É errado desabafar com o psicólogo fora do dia da consulta?

Feita por >Mari · 30 set 2022 Abordagem psicológica

Tento sempre respeitar o profissional que me atende, mas estou sentido a necessidade de desabafar com alguém confiável.

A melhor resposta 3 OUT 2022

Boa noite,

Mari, respondendo a sua pergunta, não é errado desabafar com o psicólogo fora do dia da consulta, pode sim, contudo antes você deve conversar com seu psicólogo, pois, todas as questões que o paciente apresenta durante o tratamento deve ser discutidas para se chegar a um acordo que seja viável para ambas as partes, fale com o psicólogo sobre a sua necessidade de conversar fora do horário da terapia.
Ainda tem a questão de "confiança", se você não confia no seu psicólogo para "desabafar", fale com ele, explique, fale abertamente sobre a sua necessidade de desabafar e se sentir segura, não há problema nisso, Mari durante o tratamento é comum surgir dificuldades, desconfianças, dúvidas, medo, faz parte do processo psicoterapêutico. Um forte abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

2 OUT 2022

Ola! Se você estiver precisando de ajuda é só entrar em contato comigo que eu posso lhe ajudar no que você precisar. Vou lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

1 OUT 2022

Oi Mari
Não, não é errado desabafar com qualquer pessoa que seja. Depende só o que que quem escuta vai fazer, mas isso é problema dele.
Voce tem terapeuta, mas pode ser que seja por confiança/desconfiança, resistência, transferência ou contratransferência não esteja conseguindo desabafar.
Voce deve permanecer como dona da sua vida e das suas emoções e pode/deve deixar um profissional quando perceber que ele com ele não está conseguindo se expôr. Sempre é bom comunicar a ele o que está acontecendo.
Só isso, pode ser definitivo para que o tratamento cemece a fazer efeito.
Abraços

5830 respostas

1 OUT 2022

Olá Mari, não necessariamente! Depende do psicólogo e do contexto! Mas tente observar, o que faz você querer / ter necessidade de desabafar!

Kássia Pereira Silva Psicólogo em Goiânia

76 respostas

1 OUT 2022

Olá Mari! Obrigado por perguntar. Desabafar com psicólogo, talvez não seja o melhor termo. A questão pode ser quando a pessoa está no limite da perda do controle e propensa a agir por raiva, desestabilização ou impulsividade para questões de profundas consequências, o psicólogo, em conversa de minutos, poderá ajudá-la a evitar atitudes impensadas com o resgate da sensatez. Desabafar com o psicólogo com frequência, tanto dificulta o contexto adequado do trabalho profissional, como pode alimentar maior dependência.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Escolha a Democracia, não aprofunde a ditadura! Cuidado com notícias bombásticas de véspera de eleição!
Vacine-se! Vacine as crianças! Não descarte totalmente as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.