Por que psicóloga não pode falar com o paciente quando não o atende mais?

Feita por >Lilia · 1 nov 2021 Psicoterapias

Eu tive várias crises aí por causa disso a Dra não quis mas me atender, só que eu gostei muito dela por me tratar bem quando me atendia. Mando mensagem pra ela e ela vê e não responde aí fico triste por isso.

A melhor resposta 2 NOV 2021

Oi Lília,
Quem disse que não pode?
Pode e deve... neste caso dela, pode ser que ela queira reatar o processo psicoterapêutico.
Voce quer reatar o processo psicoterapêutico ou quer apenas comentar...
Todo o comentário, charamingos, queixas, etc fora das sessões não ajudam em nada!
Talvez, por isso, ela esteja te avitando.

5817 respostas

4 NOV 2021

Olá, Lilia.
Obrigada por dividir o seu relato.

Podemos imaginar diversos cenários para pensar a respeito da relação psicoterapêutica, porém meu ponto de reflexão, na verdade, é pensarmos o que pode ser feito para que você seja cuidada e acolhida em suas crise diante da suposta impossibilidade de contato com a profissional nesse momento.
Talvez você esteja contando sobre sua necessidade de ser ouvida, para poder dar vazão as suas angústias.
Imagino que deve estar sendo muito angustiante para você lidar com essas crises sem auxílio profissional.
Reflita sobre alternativas que podem ser viáveis para você nesse momento.
Espero ter contribuído.
Abraço.
Beatriz Mazzoco

Beatriz Mazzoco Psicólogo em São Paulo

125 respostas

3 NOV 2021

Olá Lilia.
Talvez a pergunta correta seja: Por que a Dra não quer me atender mais por causa das várias crises que tive? Ou, será que foi por causa das várias crises que tive que a Dra não quis me atender mais?
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

2 NOV 2021

Olá Lília! Grato por citar. Deve ter muita coisa a ser dita. A princípio, não há impedimentos de que um psicólogo atenda ligações de ex clientes. Pode haver algo específico envolvendo a história de vocês, a tua personalidade, a dela. Sem dados mais plenos não temos como te ajudar a construir resposta fundamentada e consistente.
Pondere! A relação de confiança, de cooperação, de respeito, de sigilo, ponderação e bom senso, esforço por melhoras, entre psicólogo e cliente são cruciais. No fundo, todos somos humanos, com limites, falhas, dificuldades de comunicação, com algumas contradições: precisamos do esforço mútuo para o bom entendimento.
Estaremos à disposição para possíveis aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8647 respostas

2 NOV 2021

Olá Lilia, boa noite! Como vai você?

Li seu relato com muita atenção. Entendo a partir de seu relato que gostavas do quanto eras bem tratada por sua psicóloga, no entanto, ao que parece, após o fim do seu atendimento com ela, esta deixou de lhe atender ligações. Não me coloco aqui, como voz de sua psicóloga, expresso apenas minha opinião, creio, portanto, que sua psicóloga possa ter motivos éticos, balizados por nossa profissão, para se recusar a atendê-lo fora do laço terapêutico.

Talvez, você possa marcar uma sessão com a mesma para entender, parar talvez, a necessidade de continuidade do atendimento e/ou solicitar explicações quanto ao fim do atendimento. Não obstante, você, caso, sinta necessidade, inclusive em função de suas "crises" relatadas, pode, a sua vontade buscar outro profissional de psicologia para a continuidade de seus atendimentos....

Um abraço,
Hugo.

Hugo Henrique Carvalho de Souza Psicólogo em Recife