Por que tenho dificuldade em manter amizades?

Feita por >Victoria · 24 abr 2020 Desenvolvimento pessoal

Me estresso facilmente com as pessoas. Não entendo porque antigos amigos de escola ainda mantém amizades e eu os perdi pelo caminho.

Antes de entrar na Faculdade de medicina achei que seria tudo diferente, não haveria mais os problemas com brincadeiras infantis e desrespeito comigo...

As pessoas da sala de aula não me toleram por eu fazer inúmeras perguntas (sou bolsista 100%) e ficam me humilhando e falando sobre mim pelas costas, dando diretas e indiretas em grupos.

Eu não entendo o que eu tenho que faz as pessoas não gostarem de mim. É porque eu me posiciono ? Participo das aulas? Sou crítica quando acho um assunto necessário ? Elas se sentem ameaçadas ? Sentem inveja ? Sentem vergonha alheia de mim ?

Eu preciso de ajuda. Faço tratamento psiquiátrico há anos e agora estou sem terapia psicológica por problemas financeiros.

Meus pensamentos tentam me convencer de que não vale a pena continuar, que sempre será a mesma luta perdida não importa o que eu faça. Começam me acusando de ter feito tudo errado lá atrás ( tive muitos problemas durante a infância e adolescência: escutava vozes, via pessoas, perdi um irmão de 3 anos, 4 gestações abortadas da minha mãe, 2 tentativas de suicídio dela e 1 delas foi após uma briga nossa e etc...) e depois partem para me convencer de "falhar" propositalmente e tirar minha vida de alguma forma que uma covarde como eu teria coragem.

Eu preciso conversar com alguém, não aguento mais só ouvir minha cabeça.

A melhor resposta 26 ABR 2020

Olá Victoria!
Além dos diversos traumas que viveu em seu entorno familiar, parece que viveu muitas situações de bullying em sua escola.
Tudo que viveu parece ter favorecido para que tenha medo na aproximação e formação de vínculos.
É muito importante que inicie a psicoterapia para elaboração de traumas e fortalecimento emocional.
Não deixe de procurar ajuda!

Fico a disposição

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

25 ABR 2020

Olá! Obrigado por participar. Primeiro é importante você ter orgulho de suas conquistas até aqui; segundo: geralmente as faculdades de áreas de saúde, contam com psicólogos. Quanto a ser bolsista, crítica, participativa; insista, seja firme, direcione-se pela sua verdade; não se deixe intimidar, por colegas. Lembre-se, as pessoas tem sentimentos não nobres que são manifestos de forma explícita ou implícita: competição, inveja, ciúmes, autoafirmação, etc. Será um prazer poder conversar com você. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Por gentileza, sendo-lhe motivador e conveniente, encontre meus contatos e comunique-se. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for estritamente necessário). Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.