Posso estar com em quadro depressivo ?

Feita por >Lola · 27 abr 2023 Abordagem psicológica

Todos os dias quando acordo, já acordo um pouco ansiosa. Também tenho muita muita oscilação de humor, sinto tédio, confusão, raiva, vontade de horar, e tristeza como se a vida perdesse a "cor", sabe? E tem vezes que eu me sinto mal, mais não sinto sentimento/emoção nenhuma, eu venho tendo crises de ansiedade todos os dias, passo o dia todo ansiosa, não consigo mais sorrir como antes, sentir aquela alegria de antes, só tenho vontade de ficar deitada o dia todo, não sinto vontade de fazer das coisas que eu gostava antes, sem contar que agora estou acordando precocemente e meu sono está agitado.
Eu também sinto muita tontura, dor de cabeça, e quando vem as crises de ansiedade na maioria das vezes elas vem acompanhada de um sentimento de pânico, sla eu sinto medo do nada. Também percebi que comecei a explodir do nada sabe !? Ter uns ataques de raiva, uns surto do nada mesmo estando tudo bem. E meu cabelo tá caindo muito, acho que só não fiquei careca ainda porque tenho bastante cabelo.
Eu já tive (em momentos de crise), tentativas de suicídio, mais felizmente ou infelizmente eu não tenho coragem o suficiente pra acabar com a minha vida, a verdade é que eu só queria voltar a pessoa que eu era antes, aaah já ia me esquecendo, também sinto dores musculares por todo o corpo, e quando saio na rua e vejo pessoas eu entro em pânico. Tem vezes que a minha ansiedade ataca tanto que sinto os objetos aumenta e diminui (na minha visão) (só lembrando que eu também tenho miopia), e eu também sinto meu corpo esquenta tipo como se fosse uma febre, tambem tenho observado que to "perdendo" memórias muito rápido, bem eu disse todos os sintomas que eu sinto, isso poderia ser depressão? Ou só uma ansiedade elevada ?

A melhor resposta 5 MAI 2023

Oi Lola, obrigado por compartilhar seu relato conosco. Aqui infelizmente não podemos dar diagnóstico nenhum, seria totalmente irresponsável, uma vez que não temos como avaliar uma pessoa por um relato exposto brevemente na internet. Mas vamos fazer algumas considerações. A primeira é que claramente você tem um quadro de adoecimento instalado, visto tanto o seu sofrimento, quando a quantidade de sintomas que você trouxe. Não existe A Depressão, existem vários diagnósticos de depressão, e cada um tem características próprias. O que a maioria tem em comum é a tristeza, falta de interessa e vontade em fazer as coisa, perda de prazer nas atividades, alteração do apetite e do sono e outros sintomas. Por isso que é importante você ser avaliada e realizar um acompanhamento profissional. Com relação a ansiedade, uma pessoa pode ter os dois quadros, chamamos isso de comorbidade. A pessoa pode ter um transtorno mental primário (depressão) e uma comorbidade (transtorno de ansiedade). Ambos são tratáveis, então recomendo que você procure ajuda especializada o quanto antes. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

24 MAI 2023

Oi Lola,em primeiro lugar lamento que esteja sentindo desta maneira. Aqui infelizmente não podemos dar diagnóstico nenhum, seria totalmente irresponsável, uma vez que não temos como avaliar uma pessoa por um relato exposto brevemente na internet. . Mas é que claramente você tem traços de depressão e ansiedade com ataques de pÂnico, visto tanto o seu sofrimento, quando a quantidade de sintomas que você trouxe. O que a maioria tem em comum na depressão é a tristeza, falta de interessa e vontade em fazer as coisa, perda de prazer nas atividades, alteração do apetite e do sono e outros sintomas. Por isso que é importante você ser avaliada e realizar um acompanhamento profissional. Com relação a ansiedade, uma pessoa pode ter os dois quadros, chamamos isso de comorbidade. A pessoa pode ter um transtorno mental primário (depressão) e uma comorbidade (transtorno de ansiedade). Ambos são tratáveis através da psicoterapia, então recomendo que você procure ajuda especializada o quanto antes.

Vanessa de Cássia da Silva Psicólogo em Arujá

5 respostas

2 MAI 2023

Olá, Lola!
Em primeiro lugar é importante observar que os sintomas que relata podem estar relacionados não somente a questões emocionais/psicológicas, mas também a questões biológicas, algo no seu corpo que não vai bem, podendo ser, inclusive, uma dieta deficiente de nutrientes, perguntaria se você faz regimes restritivos e ou come pouco etc. São hipóteses, certo é que seria importante também buscar, em paralelo, um profissional da medicina para que sejam feitos exames de sangue, dentre outros para se certificar de que essa parte de você está indo bem.
Também pensei, ao ouvir seu relato, que é possível notar que você está passando por um momento difícil em sua vida. Os sintomas que você descreve, como ansiedade, oscilações de humor, perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas, dores no corpo, entre outros, são indicativos de que você pode estar sofrendo de algum transtorno psicológico, talvez uma depressão ou um transtorno de ansiedade como relata.
É importante que você busque ajuda profissional para entender melhor o que está acontecendo e receber um tratamento preciso e adequado. Um psicólogo poderá te ajudar a compreender as origens desses sintomas, trabalhar nas causas subjacentes e desenvolver estratégias para lidar com eles.
Como psicanalista, acredito que a análise pode ser uma ferramenta útil para ajudar a resolver esses problemas. A psicanálise trabalha na compreensão e investigação dos processos inconscientes que afetam nossa vida cotidiana e podem estar na raiz dos problemas emocionais e comportamentais que causam, inclusive, somatizações (sensação de dores e sintomas físicos provenientes de distúrbios psíquicos).
Portanto, encorajo você a buscar um psicanalista ou psicólogo para iniciar uma terapia psicológica, a fim de entender melhor as suas emoções e lidar com os sintomas que estão afetando sua vida. Com o tratamento adequado, é possível superar essas dificuldades e retomar sua vida de forma mais plena e satisfatória.

Estou à disposição.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

2 MAI 2023

Olá Lola, espero que esteja tudo bem com você.

Obrigado por despender seu tempo compartilhando conosco um pouco de suas questões. Para que a gente possa dar uma resposta mais precisa sobre isso que aponta, é preciso, e indicado, um acompanhamento profissional por um tempo, para que se possa compreender realmente o que está acontecendo com você, entendendo as causas disso, para que possamos propor soluções que atuem nas causa, para que esses sintomas não se repitam mais. É importante e indicado, em seu caso, você iniciar um processo de psicoterapia junto a um profissional de Psicologia, para que você tenha um espaço profissional para trabalhar essas questões e obter orientações específicas de como superar esse sentimentos e esses estados, que já estão prejudicando sua vida em diversos setores. O objetivo é restabelecer a harmonia e o bom andamento de sua vida, para que você possa voltar a experimentar a vida de uma maneira positiva e saudável, em um ambiente propício ao seu desenvolvimento pessoal, e a concretização de seus sonhos e objetivos. Não deixe que esses estados ganhem mais espaço em sua vida, e procure superá-los agora, junto a um acompanhamento profissional. Com comprometimento e constância no tratamento, é possível você obter bons resultados, e certamente criar as melhores condições para você voltar a ter uma vida plena e equilibrada. Torço por você.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

29 ABR 2023

Lola
Voce está sim com problemas emocionais. Está bloqueada.
Precisa resolver isso, caso contrário não terá como superar e crescer,
Faça Psicoterapia para entender o que está havendo contigo mesma.
Precisa se conhecer, precisa entender a vida e o sistema e poder colocar-se de forma vantajosa para voce.
Abraços

5817 respostas

28 ABR 2023

Ao sentir-se desmotivado, o indivíduo perde toda a perspectiva, ou esta fica distorcida, o pensamento vai mais e mais além, enfatizando todas as coisas que estão lhe deixando descontente, psicologicamente presa.
Quando se está deprimido por conta do desânimo, é preciso reavaliar sua vida como um todo e perguntar-se como o seu tempo está sendo gasto, e o que está sendo feito para nutrir a sua autoestima.
Inclusive, quando estamos desanimados, a tendência de tomar atitudes positivas e saudáveis para o nosso psicológico é ainda menor e vira uma bola de neve de desmotivação!
Se você se encontra incapaz de identificar o motivo do desânimo, ou sente que está sendo prejudicado demais no seu dia a dia, considere buscar ajuda de um psicólogo que possa lhe ajudar a encontrar a raiz do problema, bem como prover as ferramentas necessárias para combatê-lo por meio da psicoterapia.
Coloco-me a sua disposição.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

28 ABR 2023

Olá, Lola.
Quem pode te dar o diagnóstico se tem depressão ou não é um médico psiquiatra.
Seus sintomas podem ser hormonais, neurológicos ou outra coisa, por isso só um médico poderá fazer o diagnóstico. Como você comenta sobre o corpo esquentar, pode ser hormonais, portanto sugiro que procure acompanhamento médico para verificar o que está acontecendo com você.
Com relação a psicologia, há necessidade de acompanhamento psicológico, pois através deles você poderá entender melhor o que está acontecendo, buscar se fortalecer de pensamentos e comportamentos que possam te ajudar a ficar bem.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

28 ABR 2023

Olá Lola, você relata condições que seriam melhor avaliadas por uma equipe multiprofissional. O CAPS, o Centro de Atenção Psicossocial, pode ser um local adequado para iniciar uma avaliação.

Claudio Segura Correia
Psicólogo

Claudio Segura Correia Psicólogo em Viçosa do Ceará

28 respostas

28 ABR 2023

Olá Lola! Obrigado por escrever. Seu relato exige uma frente cuidadosa de investigação das coisas, que vai desde hábitos de vida, metabolismo, nutrição, história, configuração familiar, metas, dentre outras áreas a serem estudadas. Certamente há nível inadequado de ansiedade, mas é preciso especificar, entender a particularidade dessa ansiedade em você. Não seria engano dizer que, de certa forma, nós colhemos o que plantamos para a nossa vida. Acontece que as pessoas, na maior parte das vezes, vivenciam comportamentos que não relacionam com os resultados que eles gerarão.
Será importante que você passe por uma avaliação cuidadosa e profunda com um de nós, psicólogos, vindo com mente aberta, persistência, disciplina e muita regularidade.
Estaremos te aguardando.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.