Problemas com a mãe

Feita por >Isabela Candido · 31 mar 2015 Terapia familiar

Minha mãe sempre elogiou mais os filhos dos outros do que eu e meus irmãos. O que os outros faziam sempre valia mais do que o que a gente fazia. Esse pode ser um comportamento hereditário? Não quero ser assim.

A melhor resposta 1 ABR 2015

Boa noite Isabela!

Relação mãe e filho nem sempre é fácil, normal haver conflito.
Em relação a sua pergunta, você tem a possibilidade de escolher e ser uma mãe diferente, ser atenciosa, valorizar seu filho, demonstrar para ele seu amor.
De repente sua mãe valoriza você e seus irmãos, mas pode ser que ela não demonstre isso diretamente para vocês, mas elogia para os outros. É normal mães com esta atitude.
Enfim, você tem a escolha de ser diferente e com certeza conseguirá mudar esta situação.
Terapia ajudará você a resolver estas questões com sua mãe e com você mesma, auxiliando para que seja uma mãe que no seu ponto de vista, seja mais adequado.
Abs
Anelise Mira

Consultório de Psicologia Anelise Mira Psicólogo em Curitiba

31 respostas

8 ABR 2015

Olá Isabela! As vivências familiares são permeadas por crenças, mitos, papeis, fronteiras e é natural q ocorram conflitos neste ambiente. Temos a tendência a repetir na vida adulta o q aprendemos na infância. Assim se vc quer ser uma mãe diferente faça esta escolha e não acredite q já existe um "destino" traçado para vc. A primeira coisa a fazer é buscar uma avaliação psicológica c um profissional competente e descobrir/trabalhar as questões mal resolvidas c sua mãe, seus conflitos internos, etc.
A vida é breve. Não há tempo a perder! Como diz a música "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer! Abrç, Cristina Vasconcelos

Anônimo-186722 Psicólogo em Juiz de Fora

48 respostas

2 ABR 2015

Muitas vezes repetimos na idade adulta aquilo que aprendemos na infância. Porém você não é a sua mãe, não vive na mesma época que ela e tem outras influências na vida. Um passo importante você já deu ao reconhecer que quer ser diferente, avalie agora em que você é parecida e o que gostaria que fosse diferente ou gosta de ser assim, como você valoriza e trata as pessoas próximas de você, etc. Se esta for uma reflexão difícil, para você, para ser conduzida sozinha procure por uma terapia, um profissional poderá lhe ajudar.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

2 ABR 2015

Oi Isabela Candido.
Eu não acredito que isto seja hereditário, pois é um hábito, um comportamento que sua mãe tem. E comportamentos podemos mudar. Assim, o fato de você ter crescido ouvindo sua mãe elogiar mais os filhos dos outros do que você e seus irmãos, não significa que fará como ela. Ainda mais por já ter esta percepção, e me parece que não gostaria de ter este hábito que ela tem. Imagino que este fato não seja agradável, e caso perceba que tenha lhe gerado pensamentos ou crenças negativas em relação à sua mãe ou à você mesma, a terapia com certeza poderá lhe ajudar.

Paula Biscaro Oliveira Psicóloga e Coach Psicólogo em São Caetano do Sul

18 respostas

2 ABR 2015

Bom dia, Isabela!
Diante do seu questionamento, percebe-se que existe aí uma demanda a ser tratada e discutida na clínica sobre relacionamento mãe e filha. Oriento você a procurar um profissional para resolver essa questão.

1 ABR 2015

Boa tarde Isabela!
Conflitos nas relações entre mãe e filhos, pais e filhos rendem sempre boas interpretações.
Você pode sim ser diferente, a psicoterapia vai ajudá-la e muito neste processo e bem como em melhor se relacionar com ela.
Muitas vezes o que ocorre é uma falta de sintonia na comunicação, a forma de expressão pode ser interpretada de diversas maneiras.
Uma dica: concentre-se em ser uma mãe amorosa com seus filhos e faça diferente.
abs

Soraya Alves Almeida Psicólogo em São Paulo

13 respostas

1 ABR 2015

Prezada Isabela, bom dia!
É interessante você procurar a orientação de um profissional da psicologia, e expor melhor a situação. As relações familiares são permeadas de mitos, tabus e costumes que podem interferir nesse meio, e no seu caso, um trabalho mais aprofundado poderia identificar padrões de comportamento que são disfuncionais e que permanecem nas relações atuais, sem que os integrantes da família percebam.
Att,
Vanessa de Almeida
Psicóloga clínica

Psicóloga Vanessa Almeida Psicólogo em Belo Horizonte

102 respostas

31 MAR 2015

Olá Isabela, é bem verdade que só damos aquilo que temos. Já ouviu falar? Com certeza sua mãe foi criada assim e não se deu conta. Talvez acreditou ser a melhor forma, afinal ela conseguiu superar... Comportamento é aprendido. Se você consegue perceber o quanto te bloqueou, te reprimiu diante da vida, com certeza não vai querer repetir. Espero ter te ajudado.

Vânia Peres Psicólogo em Niterói