicólogo deve ter um site autorizado pelo Conselho Federal de Psicologia. Você pode reconhecer o site autorizado através do Selo PSI. O que é esse selo? É uma garantia ao usuário de que o site tem uma situação regular, autorizada e atualizada no CFP para oferecer esse serviço.
Vale a pena esclarecer que a orientação psicológica online não é uma psicoterapia.
A orientação é mais breve; é um recurso para resolver questões pontuais da vida pessoal, familiar, profissional ou relacionamento afetivo que estejam trazendo sofrimento pessoal, angústia, medo ou ansiedade e necessitem de auxílio profissional. Pode se beneficiar desta opção pessoas que estejam fora de sua cidade natal; que tenham mudado de cidade, estado ou país; que estejam impossibilitadas ou não queiram comparecer ao consultório ou ainda que desejem usufruir da facilidade que a internet oferece.
A consulta pode ser feita por chat, E-mail ou Skype; o Skype possibilita que psicólogo e pessoa atendida se vejam, se tiver uma câmara acoplada ao computador de ambos.
É confiável sim, desde que o psicólogo seja confiável.

Riva Gelman Psicólogo em São Paulo

17 respostas

27 FEV 2015

Atendimento on-line é totalmente impessoal. Durante o atendimento psicológico é necessário o contato humano uma vez que o psicólogo avalia a postura do paciente, sua linguagem verbal e corporal, entonação e articulação de ideias. Nada disso é possível com o atendimento on line. Na minha opinião o máximo que se pode oferecer são alguns esclarecimentos, um tira-dúvidas, através de e-mail, ou como fazemos aqui nesse site.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

27 FEV 2015

Bom dia Cris,
O psicólogo online precisa ter a mesma ética que no presencial, sendo que o mesmo pode ser feito via Skype e para isso é necessário que o conselho de psicologia faça uma análise do site para assim certificar se esse profissional pode ou não exercer essa atividade. O atendimento online são 20 sessões sendo que é para orientação, como por exemplo, perda de ente querido, perda de emprego entre outras questões.

Micheli Campanaro Garcia Ghisleni Psicólogo em São José