Porque isso? Ultimamente eu tenho sido muito impulsiva.

Feita por >Luna · 26 jul 2024 Abordagem psicológica

Olá sou Luna tenho 19 anos, bom ultimamente eu tenho sido muito impulsiva demais ainda mais quando eu estou com raiva ,e tudo me irritar sabe quase tudo me deixar com raiva ,e começo a odiar até meus amigos por atitude deles ou por atitudes que na minha visão está errada ,bom eu tenho uma amiga que eu confio nela e sinto que ela e uma amizade verdadeira então eu sempre costumo desabafar com ela sobre determinada situação que me acontece e ela sempre me ouve e dar atenção quando estou desabafado seja por mensagens ou até mesmo pessoalmente,e ultimamente ela tem mudado ,nesses dias tinha acontecido algo comigo né eu estava muito mal e ansiosa demais e com medo né então decidir desabafar com ela por msg e quando eu desabafar eu mando muita msg né mais ela sempre lia e compreendia tudo e me dava conforto , mais hj em dia ela não me responde e meio que reclamou do meu textão e disse que dps ia lê tudo ,mais até hj nunca disse nada e nem respondeu nada, e oq eu acho mais paia e pq ela sempre tá postando algo nas redes e não me responde, e eu me senti mal sabe por essa atitude dela pq eu sempre podia conta com ela quando tava mal , e nesses dias ela diz se preocupa mais não parece pq quando eu tava precisando dela ela não estava se importando e estava toda hora postando fts dela nas redes sociais, e isso me deixou chateada demais com ela e até pensei e bloquear ela e para de falar com ela .

A melhor resposta 30 JUL 2024

Olá Luna!

Existe alguns aspectos na sua mensagem que me chamou a atenção:

O primeiro deles é de fato a irritabilidade quando algo não sai do seu agrado, que está ligada a uma baixa tolerância a frustração;
Outro aspecto é uma insegurança e medo da rejeição, insegurança do afeto que sua amiga sente por você por exemplo, medo do abandono... Esse medo de ser descartada traz muito sofrimento mesmo e precisa entender de onde vem e como lidar com ele.

Esses pontos precisam ser trabalhados para que você tenha relacionamentos mais saudáveis e mais leves.
Isso faz sentido pra você?
Se precisar estou à disposição

Atenciosamente,
Ariene Soares

Ariene Soares Psicólogo em Goiânia

29 respostas

2 AGO 2024

Olá Luna, tudo bem?
Eu entendo como pode ser frustrante quando alguém em quem você confia muda de comportamento, especialmente em momentos em que você mais precisa de apoio. Isso pode intensificar sentimentos de raiva e frustração. ente conversar com sua amiga sobre como você se sente. Pode ser que ela esteja passando por algo que você não sabe e que a esteja impedindo de ser tão disponível quanto antes. Reflita sobre como você expressa suas emoções. É importante reconhecer que todos têm limites e que, às vezes, os amigos podem não estar disponíveis o tempo todo, mesmo que queiram ajudar. Isso não significa que a amizade acabou, mas sim que é preciso ajustar expectativas.
Fazer terapia também pode te ajudar a lidar com essas questões. Estou à disposição caso precise.
Marília - psicóloga com abordagem psicanalítica

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

168 respostas

30 JUL 2024

Oi, Luna! Obrigada por compartilhar o que você está sentindo. É completamente compreensível que você esteja se sentindo frustrada e chateada com a sua amiga. A raiva e a irritação podem ser emoções intensas, especialmente quando você já está lidando com tanta ansiedade e situações difíceis.

Também é normal que as pessoas tenham seus próprios limites e momentos em que não conseguem responder como gostariam. Pode ser que ela esteja lidando com algo pessoal que a impede de dar a atenção que você precisa no momento. Você já considerou perguntar a ela como ela está se sentindo ou se há algo acontecendo em sua vida?

Talvez uma conversa honesta sobre como você se sentiu em relação à falta de resposta dela possa ajudar a esclarecer as coisas. Como você acha que ela reagiria se você compartilhasse suas emoções? A comunicação aberta pode ser um caminho importante para entender melhor a situação de cada uma.

Se precisar de espaço para processar seus sentimentos, isso também é válido.

Lembre-se de que seus sentimentos são importantes e que é normal querer ter apoio de quem você ama.

Psicóloga | Beatriz Grigoleto

Beatriz Grigoleto Psicólogo em Bebedouro

34 respostas

29 JUL 2024

Boa noite!
Quando falamos sobre relações de amizades, a confiança está presente. É natural que nos apeguemos a alguém para nos auxiliar, apoiar, orientar e até ouvir. Todavia, quando não temos essa pessoa, a angústia fica concentrada na gente, sem poder compartilhar. É uma sensação esquisita e dolorida para enfrentar sozinha. Por isso tem a impulsividade, tristeza e até choro, além de outras reações.
Podemos trabalhar essa demanda.

Edmilson Roger Monteiro Psicólogo em Cafelândia

7 respostas

29 JUL 2024

Oi Luna
Tua amiga te deu o endereço certo... graças a ela parar de te responder, voce decidiu estar aqui, para resolver e não só para se queixar. Foi a melhor forma que ela achou para te ajudar realmente. Seja grata a ela.
Voce se sente dessa forma porque a tua vida está percebendo de que tudo o que aprendeu, não serviu para nada para compreender a tua vida, está descobrindo que tudo é fingimento, enrolação, faz de conta... e você não quer isso, voce quer descobrir quem realmente é, o que é a vida, quem é você, teus recursos (talentos), teu objetivo de vida...
Desde o primeiro dia da tua gestação tua mente sofreu as interferências do ambiente (útero materno, meio familiar, educacional, social, religioso). Você sempre teve que se adequar aos outros para poder sobreviver, ser amada, validada, aceita... nunca ouve desenvolvimento de ti mesma, apenas recebeu instruções, de fora para dentro e isso está te irritando...
Precisa agora recuperar a tua inteligência de vida e encontrar a bússola orientadora dentro de ti mesma...
A vida te deu a liberdade e o poder de sempre fazer novas escolhas, mas o ambiente não te deixou.
Precisa viver a tua vida com toda a intensidade e saber usar as forças do sistema em teu benefício, com muita flexibilidade e diplomacia... nesta vida, sobrevive quem tiver a melhor diplomacia, sempre respeitando as opiniões, mas nunca se deixando ludibriar.
Faça Psicoterapia para ter uma visão clara da vida e do percurso que precisa fazer para se realizar.
Abraços

6349 respostas

29 JUL 2024

Bom dia Luna. Você precisa procurar uma psicoterapia para trabalhar esse sentimento de raiva e seus relacionamentos. A maioria das pessoas não sabe gerir de forma assertiva o que sentem e suas atitudes. Quando a raiva toma conta, você fica reativa agindo de forma imediatista, julgadora, impulsiva, ou seja, desequilibrada. A nível físico a raiva é um veneno, causa perda de atenção, memoria e doenças. Lembre-se que ninguém tem poder para te fazer mal, tudo parte de você mesma. Desenvolver capacidades de ver e agir sem envolver-se é uma habilidade emocional. Busque auxilio da psicologia especializada para seu autoconhecimento e bem estar. Cordialmente,
Lisiane Hadlich Machado
Psicóloga & Psicanalista

Lisiane Hadlich Machado Psicólogo em Santa Maria

211 respostas

29 JUL 2024

Olá Luna! Grato por se colocar. Certamente a questão da impulsividade se torna mais comum quando as pessoas param de viver a vida envolvida por processos sucessivos que demandam tempo para realização e começam a fazer e querer as coisas de forma imediata. Certamente isso é temperado pela imaturidade, pela insegurança. Por exemplo, não se torna profissional sólido em Psicologia, com menos de dez anos de dedicação profunda; não se faz a faculdade sem passar pelo ensino fundamental e médio; não se constrói uma casa em minutos. Redes sociais, não podem ser dados para avaliar qualidade de convivência; na verdade redes sociais são muito pobres, com conteúdos selecionados e frágeis. As pessoas precisam de pessoas, com convívio direto e real, cultivando vínculos de qualidade e duradouros, diferenciando o que é conhecido, colega, amigo, parente.
Eu preciso ser eu, sem depender de respostas dos outros.
Estou a disposição para contribuir com o amadurecimento e com a formação adequada para entendimento do tempo necessário para maturação das coisas.
Abraços,